Amar sobre todas as coisas

Amor sobre todas as coisas
O Amor é a asa veloz que Deus deu à Alma para que ela  voe até o céu.
Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável.
Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída. (Mahatma Gandhi)
Deus por Amor criou as coisas e deu Vida a tudo. A Terra é um presente que nos foi dado. Nela podemos viver em Paz e Harmonia, numa comunhão com Deus, com a Natureza, com todas as Pessoas e conosco mesmo. Praticando o Amor em todas as suas formas estamos Doando Vida.

Amar a Deus e ao próximo
Você lembra como Jesus resumiu os mandamentos? “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Existem dezenas, centenas, milhares de livros tratando dos mesmos temas sob os mais variados pontos de vista. Páginas e mais páginas pra desenvolver raciocínios e conclusões as mais diversas. E todas acabam se resumindo nos mesmos pontos. É que as coisas aparentemente mais simples são as mais difíceis de se colocar em prática. 
 - Amar a Deus sobre todas as coisas: Você ama? Mas como amar o que não conhecemos? Não adianta dizer que Deus é infinitamente Bom e Justo, e infinitamente Misericordioso, e outros tantos infinitos. Isto é o conceito máximo que fazemos de Deus. Deus é a maior ideia que o homem pode conceber. Mas amar a isso é amar conceitos, e é mais ou menos isso que nós fazemos ou nos esforçamos pra fazer.
Amamos as manifestações de Deus: a Vida, a Natureza, o Amor. Deus, mesmo, não conhecemos; e, quando em momentos mais elevados, O pressentimos, não sabemos descrevê-lo, pois ele simplesmente “É”.Podemos dizer que O amamos acima de todas as coisas. Como um exercício de afirmação, isto é válido e necessário. Mas desconfio de quem acha fácil amar a Deus sobre todas as coisas. 
Doando Amor - Amar o próximo como a si mesmo: Isso já parece mais fácil, pelo menos não depende de qualquer questão conceitual. Ou se ama ou não se ama. Mas será que é assim tão simples? Porque como consequência vem a ação desta máxima, que é fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem. Parece um parâmetro perfeito, e provavelmente seja. Mas como fica quando tratamos o próximo da maneira que gostaríamos de ser tratados?
Por exemplo: se eu não gosto de conversar e o meu próximo gosta? Eu parto do princípio de que não sei se ele gosta ou não de conversar. Se eu fizer como gostaria que fosse feito a mim, fico calado, não converso com ele.
Outro exemplo: se eu tenho por princípio que sempre que preciso de ajuda eu peço, mas antes de pedir tento me virar sozinho. Vou agir para com o meu próximo de acordo com o que eu considero certo. Mas ele, talvez, seja do tipo que espera por pessoas prestativas, solícitas, que oferecem ajuda.
Na verdade, isso é um falso paradoxo. Na verdade, se trata apenas de ouvir a consciência. Esta parece que não falha. Às vezes não gostamos de prestar atenção a ela. Quando eu comecei a fumar, aos quinze anos, sabia que era errado. Fui influenciado pela mídia, é verdade. Ainda existia propaganda de cigarros na televisão, os atores das novelas e filmes fumavam, todo mundo fumava. Não interessa, isso não serve como desculpa.
Amor IncondicionalEu sabia que era errado. A consciência dizia, lá no fundo, que eu estava dando um passo errado.
Para ouvirmos a consciência, precisamos nos despir de preconceitos, abandonar opiniões que podem ter sido úteis um dia, mas que hoje são entulho, embora nos sejam tão caras… Há opiniões e conceitos arcaicos aos quais somos tão arraigados que nem parecem abstrações, parecem coisas concretas, parecem objetos de grande estima. Você tem atualizado os seus conceitos?
(Fonte: Artigo publicado originalmente no site www.espiritoimortal.com.br de autoria de Morel Felipe Wilkon)

Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade.
(Albert Camus)

A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer. (Oscar Wilde)

O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu. (Michelangelo)

Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras. (Reihold Niebuhr)

Amor ao próximo

Abraços e muita paz!!!

Amar sobre todas as coisas Amar sobre todas as coisas Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 19, 2013 Rating: 5
Nenhum comentário: