Maravilhosos benefícios da fruta lichia

Benefícios e propriedades da lichia
Os maravilhosos benefícios e propriedades da fruta Lichia, ela pertencente à família Sapindaceae. São árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias. É encontrada principalmente na China, índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietnam, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México e também presente no Brasil.

De origem chinesa, a fruta Lichia (litchi chinensis sonn) é um pouco menor do que uma ameixa e possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer. Sua safra começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano. A fruta é relativamente nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais.
Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado. É uma fruta doce e saborosa, apreciada na culinária brasileira, especialmente, em sucos, sobremesas e na caipirinha. A lichia é rica em nutrientes e um ótimo alimento funcional.
Pouco calórica (66 kcal em 100g da fruta), não contém gorduras, rica em fibras e água o que auxilia na perda de peso. Apesar de ser rica em carboidratos (16,5g em 100g da fruta), a lichia tem baixa carga glicêmica. Ou seja, tem baixa capacidade de fazer o organismo liberar insulina, hormônio que quando produzido em excesso favorece o aumento de gordura abdominal.
Também é riquíssima em vitamina C (cada 100 g de lichia tem 50 mg da vitamina) o que auxilia na imunidade e é antiinflamatória. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. O potássio também é um mineral presente nessa fruta, ajudando a manter a pressão arterial e a retenção de líquidos sob controle. E ainda podemos citar a presença de vitaminas do Complexo B na sua composição, tornando a lichia uma “ativadora” de metabolismo. Por ter uma ótima quantidade de líquidos na sua composição, a lichia contribui para a boa hidratação do organismo.
Alguns trabalhos científicos já apontaram que o consumo da polpa branca da Lichia – rica em flavonóides – pode prevenir o crescimento de células cancerosas. O pericarpo (casca) da lichia contém quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis e indicando-a como um potente “varredor” de radicais livres e possuindo uma forte atividade antioxidante. As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra varias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias.
A porção diária recomendada é de até uma xícara de chá.

Lichia é uma doce e deliciosa fruta com formato de coração que se origina na China, as lichias são de baixas calorias e não contêm gorduras saturadas. Também são ricas em minerais como potássio e cobre. A palavra “lichia” no idioma chinês significa “aquele que dá os prazeres da vida”. Ricas em Vitaminas do complexo B.
Lichia é uma boa fonte de vitamina B2 e B6, que ajuda o corpo a produzir energia, uma vez que converter carboidratos em glicose que é necessário para a energia, também a vitamina B é essencial para o sistema nervoso saudável e produção de alguns hormônios benefícios da Lichia para a digestão. Lichia é importante para uma boa digestão, contém vitaminas do complexo B que é importante para as gorduras de decomposição, proteínas e hidratos de carbono e produção de ácido clorídrico.

Alguns benefícios da lichia:
Benefícios da Lichia para pele e cabelo
Lichia contêm vitamina B que é importante para a reprodução celular e nosso corpo precisa de vitamina B para a renovação da pele, cabelos e unhas de constante crescimento. Também contêm polifenóis que protegem a pele dos danos dos raios ultravioleta.

Antioxidante
Lichia é rica fonte de vitamina C, que são poderosos antioxidantes que lutam contra os radicais livres que danificam as células e causa doenças como o câncer. A vitamina C também estimula o sistema imunológico, combate doenças crônicas e preveni gripes e resfriados!

Reduzir a pressão arterial
Lichias são ricas em potássio. O potássio é importante para o nosso corpo, mantém o fluido no corpo que regula a pressão arterial, ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e impede a cãibras dos músculos. (Autor: Saúde Dica)

Algumas curiosidades sobre a lichia:
A seguir, você vai encontrar muita informação curiosa sobre a lichia.
1. A lichia possui nutrientes essenciais e micronutrientes tais como diversos minerais e as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a vitamina C.
2. A lichia possui quantidades apreciáveis de compostos de conhecida atividade antioxidante.
3. A lichia é da família das “sapindaceae”, termo proveniente do latim “Sapindus” e significa sabão da índia, pois “sapindus” provém de “sapo” = sabão e “indus” = índia, devido à presença de saponinas em seus frutos.
4. Em média, cada 100 gramas de lichia contêm cerca de 65 calorias. Seus valores nutricionais médios são de 0,8 gramas de proteínas, 0,4 gramas de gorduras, 16,3 gramas de carboidratos, 02 gramas de fibra e 10 miligramas de cálcio. Esses valores são médios, tendo em vista a condição de produção de cada cultivar e também de cada espécie de lichia.
5. A pitomba, muito consumida no nordeste brasileiro possui frutos bastante atraentes e são da subfamília “Nepheleae” da qual a lichia faz parte. São por assim dizer, parentes próximos.
6. As flores da lichieira são pequenas, branco-esverdeadas e reunidas em inflorescências paniculadas axilares ou terminais com 8 a 10 estames.
7. A lichia possui alto teor de açúcares, minerais como potássio, magnésio e fósforo, vitaminas como riboflavina (B2), niacina (B3) e tiamina (B1).
8. Na gastronomia a lichia é utilizada fresca, enlatada, desidratada, processada em sucos, vinhos, licores, picles, aguardentes, caipirinhas, compotas, gelatinas, iogurtes, sorvetes, tortas, bolos e uma série infindável de usos que dependem somente da criatividade. Existe uma receita de canapés de lichia com queijo gorgonzola que é uma iguaria dos Deuses.
9. A lichieira é originária da China, na sua região subtropical da província de Guangdong.
10. O cultivo da lichia está por todo o mundo, sendo descrita desde 1.500 anos antes de Cristo pelo povo Malaio e já há milhares de anos cultivada na China.
11. No mundo, a lichia foi registrada em Madagascar (1.802), no Brasil (1.810), na Austrália (1.854), no Havaí (1873), na Flórida (1.880), na Califórnia (1.897).
12. O termo “litchi” ou “Li-zhi” vem do dialeto chinês e originariamente significava a propriedade de “ser destacada do galho”. Com o tempo se descobriu que esse nome também se referia à propriedade de ocorrer uma rápida deterioração dos frutos após a colheita.
13. Os principais produtores mundiais de lichia são a China, o Vietnã, a Tailândia, a Índia, Madagascar e a África do Sul.
14. Em 2004 se estimou que a produção de frutos de lichia no mundo situava-se perto de dois milhões de toneladas.
15. A China responde por 80% da produção mundial de lichias, tem produzido em 2006 o equivalente a um milhão e quatrocentas e quarenta mil toneladas do fruto.
16. Na China as principais regiões produtoras de lichia são as províncias de Guangdong, Guangxi, Fujian, Hainan e Taiwan e nessas regiões as colheitas ocorrem de maio a julho de cada ano.
17. A maior parte das plantações chinesas de lichia foram criadas após 1.995, e foram desenvolvidas nas regiões montanhosas irrigadas. Nessa década de 90, o salto de produção decorrente desse investimento, elevou a colheita de 161 mil toneladas para mais de 590 mil toneladas.
18. Na China, a província de Guangdong é a que possui a maior área plantada, com mais de 300 mil hectares de cultura e cuja colheita superou 800 mil toneladas segundo dados de 2005.
19. Comparativamente a produção de lichia por hectare tem o seguinte panorama:
- Índia (Bihar)– 11,60 ton/ha
- Taiwan – 9,19 ton/ha
- Tailândia – 3,47 ton/ha
- Guangdong – 2,63 ton/ha
- Vietnam – 1,67 ton/ha
20. As variedades de lichieiras cultivadas no Brasil são predominantemente Bengal, Brewster e Americana, sendo que a comercialização dos frutos iniciou-se somente na década de 70.
21. No Brasil, o Estado de São Paulo é o maior produtor de lichias, sendo que em 2006 respondeu por mais de 90% da produção nacional.
22. A lichieira é uma árvore rústica e longeva. Exemplares com mais de 1.200 anos ainda florescem e dão frutos atingindo 10 a 12 m de altura e às vezes até 20 m nos espécimes mais antigos.
23. A lichieira praticamente dispensa tratamentos fitossanitários.
24. Lichia ou lixia? No Brasil, a Fruta Lichia também tem sido conhecida com a grafia "Lixia" ou "Lixias", porém a denominação e grafia corretas são escritas com "ch".
(Yamanishi, Osvaldo Kiyoshi, Panorama da Produção de Lichia na China).
MOTTA, Eduardo Lopes, Avaliação da Composição Nutricional e Atividade Antioxidante de Litchi Chinensis Sonn (Lichia) Cultivada no Brasil.

Receita de aperitivo de lichia com queijo gorgonzola
Tempo de preparo: 10 minutos.
Ingredientes
1 lata de lichia em calda - usei a marca La Rioja
90 g de cream cheese
50 g de queijo gorgonzola
Sal e pimenta do reino a gosto
6 colheres (sopa) de mel
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Pimenta rosa para enfeitar (opcional)
Modo de preparo
Retire a calda da lichia e reserve as mesmas sem a calda.
Use a calda acrescentando vodka para fazer uma bebida maravilhosa.
Misture o cream cheese, o gorgonzola o sal e a pimenta. Recheie cada lichia com esta mistura.
Passe o buraco da lichia que está recheado no mel e depois no queijo parmesão ralado. Espete palitos de dente e sirva.
Schema/Recipe SEO Data Markup by ZipList Recipe Plugin.

Benefícios do fruto da lichieira

Outras matérias do Blog Doando Vida:

Abraços e muita paz!

Maravilhosos benefícios da fruta lichia Maravilhosos benefícios da fruta lichia Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on maio 20, 2014 Rating: 5
14 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    É uma delicia esta fruta, pena que a encontramos tão pouco. Os benefícios à saúde também são enormes. Obrigada!! Muita Saúde e Paz para VC!!
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Seguir publicação · há 44 minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Eduardo Pirollo · Quem mais comentou · Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha - UNIVEM
      Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, esta fruta é uma delícia e parece que tem muitos benefícios para a nossa saúde, vamos procurar consumir mais deste fruto.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário, apoio e carinho, valeu mesmo!!!
      Tenha uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
      Abraços com carinho e muita saúde e paz para você também!!!

      Excluir
  2. Beth Muniz · Seguindo · Quem mais comentou · Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ
    Oi Lu,
    Bom dia!
    Muito bom, tudo...
    Não sabia o quanto o essa frutinha é maravilhosa.
    E... O seu blogue também! rsrs
    Beijo grande.
    Descurtir · 3 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 9 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Eduardo Pirollo · Quem mais comentou · Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha - UNIVEM
      Oi, minha querida amiga Beth Muniz!!!
      Boa noite, minha amiga!!!
      Sim, esta frutinha tem vários benefícios para nossa saúde.
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou da postagem e do blog, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e com o carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma linda noite e um novo dia maravilhoso!!!
      Grande beijo e muita paz!!!
      Curtir · Responder · Publicly Visible · há ± um minuto

      Excluir
  3. Luis, as lichias são tão boas... deliciosas! Só tem um defeito: não existem em Portugal, então são caríssimas!
    Tenha um dia feliz e abençoado
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Gaby Taveira!!!
      Sim, minha querida amiga, são deliciosas, aqui temos muitas, no início eram bem caras, mas como se deram muito bem com o nosso clima e crescem rapidamente, temos ela por toda parte.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua visita, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Valeu, tenha também um dia muito feliz e abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Excluir
  4. Reinaldo Barbour
    Fruta dos Deuses.
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 1 de janeiro às 12:24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Reinaldo!!!
      Sim, a fruta dos Deuses, é ótima.
      Obrigado, caro amigo, fico feliz com sua participação, apoio e carinho, seja sempre muito bem-vindo aqui!!!
      Tenha um excelente e abençoado dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  5. Maria Bugosi
    bom amigos bora comer lichia ...
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 16 de dezembro de 2014 às 18:06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Maria Bugosi!!!
      Bora lá.... além de muito saborosa, faz muito bem para a saúde.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Seja sempre muito bem-vinda par aqui!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. Lucineide Amada · Universidade Federal do Ceará - UFC
    muito deliciosa mas como se usa o caroço pra que serve?
    Descurtir · 2 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 27 de fevereiro às 21:51

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Lucineide Amada!!!
      Sim, é um fruto delicioso. A semente de lichia é rica em antioxidantes, Ômega 3, cálcio e Fibras, promove saciedade e acelera o metabolismo auxiliando no processo de emagrecimento, o óleo extraído das sementes também são ótimos para a saúde, mas é preciso comprar industrializados.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação!!!
      Tenha um excelente e abençoado dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  7. Abilio Amela
    thanks
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 5 de maio às 09:58

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Good night, dear Abilio Amela !!!
      Thanks, I'm glad with your visit and participation!
      Have a great and blessed day!
      Big hug and lots of peace !!!

      Excluir