Indenização por danos para professores

Todos pela educação
Direito à indenização por danos morais aos professores maculados em seus direitos de ordem moral. É preciso preservar a educação em todos os sentidos.
Os danos morais são aqueles que acabam por abalar a honra, a boa-fé subjetiva ou a dignidade das pessoas humanas.
A caracterização da ocorrência dos danos morais depende da prova do nexo de causalidade entre o fato gerador do dano e suas consequências nocivas à moral do cidadão ofendido. Considera-se dano moral  quando uma pessoa se acha afetada em seu ânimo psíquico, moral e intelectual, seja por ofensa à sua honra, na sua privacidade, intimidade, imagem, nome ou em seu próprio corpo físico, e poderá estender-se ao dano patrimonial se a ofensa de alguma forma impedir ou dificultar atividade profissional da vítima.
O dano moral corresponderia às lesões sofridas pela pessoa humana, consistindo em violações de natureza não econômica. É quando um bem de ordem moral, como a honra, é maculado. (Wikipédia) 

Relação entre educador e educando.

Chama-se de educador quem ensina consciente ou inconscientemente alguma coisa a alguém.
A relação entre educador e educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo de aprendizagem do educando. (Wikipédia)
Respeitar a autoridade do professor é algo que se aprende em casa. Aliás, o respeito a qualquer pessoa é algo que se aprende em casa. É lugar comum que filhos aprendem, em primeiro lugar, pelo exemplo dos pais. A valorização do professor e o respeito ao mesmo por parte de um aluno começa em sua observação de uma postura de respeito e valorização por parte dos pais. 

Indenização por danos morais para professora.         

Pode ser um bom começo...
A Vara do Juizado Especial Cível de Bragança Paulista condenou um aluno (maior de idade) a pagar indenização por danos morais no valor de dez mil reais a uma professora, por ter arremessado uma casca de banana sobre ela.
De acordo com a decisão do juiz Juan Paulo Haye Biazevic, a conduta descrita na inicial atingiu a autora em seus atributos mais importantes da personalidade,  expondo-a  ao ridículo  em um ambiente no qual ela deve deter a autoridade necessária e suficiente para ensinar e educar.
A sentença traz ainda que “em um momento histórico onde as ruas do país são tomadas por pessoas exigindo melhorias na educação, jovens esquecem que, além de direitos, eles também têm deveres. Não basta bradar por investimentos em educação se, na sala de aula, quem se dedica à tarefa de ensinar não é respeitado. Qualquer esforço do Poder Público para melhorar a educação do país cairá por terra se os alunos não estiverem dispostos a aprender. Grande parte da desmotivação dos professores, e isso, é óbvio, também deve ser atribuída à postura dos nossos jovens. Lamentavelmente prolifera no país uma cultura de que ser estudioso e esforçado não é digno de admiração, o que se admira é ser malandro e insolente”.
O juiz condenou, ainda, dois alunos por terem prestado informações inverídicas, e devem responder pelo crime de falso testemunho.
(Processo nº 3002165-12.2013.8.26.0099)
Isso não pode acontecer, o respeito ao professor é o termômetro primordial da educação.
Devemos divulgar essa notícia relevante para a educação.
(Recebi de um amigo, por e-mail) 

Verdades da Profissão de Professor.

Professor ou docente é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra “A República”, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
Fica o convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)

Indenização danos professores
A Educação é a arma mais poderosa que você pode 
usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela)

Abraços e muita paz!

Indenização por danos para professores Indenização por danos para professores Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 08, 2014 Rating: 5
6 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Concordo com a necessidade de mudar a mentalidade do Brasileiro em relação ao professor. Nenhum profissional se faz sem o Professor. Concordo com medidas bem rígidas pelas autoridades. Bom Final de semana para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida amiga Eloiza!!!
      Você sabe muito bem o quanto é duro ser professora neste país, isto em todos os sentidos.
      Certamente, minha querida amiga, é preciso melhorar e evoluir muito neste sentido, mudar a mentalidade dos brasileiros e do poder público. Este já é um bom começo, que continue assim.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha também um domingo maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços com carinho e muta paz!!!

      Excluir
  2. Andre Goulart · 2 grau completo
    Há algum tempo atrás vi na internet uma matéria sobre um colégio dos estados unidos que chamou a polícia por causa de uma criança rebelde de cinco ou seis anos. Vejam:
    https://www.youtube.com/watch?v=2HfeamqTRKA
    Eu ví o vídeo na epóca e fiquei revoltado achei absurdo!
    Hoje já não penso assim, acho que é um método a ser copiado pelas escolas brasileiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro Andre Goulart!!!
      Concordo, meu amigo, a educação tem que começar enquanto criança, deve sempre haver respeito entre professor e aluno, isto é primordial para o bom andamento do ensino.
      Obrigado pelo vídeo. Fico muito feliz com sua participação, valeu!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Andre Goulart · 2 grau completo
    Vejam que colocar a mão num aluno para poder retirá-lo da sala de aula gera um inferno na vida do professor. Os pais não educam os filhos e quem aguenta é o professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro amigo Andre Goulart!!!
      Verdade, os pais não educam e sempre acaba sobrando para os professores. No meu tempo de escola, os professores tinham autoridade dentro das salas de aulas, eram um reforço na educação dos alunos.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua participação, com seu rico comentário e com seu apoio, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir