Combatendo a hostilidade

A reação natural à hostilidade é a hostilidade.
Ainda assim, muito da hostilidade que encontramos se deve à ignorância e à incompreensão.
Com frequência, quando as partes desenvolvem um melhor entendimento uma da outra, a causa da ira desaparece. 
Na próxima vez que você encontrar hostilidade, tome o tempo necessário para explicar-se, clara e pacientemente, com sinceridade, sem amargura ou sarcasmo.
Coloque-se no lugar da outra pessoa e esforce-se para entender sua perspectiva.
O modo como você reage à hostilidade depende de você.
Você pode seguir com a luta até o ponto em que ninguém ganha.
Ou você pode tentar a compreensão.
A compreensão serve para esfriar a ira.
Pode revelar bases comuns para o entendimento e a cooperação.
Sim, existem pessoas que preferem a ira, não importa o que aconteça.
Mas existem muitas outras que desejam simplesmente sentir-se compreendidas.

"Melhorar o mundo é melhorar os seres humanos.
A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior. Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente fica restrita. Podemos nos tornar mais felizes e, da mesma forma, comunidades, países, um mundo melhor. A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros.”
(Dalai Lama)

Tenha um dia feliz!!!

Combatendo a hostilidade Combatendo a hostilidade Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 23, 2010 Rating: 5
18 comentários:
  1. Oi !
    Adorei "A compreensão serve para esfriar a ira" !!!
    As vezes entramos em uma guerrinha sem propósito algum, por pura ingenuidade já nos vemos no meio da raiva, dos sentimentos ruins .
    Hoje em dia procuro a compreensão mesmo, escuto , tento entender com calma os motivos da outra parte, e vivo mais feliz mesmo !
    Tenha um feliz dia você também!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis,

    Tenho um ditado que me parece ser chinês, que se aplica ao teu texto: "Antes de criticar alguém, use e caminhe por mil passos com sua sandália"

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. A hostilidade e a hipocrisia estão no topo do ranking das doenças da humanidade. é difícil combater isso de pessoas prepotentes, ensimesmadas e que "se acham". Mas devemos nos esforçar pra elevar os bons sentimentos e apagar os ruins. Ótimo texto. Beijos ´pra ti e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Dú, meu amigo querido!
    Aqui em casa o meu marido sempre diz isso: "para ter certeza de sua injustiça, coloque-se um minuto no lugar da outra pessoa...se te parecer desconfortável e a dor da incompreensão de tomar, então já encontrou a resposta!" É mais ou menos por aí, não é meu querido? Maravilha de texto!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. @Jackie Freitas
    Exatamente, minha querida amiga Jackie! Parabéns para seu marido! Nessas horas o que temos que fazer é ter a cabeça no lugar, usar da paciência e compreensão para evitar um mal maior que não nos leva a nada... hostilidade gera hostilidade e na maioria das vezes termina em guerra, que depois de um tempo, pensando melhor, arrependemos. Fico feliz com seu comentário e pela ilustre presença. Grato pela visita. Grande beijo e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  6. @Luciana P.
    Obrigado amiga Luciana! É difícil mesmo combater essas más virtudes, mas se não reagimos evitamos o confronto, que na maioria das vezes, depois de um tempo e pensando melhor, arrependemos. Fico feliz e grato pela visita e pelo excelente comentário. Beijos e muita paz!!! Tenha também um excelente fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  7. @Geraldo
    Certamente amigo Geraldo, a paciência e a compreensão coíbe o julgamento precipitado ou ira momentânea. Grato pelo comentário e pela visita. Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  8. @Ana Cavalcantti
    Oi amiga Ana! Com certeza, tomando essa posição vivemos mais felizes, sem discussão o mundo fica mais bonito e feliz. Quando usamos da ira momentânea, depois de um tempo vem o arrependimento. Fico muito feliz e grato com sua visita e pelo excelente comentário. Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo,
    A hostilidade é uma energia baseada na agressividade, e tem como intuito declarar guerra: chamar o inimigo para o confronto, disputar um lugar ou uma posição. Assim como diz o ditado popular, Quando um não quer, dois não brigam, cabe a cada um saber a hora certa de recuar. No entanto, isso não quer dizer que devamos fugir e desdenhar um aviso de agressão.
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  10. @Silvana Marmo
    Oi amiga Silvana! Fico feliz e grato com seu excelente comentário e pela presença. Você tem razão, não temos que fugir de nada, temos apenas que compreender o hostil e não agir de igual forma. Quando pagamos hostilidade com hostilidade estamos chamando o outro para a guerra. Quem é ponderável acaba ganhando. Geralmente quando agimos sem pensar no momento de ira, acabamos nos arrependendo depois. Tenha também o meu carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  11. O nascimento do amor vem através do conhecimento mútuo que se fortalece na compreensão das diferenças...Se a razão fosse apenas a razão não usaríamos a compreensão mas na verdade usaríamos a nossa imaginação.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  12. Dú,mais uma vez você nos presenteia com um texto divino.Aprendi que na vida,nossas reações podem dizer muito sobre nós;também aprendi não revidar o mal com o mal,pois toda vez que agi assim fiquei me sentindo muito triste.Na verdade o que faço hoje,é deixar a poeira abaixar para depois acertar as arestas,tenho muito receio de tomar atitudes que possam me envergonhar depois.Já fui hostilizada,mas preferir ouvir e perdoar,pois cada um sabe o problema que carrega consigo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oii querido Pirollo

    Eu como estudante de psicologia,não posso julgar e nem hostilizar o outro, ao contrario, temos que compreender e analisar o caso para podermos ajudar a pessoa, sempre porucro ter empatia, pois tento me colocar no lugar do outro.Pois se as pessoas tivessem empatia, nao haveria, tanto hostilidade e intolerancia.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  14. Olá Pirollo!
    " A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres" (somos algo divinos, porém todos temos fraquezas,falhas).
    Reagir tentando explicar-se perante alguém que se habituou a reagir com hostilidade e crítica, é difícil, muitas vezes acabamos por receber mais hostilidade quando a outra pessoa entende que a queremos "contestar ou convencer" ! Sem dúvida nenhuma, o DIÁLOGO só pode existir entre dois iguais, isto é, que queiram a mesma coisa - dialogar. Mas, com certeza é sempre melhor evitar nos deixar influenciar pela ira, pois ela traz terrível mal estar para quem não está habituado a ser hostil!
    Contudo,caro amigo Pirollo, já vi acontecer algumas poucas vezes que, algumas pessoas que se habituam a agir de maneira mais hostil com quem procura ser mais compreensivo,só parecem "acordar", quando a gente reage com certa aspereza também, como se estivessem adormecidas naquela atitude automática!Tive esta experiência já, com 2 pessoas importantes na minha vida e posso afirmar que a brandura e compreensão, as vezes as faz abusar um pouco( por motivos alheios a nós, e sim, pertencentes à sua infância e educação,parecem desconfiar de intenções ocultas,quando se deparam com tentativas de conversar sôbre sentimentos).
    Contudo, gosto muito e tenho que retornar a este tipo de leitura, para lembrar-me do que realmente me faz bem! Lindo texto!
    Abraço Vera.

    ResponderExcluir
  15. @Mari Costa
    Obrigado amiga Mari, fico feliz e grato com seu comentário e pela visita. Exatamente, temos que fazer o possível para um bom entendimento, nunca tentar revidar, pois a guerra estaria armada. Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  16. @Sou Mulher ...
    Minha querida amiga Vera, esta virtude é de difícil controle, somos seres imperfeitos, mas com a experiência adquirida no transcorrer do caminho da vida a gente acaba aprendendo por necessidade própria. Todas as vezes que respondi hostilidade com hostilidade, depois de um tempo, me senti muito mal, sentimento que não tem a pessoa hostil por natureza, a gente acaba sendo castigado pelo falta de paciência e pela ira momentânea. Fico muito feliz que tenha gostado da mensagem, com seu excelente comentário e pela ilustre presença. Abraços e muita luz Divina!!!

    ResponderExcluir
  17. @Cecília
    Minha querida amiga Cecília, decisão muito sábia, não podemos nunca tomar decisões no momento da ira, no momento do insulto, pois provocaria uma guerra desnecessária e ninguém sairia ganhando com isso. Também sou como você, prefiro esperar a poeira baixar. Fico muito feliz e grato com seu excelente comentário e pela ilustre presença. Beijos e muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  18. @Principe Encantado
    Caro amigo Príncipe, grato por seu brilhante comentário e pela ilustre presença. Com amor e compreensão solucionamos muitos problemas, alguns que pareciam enormes se transformam em pequenos obstáculos. Forte abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir