Benefícios da berinjela para a saúde

Berinjela para emagrecer
Os ricos benefícios da berinjela para a saúde, para o emagrecimento, para a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose e tantos outros.
A berinjela ou beringela é o fruto da planta Solannum melongela, uma solanácea arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de setembro a fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.
Existem vários tipos desse fruto, diferenciado-se pelas suas cores. As mais comuns são o vermelho-escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.
De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve.
Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.
Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.
Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml três vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar durante quinze dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames.
As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais. (Wikipédia)

Origem e consumo da berinjela

Segundo historiadores, a berinjela é originária da Índia, local em que era cultivada como planta ornamental, e foi levada para a Europa pelos árabes, seus grandes apreciadores, desde o século XIII, como conta a nutricionista Marisa Resende Coutinho, do Hospital São Camilo (SP). Marisa Coutinho recomenda o preparo forma de salada, cozida, assada ou refogada e adverte para evitar que seja frita. “A berinjela pode ser consumida em farinha e cápsula, mas nada substitui comer e apreciar este alimento funcional; basta procurar aprender receitas que sejam de seu agrado”.

Benefícios da berinjela

Pouco presente na dieta do brasileiro, a berinjela reúne qualidades que não passam despercebidas aos olhos dos pesquisadores.
Estudos recentes apontam resultados positivos do vegetal na perda de peso, redução do colesterol e complicações cardíacas, entre outros.
A seguir, confira os benefícios da berinjela:

Reduz o colesterol
Em 1997, pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o suco de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. No ano passado, estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a farinha de berinjela como melhor opção para o controle do colesterol. A nutricionista Paula Castilho, diretora da Nutrição Integral, diz que "a farinha de berinjela preserva as propriedades do vegetal e é mais indicada do que o suco e o consumo do vegetal in natura. De sabor agradável, semelhante à farinha de mandioca, ela deve ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. Duas colheres de sopa, duas vezes ao dia, são suficientes". A nutricionista ressalta que a berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol.

Emagrece
Emagrecer naturalmenteA pesquisa realizada pela UFRJ, comparou mulheres obesas que ingeriram 14g de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia o vegetal. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que aquelas que ingeriram a farinha emagreceram 6 quilos em 60 dias, enquanto o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período. Como consequência, as mulheres que consumiram a farinha de berinjela também viram reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos. "Além do alto teor de fibras, que provoca saciedade e diminui a fome, a berinjela é composta por 92% de água. Sua função diurética também é bem-vinda para a perda de peso e bom funcionamento dos rins", diz a nutricionista Paula Castilho. 

Reduz dores articulares
Segundo o estudo da UFRJ, a farinha de berinjela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico, que, em excesso, provoca dores articulares. "Apesar das qualidades, a berinjela estimula a formação de radicais livres no organismo, que pode provocar envelhecimento precoce. Para evitar o problema é preciso associar o consumo frutas cítricas, ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola, que combatem os radicais livres", explica a nutricionista Paula Castilho.

Melhora a função intestinal
De acordo com a nutricionista Paula Castilho, "a berinjela é rica em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal. Sua farinha reduz o desconforto causado pela prisão de ventre, mas é preciso beber, no mínimo, um litro de água por dia. Hidratadas, as fibras facilitam a evacuação".

Diminui o risco cardíaco
Paula Castilho explica que o consumo de flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada da berinjela, está sendo relacionado com a diminuição de complicações cardíacas. "Pesquisas também mostram que o potássio do vegetal ajuda a controlar a pressão arterial", finaliza a nutricionista. (Por Renata Demôro)


Propriedades da berinjela

Propriedades Nutricionais: A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.
Propriedades Medicinais: A berinjela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de berinjela com o suco de duas laranjas.

Receita para emagrecer:

Gengibre, Berinjela e Limão
Ingredientes:
Uma xícara de berinjela picada
Uma colher de gengibre (natural) ralado
Raspas de 1/2 limão
250 ml de água
Adoçante a gosto
Modo de preparo:
Separe as raspas de limão. Bata os ingredientes no liquidificador, acrescente as raspas de limão, misture com uma colher.
Depois, é só adoçar e servir.

Receita de água de berinjela:
Uma berinjela média
Um litro da água.
Preparo: Corte a berinjela em pedaços pequenos e com casca, assim o seu efeito será melhor, depois acrescente a água e em seguida deixe de molho durante uma noite na geladeira, depois e só tomar no dia seguinte.

Use também a berinjela em suas refeições balanceadas do dia a dia, ela resultará em bons benefícios para sua saúde.

Berinjela, receitas

Abraços e muita paz!

Benefícios da berinjela para a saúde Benefícios da berinjela para a saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 10, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    A Natureza possui todas fontes de energia de que precisamos através dos alimentos, nós é que não sabemos usá-los corretamente. Vamos fazer mais uso da berinjela, há uma variedade de formas de prepará-la.Uso bastante, adoro. Obrigada, bons ensinamentos, saúde é tudo. Momentos de muita Harmonia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Verdade, os alimentos são de grande ajuda para nossa saúde, muitos deles são verdadeiros remédios naturais, nos ajudam na prevenção, recuperação e até cura de uma porção de doenças.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado domingo, repleto de muita harmonia!!!
      Abraços e muita luz em sua vida!!!

      Excluir
  2. Roseli Morais Reis · Do lar na empresa Autônomo
    eu gostei muito ela me deu resultado muito bom so com a agua todos os dias notei resultados em meu corpo por exemplo mais disposisao para trabalho eu me sentia muito cansada e outras coisas que agora nao sinto mais estou usando beringela apenas 30 dias este emsinamento me ajudou sei que vai ajudar muita gente obrigado que deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Roseli Marais Reis!!!
      Que bom, querida amiga, ela é um santo remédio, e ainda é natural, não prejudica o organismo. Boa sorte!!!
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado 2015!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir