A sábia e verdadeira anedota árabe

Cuide das palavras
Uma sábia e verdadeira anedota árabe nos ensina que tudo depende da maneira como usamos as palavras. Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra. Uma palavra com amor e carinho pode mudar uma vida, pode iluminar o dia de alguém.

A força das palavras na comunicação

Pense bem nas palavras que você profere. Uma palavra impensada pode provocar a discórdia. Uma palavra cruel pode destruir uma vida. Uma palavra amarga pode provocar ódio.
Uma palavra agradável pode suavizar o caminho. Uma palavra a tempo pode poupar um esforço. Uma palavra alegre pode iluminar o dia. Uma palavra com amor e carinho pode mudar uma atitude...


A sábia interpretação de um sonho

Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.
- Que desgraça, senhor! - Exclamou o adivinho. - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente - gritou o sultão, enfurecido. - Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesões lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo respondeu o adivinho que tudo depende da maneira de dizer... Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.
Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas.
A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta.
Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.

Palavra com amor e carinho

Abraços e muita paz!

A sábia e verdadeira anedota árabe A sábia e verdadeira anedota árabe Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 09, 2014 Rating: 5
10 comentários:
  1. postei uma frase hoje do Ernest Hermingway que diz que são necessário 2 anos para aprender a falar e 60 anos para aprender, mas tem muitos que mesmo depois dos 60 ainda não aprendeu.. Boa noite amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Irismar Oliveira!!!
      Que bom receber a sua visita, fico muito feliz!!!
      Minha amiga, esta frase diz tudo, passamos boa parte da vida para aprender a usar bem as palavras, para que elas sejam sempre construtivas, mas muitos não aprendem nunca.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu lindo comentário e com o seu carinho, valeu!!!
      Boa noite, minha querida amiga!!!
      Tenha um novo dia maravilhoso e muito abençoado!!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Que DEUS nos auxilie sempre nas idéias...palavras... que sejam sempre para construir o Bem, Amor , Felicidade... tudo de BOM. O Ato de Amar é eterno, façamos da palavra um Ato de Amor! Bênçãos Divinas para VC sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, minha querida amiga, que Deus nos auxilie sempre nas escolhas das palavras que vamos proferir, que elas sempre sejam para construir o bem.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário, apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha também um dia feliz e muito abençoado!!!
      Abraços com carinho e muita luz em seu caminho!!!

      Excluir
  3. Boa noite querido amigo Luis
    Muito educativa essa anedota árabe. Resumindo, o conteúdo das palavras é o mesmo, apenas se deve adoçar a pílula para não amargar tanto.
    No caso da pedra preciosa, se for um diamante, eu aceito com felicidade mesmo que mo atire à cabeça kkkkkkkk
    Doideiras minhas, querido amigo, adorei o texto.
    Tenha uma noite feliz e abençoada.
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
      Sim, minha querida amiga, foi só adoçar a pílula que não amargou tanto, ou melhor, desceu redondinha e saborosa, a mesma coisa foi aceita com felicidade e não mais como insulto e tristeza.
      Ahahahaha... A pedra preciosa vai bem de qualquer maneira, até meio amarga... rsrsrsrs... mas se embalada com carinho e entregue com ternura, será melhor... rsrsrsrs...
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua presença, com seu lindo comentário e com seu carinho de sempre, valeu!!!
      Valeu minha querida amiga, tenha um dia muito feliz e muito abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Excluir
  4. Olá Luis,
    A maneira como comunicamos com aqueles com quem nos relacionamos, seja o nosso filho, parceiro, colega, chefe, etc., deverá ser alvo da nossa atenção em função do objetivo daquilo que pretendemos comunicar. Nunca nos devemos esquecer, que aquelas palavras que proferimos, serão diferentes daquelas que o nosso interlocutor irá ouvir, e mais diferentes ainda, daquilo que ele irá escutar ou interpretar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu!!!
      Certamente, meu caro amigo, um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. É preciso aprender a usar as palavras sempre no sentido construtivo, pois elas também são grandes armas para ferir e muitas vezes ferem diretamente na alma.
      Obrigado, meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu ótimo comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu mesmo!!!
      Tenha uma ótima noite e um abençoado e feliz novo dia!!!
      Abraços e muita luz em sua vida!!!

      Excluir
  5. Perfeito o post... Excelente história... De fato não é o que se fala e sim o como se fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Gi Barbosa!!!
      Verdade, minha amiga, é preciso prestar atenção em como se fala, sempre proferir palavras que construam e auxiliem.
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com o apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir