Como usar o Twitter

Passo 1: Como criar uma conta no Twitter?

Acesse http://twitter.com/

Clique em Get Started – Join!

Escreva seu nome completo em Full Name (por exemplo: Gabriel Meissner)

Escreva seu nome de usuário em Username (por exemplo: gabrielmeissner)

Digite a senha que você quer para a sua conta em password

Digite seu e-mail no campo Email (Duh!)

Digite as palavras de verificação no campo Type the words above

Para terminar, clique em Create my account

Pronto! Sua conta está criada.


Passo 2: Como criar um perfil no Twitter?

No canto superior direito, clique em Profile

Para adicionar sua foto, clique em Add a Photo

Clique em Arquivo para escolher uma foto no seu computador e depois em Save

Agora clique em Account

Na página que abrirá, você pode, se desejar, mudar o seu nome, seu nome de usuário e e-mail nos campos correspondentes

Em More Info URL, coloque o endereço do seu site ou blog, se tiver um

Em One Line Bio, você se descrever em até 160 caracteres

Em Location, escreva a cidade em que você mora

Em Language, você deveria escolher a língua em que deseja escrever seus twits. Na verdade, você nem precisa escolher, pois por enquanto ainda aparecem apenas as opções inglês e japonês.

Se desejar mais privacidade, clique em Protect my updates, para que só você autorizar possa ler o que escreve no Twitter.

Passo 3: Como personalizar a sua página no Twitter?

Clique em Design

Selecione um dos temas que vão aparecer na tela

OU então clique em Change background image e depois em arquivo, para escolher uma imagem no seu computador, que passará a ser o tema da sua página no Twitter

Passo 4: Como descobrir quais dos seus amigos já fazem parte do Twitter? E convidar os que ainda não fazem?

Antes de mais nada, clique em Find People.

Na página que abriu, você pode digitar o nome da pessoa que está procurando e clicar em Search.

OU…

… você pode clicar em Find On Other Networks e seguir os passos abaixo:


Na página que abriu agora, você vai encontrar à esquerda os logos do Gmail, Yahoo, Aol, Hotmail e MSN.

Clique, por exemplo, em Gmail.

Vai aparecer uma tela pedindo o seu Gmail e a sua senha. Informe estes dados e aperte enter.

Dentro de alguns instantes, vão aparecer os seus contatos no Gmail que usam Twitter. Selecione quais você quer seguir e clique em Continue.

Agora irá aparecer outra tela em que você pode convidar os seus amigos que ainda não fazem parte do Twitter a criarem uma conta. Basta selecionar quem você quer convidar e clicar em Invite. Pronto! Agora eles vão receber um e-mail com o convite para entrar no Twitter.
Passo 5: Enviando mensagens pelo Twitter

Ok! Agora que você já abriu sua conta, tem um perfil, está seguindo seus amigos e é seguido por eles. Então como você vai usar o Twitter para se comunicar com eles?

Vá até a página do Twitter e logue-se. Vai surgir uma página com as últimas atualizações das pessoas que você segue no Twitter. E no topo da página, tem um campo escrito “What are you doing?” aonde você pode escrever o que quiser para os seguidores lerem.
Passo 6: Replies e Retwitter

Muitas vezes, você irá querer comentar o que alguma pessoa escreveu ou responder a alguma pergunta que foi feita. Para fazer isso, você escreverá um reply (resposta). Antes de tudo escreva o username precedido de uma arroba. Por exemplo, se você fosse responder um twit meu, você começaria assim @gabrielmeissner. Aí eu saberia que a mensagem foi direcionada para mim, comentando alguma coisa que eu escrevi.

Você também pode querer distribuir para os seus seguidores alguma coisa que alguém que você segue escreveu. Isso se chama Retwitter. Como funciona? Imagine que você gostou de uma frase que eu enviei e queira retwitá-lar.
Ao retwittar, você escreveria: RT @gabrielmeissner “Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram.” (Graham Bell). Aí todos os seus seguidores vão saber de onde veio a mensagem original e eu vou saber que você a distribuiu para os seus amigos.
[Update: Agora está mais simples enviar respostas retwitts. Passando o mouse sobre a mensagem que você quer responder ou retuitar, aparecerá à direita as seguintes opções: reply e retweet].
E como você faz para ler as replies e retwittes em que você é mencionado? Muito simples, acesse a URL http://twitter.com/timeline/replies. Ali vão conter todas as mensagens enviadas pelo Twitter em que mencionaram o seu nome de usuário.

Passo 7: Direct Messages

Embora o legal do Twitter seja você manter conversas públicas, que todos podem ler, em alguns momentos você vai querer enviar uma mensagem para uma só pessoa, que ninguém mais leia. Isso é feito através das Direct Messages.

Para enviar uma Direct Message, acesse http://twitter.com/timeline/direct_messages. Lá basta selecionar a pessoa para quem vai enviar a mensagem, escrever o que deseja e clicar send. Então a pessoa irá receber a mensagem por e-mail.
Nesta página você também pode ler todas as Direct Messages que foram enviadas a você até hoje.
É isso, agora você já sabe tudo o que precisa para começar a usar o Twitter! Boa diversão. E já que vai criar uma conta mesmo, que tal me adiconar?
Passo 8: Como enviar fotos pelo Twitter
O Twitter não tem uma ferramenta para enviar fotos aos seus seguidores. Mas existe um serviço que possibilita que você faça isso. É o Twipic.
É muito simples. Entrando no site, no alto da página, você verá um campo escrito “username” e ao lado um campo para colocar a sua senha. Você deve digitar nestes campos o mesmo nome de usuário e a senha que você já usa no Twitter e em seguida clicar em Login.
Na próxima tela, clique em Upload Photo. Então, em Escolher Arquivo para selecionar uma foto armazenada no seu computador. Ao fazer isso, na caixa de texto abaixo você escreve o seu comentário sobre a foto e depois clica em Upload. Pronto! A foto foi enviada.
Se quiser mais possibilidades do uso do Twitter, recomendo este post do Interney.
O que achou deste tutorial? Acha que está faltando alguma informação que gostaria de saber? Deixe suas dúvidas nos comentários para eu poder lhe ajudar.

Como usar o Twitter Como usar o Twitter Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 31, 2010 Rating: 5
Nenhum comentário: