Todos são iguais perante o Universo

Somos todos iguais
Todos são iguais perante o Universo, tudo é expressão igual de vida. Ninguém é maior ou menor que ninguém, cada um tem o seu valor e sua importância neste vasto Universo de Deus. Quando você não se compara, toda a superioridade e inferioridade desaparecem. Todos são necessários e todos se encaixam na natureza. Neste vasto mundo cada um é incomparavelmente único.


Cada um é incomparavelmente único

É necessário analisar cada indivíduo como um todo unificado. Hábitos, comparações e traços de comportamento aparentemente isolados adquirem um significado dentro do contexto pleno da vida e dos objetivos do indivíduo e, dessa forma, os problemas psicológicos e emocionais não podem ser tratados isoladamente. Todo o estilo de vida está envolvido, uma vez que um dado sintoma ou traço não é senão uma expressão do estilo de vida integrado do indivíduo. (Alfred Adler)
Nas dores criadas por nós, alimentamos os pensamentos de tristeza, vergonha, culpa e inferioridade, criando um sofrimento repressor e deprimente. Deixamo-nos aprisionar numa cela de tortura na qual a chave está ao nosso lado o tempo todo, porém a cegueira da descrença em nossa capacidade nos impede de enxergar. (Lu Linhares)
A vida não é complexa. Nós e que temos complexos. (Oscar Wilde)


Seja único, seja você mesmo

Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior. Ele então disse ao Mestre:
- Por que estou me sentindo inferior?
Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por quê estou me sentindo assustado agora?
O Mestre falou:
- Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:
- Agora você pode me responder por que me sinto inferior?
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:
- Olhe para estas duas árvores, a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum.
A árvore menor jamais disse à maior: Por que me sinto inferior diante de você? Esta árvore é pequena e aquela é grande, este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O samurai então argumentou:
- Isto se dá porque elas não podem se comparar.
E o Mestre replicou:
Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.
Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica, ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença.
Tudo é expressão igual de vida.


Abandone a comparação

Você é único.
Ninguém é como você, nunca foi e nunca será como você.
Você é simplesmente único; e, quando digo isso, não estou dizendo que você é melhor do que todos os outros, mas que eles também são únicos.
Ser único é uma qualidade comum a todos os seres. (Osho)

Sentindo-se inferior?

Abraços e muita paz!

Todos são iguais perante o Universo Todos são iguais perante o Universo Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 06, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Maravilhoso texto...Cada pessoa é aquilo que crê; fala do que gosta; ensina o que aprende; tem o que dá e vale o que faz. ( Chico Xavier) Nossa responsabilidade perante a vida é muito grande. Não esqueçamos nunca de que somos autores de nossa História de Vida. Que a Luz do Cristo, nosso mestre Divino, ilumine cada uma de nossas atitudes!! Muita Sabedoria e Paz para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Verdade, minha querida amiga, somos únicos e representamos um importante papel neste mundo, cada um é aquilo que pensa e faz. Sim, somos os autores de nossas vidas, vamos escrevendo uma página de nossa história a cada dia.
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário, com seu apoio e com o seu carinho de sempre, valeu!!!
      Obrigado, também desejo muita sabedoria e paz para você!!!
      Abraços com carinho e muita Luz em sua vida!!!

      Excluir
  2. Olá Luis,
    A maior e mais absoluta verdade, que ninguém nunca vai poder negar é que como seres humanos, somos todos iguais. E o mais legal disso é que ao mesmo tempo somos todos únicos e individuais! Dá pra entender?Todos têm seus pontos fortes e fracos. Gostos pessoais, crenças, ideias… Somos únicos em características, e isso é o que nos torna mais especiais, mas perante Deus somos iguais. Ele nos ensinou a não ter preconceito, vide o trecho abaixo: Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gálatas 3:28)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu!!!
      Sim, meu caro amigo, esta é a mais pura verdade, somos todos iguais e filhos de um mesmo Pai, mas cada um é único em seus pensamentos e ideias, cada um tem a sua maneira de pensar e agir, que saibamos sempre usar esta individualidade em benefício de todos.
      Obrigado, meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário, com seu apoio e carinho de sempre, que Deus o abençoe!!!
      Tenha um feliz e abençoado final de semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir