Benefícios da cenoura para o organismo

Benefícios da cenoura para o organismo
São muitos os benefícios da cenoura para o nosso organismo. As cenouras são alimentos ricos em vitaminas, são grandes fontes de fibras dietéticas, antioxidantes, minerais e betacaroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
As Cenouras trazem benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
Benefícios da cenouraO iodo é primordial à glândula tireóide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
Melhor comer crua, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescentes. 

Com este superalimento cor de laranja você pode obter vitamina A e uma série de outros poderosos benefícios para a saúde, incluindo pele bonita, prevenção do cancro e antienvelhecimento.

Saiba como obter o máximo de benefícios com este incrível vegetal:

Melhora a visão
A velha citação que diz que as cenouras são “boas para os olhos” é uma das poucas que está correta. As cenouras são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Vitamina A é transformada em rodopsina na retina, um pigmento necessário para visão noturna.
Também está provado que o betacaroteno protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas. Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm 40% menor risco de degeneração ocular do que aquelas que consumiram pouco.

Prevenção do cancro
Estudos têm demonstrado que a cenoura reduz o risco do cancro do pulmão, da mama e do cólon. Pesquisadores descobriram que contém falcarinol e falcarindiol que tem propriedades anti-cancro.
Suco de cenoura com laranjaO falcarinol é um pesticida natural, produzido pela cenoura que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das fontes mais comuns deste composto. Um estudo mostrou que os ratos que comiam cenouras apresentavam 1/3 de menos risco de cancro.
 
Antienvelhecimento
O alto nível de betacaroteno atua como um antioxidante contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células.

Pele saudável e brilhante
Vitamina A e os antioxidantes protegem a pele dos danos do sol.
Deficiências de vitamina A causam secura de pele, cabelo e unhas.
A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.

Um poderoso anti-séptico
São conhecidas por prevenir a infecção. Podem ser usadas cortadas, ralada, cozida, crua ou amassada.

Previne doenças cardíacas
Estudos mostram que dietas ricas em carotenoides estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas. A cenoura tem betacaroteno e também alfa-caroteno e luteína.
O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares.

Limpar o corpo
A vitamina A auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo.
Reduz a gordura no fígado e na bílis. As fibras presentes nas cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos.

Suco de cenoura

Dentes e gengivas saudáveis
A cenoura limpa os dentes e a boca. Raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dentes. As cenouras estimulam as gengivas e provocam muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes.

Evita o acidente vascular cerebral
Após todos os benefícios descritos acima não é nenhuma surpresa que, num estudo da Universidade de Harvard, se tenha verificado que as pessoas que comem mais de seis cenouras por semana são menos propensas a sofrer um derrame do que aquelas que comem apenas uma cenoura por mês ou menos.

Créditos: Benefits of Carrots: The Crunchy Powerfood de Diana Herringt e saúdeintegral.com


Informação Nutricional da Cenoura
Componentes
Quantidade por 100 g de cenoura
Água
92 g
Proteína
0,6 g
Gordura
0
Carboidrato
4,4 g
Fibras
2,6 g
Vitamina A
933 mcg
Carotenóides
56000 mg
Fósforo
33 mg

Cenoura, um rico alimento
                                           
Abraços e muita paz!


Benefícios da cenoura para o organismo Benefícios da cenoura para o organismo Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 30, 2014 Rating: 5
14 comentários:
  1. Edilene Brandão da Silva · Seguindo · Quem mais comentou · Arquitetura e urbanismo
    fantastico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Edilene Brandão da Silva!!!
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, com seu apoio e principalmente com o seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
      Beijos e muita paz!!!

      Excluir
    2. Edilene Brandão da Silva · Seguindo · Quem mais comentou · Arquitetura e urbanismo
      obrigada du pirollo! tenha uma bela noite amigo! Comentei lá!:)

      Excluir
    3. Oi, minha querida amiga Edilene Brandão da Silva!!!
      Valeu minha querida amiga, fico muito feliz com o seu carinho!!!
      Obrigado pelo feedback e pelo comentário, depois vou passar por lá!!!
      Tenha também uma bela noite, minha amiga!!!
      Beijos e muita paz!!!

      Excluir
  2. Olá Luís Eduardo,
    Particularmente, eu amo suco de laranja com cenoura e sem ser coado. Acho que o suco coado fica aguado, gosto do farelo da cenoura e daquela espuminha que fica na borda do copo. Eu como até cenoura como aperitivo regada com azeite, sal tomando cerveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu!!!
      Também gosto meu amigo, esse suco de laranja com cenoura é muito rico em vitaminas e sais minerais, um rico alimento, você está correto, é muto melhor consumir sem coar, aproveita-se também as fibras que são essenciais para o nosso organismo. Gosto de comer cenoura crua ao natural durante as refeições.
      Obrigado meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu apoio e com o carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  3. Oi querido amigo Luis, boa tarde
    Taí um texto que é tudinho verdade, verdadeira. Só tem uma coisa ... eu também sempre achei que a cenoura faz melhor crua, mas li um estudo recente que afirma que agora concluíram que o organismo a assimila melhor cozinhada.
    Eu gosto muito desse tal suco de cenoura com laranja e também dela ralada nos buracos mais fininhos do ralador, quase moída. Como cenoura ralada nas duas refeições e adoro, é tão fresquinha! E gosto de a comer na praia também.
    Cozida eu detesto kkkk mas mesmo assim como. Isto é porque aqui em casa comem-se arrobas de cenoura.
    Há vários pilotos na família e todos eles comem um prato cheio de cenoura cozida todos os dias, por causa dos olhos. Se a gente come bife com batatas e uma cenoura, eles é bife com cenouras e uma batata, peixe com cenouras, cenoura nas sandes, nas sopas, em tudo e, para acompanhar, o quê? -CENOURAS cozidas com molho verde kkkkkkk
    Adorei esta informação, extremamente útil
    Tenha um dia feliz e abençoado
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida amiga Gaby, bom dia!!!
      Certamente minha querida amiga, são inegáveis e comprovados os efeitos benéficos da cenoura em nosso organismo, principalmente os benefícios da vitamina A para a pele e visão. Também adoro cenoura, consumo crua, cozida, ralada em saladas, refogada, no arroz, em carnes e consumo muito ao natural, assim como vem da horta, apenas bem lavada... ao natural gosto mais das cenourinhas, aquelas pequeninas que são mais adocicadas e macias, comumente usadas para conservas, é uma delícia. Gosto também da cenoura bem raladinha em lanches frios. Também adoro o suco de cenoura com laranja e hortelã, além de muito benéfico para o organismo, pois juntamos ai a vitamina C, é muito saboroso!
      A cenoura é rica em vitamina A, que é muito benéfica para a visão, principalmente para a visão noturna, estão corretos os pilotos de sua família.
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou da informação, fico muito feliz com sua presença e com seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha também um dia muito feliz e abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Excluir
  4. Noemi Eloa · Seguindo
    adoro cenoura é o meu suco preferido!!
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 14 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Noemi Eloa!!!
      É realmente muito bom, também gosto... e vai muito bem com laranja.
      Obrigado, minha amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  5. Ana Claudia Santos Carvalho · Seguir · Professora na empresa Prefeitura Municipal de Vereda
    Amo cenoura na salada ou suco, maravilhoso!
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 4 de janeiro às 11:49

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Ana Claudia!!!
      Também gosto muito de cenoura, é um excelente alimento.
      Obrigado, fico muito feliz com sua participação, comentário, apoio e carinho, valeu!!! Volte sempre!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. Jane Seiler · Trabalha na empresa Autônomo
    Adoro cenoura, sabendo de todos esses benefícios so me resta comer mais cenouras.
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 11 de fevereiro às 01:24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Jane Seiler!!!
      Também gosto muito de cenouras e são muito benéfica para a nossa saúde, vamos usar e abusar.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação, comentário, apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir