Como criar uma conta no Twitter

Como criar uma conta no Twitter

Antes de mais nada, é preciso criar uma conta no Twitter. O serviço é GRATUITO. Acesse http://twitter.com/ e clique em signup now. Na página seguinte, preencha os dados e clique em create my account.
Preencha agora a verificação de palavras e clique em finish. Pule todas as demais etapas clicando sempre em step.

Ao término das etapas, surgirá seu primeiro contato efetivo com o Twitter, ou seja, a home (página inicial do seu perfil). Sua página inicial, no começo, estará em branco, pois é preciso seguir outros usuários para começar a receber as informações.

Conhecendo a página inicial (home) do Twitter

Na página inicial (home) você verá, à esquerda o seu nome de usuário, seu avatar (foto) e, logo abaixo, quantos tweets você já enviou. Um pouco mais embaixo vemos quantas pessoas seguimos (following), quantas nos seguem (followers) e de quantas listas fazemos parte. Na guia Home, temos os seguintes links:

•@nossonome, que são as respostas que recebemos de nossos amigos

•as direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)

•favorites : tweets que marcamos com estrelas

•Retweets – tweets que retuitamos e que fomos retuitados (detalhes mais adiante)

Na coluna da direita temos a caixa de texto, que usamos para escrever nossas mensagens (tweets) e para responder (reply) as mensagens de outras pessoas.

Como começar a seguir outras pessoas no Twitter

Você pode começar seguindo o perfil do @dicas_blogger. Clique aqui e quando aparecer a nossa página no Twitter, clique no botão follow. A seguir, clique no link home (que fica no alto da página, à direita) para voltar a sua página inicial. Lá você já começará a ler as mensagens que foram enviadas.

A partir da conta do Dicas Blogger, você pode começar a seguir outros usuários também. Clique em nossos followers ou following e repita os passos anteriores. Para encontrar alguém conhecido, escreva o nome de usuário dele na caixa de busca (search).

Como enviar tweets, replies, RTs e direct messages no Twitter

Para enviar uma mensagem (tweet), clique sobre o espaço em branco da caixa de textos, escreva sua mensagem e clique em tweet.

Para responder a um tweet, passe o mouse sobre a mensagem e encontre uma setinha. Clique sobre a palavra reply. Na caixa de texto aparecerá uma arroba (@) na frente do nome da pessoa que irá receber a resposta. Digite a resposta e clique em tweet.

A pessoa vai receber a mensagem mesmo que ela não seja sua seguidora.

O RT ou retweet, é uma forma de enviar a todos os seguidores (followers) um tweet recebido. Para dar RT em um tweet, basta passar o mouse sobre o tweet e clicar em Retweet, para que automaticamente aquela mensagem chegue a todos os seus seguidores.

Conheça mais sobre o RT em - Dicas Blogger: Afinal o que é o RT do Twitter e pra que serve?

As Direct Messages só podem ser enviadas aos nossos seguidores. Para enviar uma DM, clicamos no nome do seguidor e, na página do perfil dele, procuramos por message:

Outras características do Twitter

Como o espaço para escrever mensagem é restrito a 140 caracteres, é de bom tom usar um serviço do tipo encurtador de url para enviar links. Recomendo o Migre.me e o Zapt.

Existem também as hashtags (marcadores) que são antecedidas por um sinal #. Exemplos: #bjsmeliga #comofaz #medo #prontofalei #cparty e por aí vai. A linguagem empregada no Twitter é, digamos, peculiar. É bom você conhecê-la:

•Dicas Blogger: As # hashtags e a linguagem no Twitter

Até aqui você já aprendeu a ler as atualizações (tweets), a respondê-las (reply) e a enviar DMs. Já sabe o que é RT e # hashtag. Agora você vai aprender a configurar seu perfil.

Configurações do Perfil no Twitter

No alto da página inicial e à direita, clique no link settings. Você irá encontrar diversas abas. Clique sobre cada uma e configure do seu gosto:

Para alterar seu avatar (foto), entre em profile e depois clique em change image. Também é possível usar um plano de fundo (background personalizado). Clique em Design.

•Dicas Blogger: Como trocar o fundo (background) do Twitter

Quando o Twitter fica instável, aparece uma baleia sendo puxada por vários passarinhos - o que levou os twitteiros a utilizarem o termo baleiando para qualquer serviço web que não esteja funcionando bem. Com o tempo a gente se acostuma.

A melhor forma de tuitar, na minha opinião, é através de aplicativos. Escolha o seu ;)

•Dicas Blogger: Como usar e configurar o TweetDeck

•Dicas Blogger: Aplicativos para usar o Twitter

•Dicas Blogger: Twhirl – um ótimo aplicativo para Twitter

Don’t panic! É natural se sentir perdido (a) nas primeiras vezes que acessar o Twitter, pois ele é diferente de tudo que conhecemos. Tenha calma e leia estes outros posts do DB: (Dicas Blogger)

Abraços e muita paz!
Como criar uma conta no Twitter Como criar uma conta no Twitter Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 26, 2010 Rating: 5
Nenhum comentário: