Vida e necessidade do sono e do sonho

A vida e as fases do sono e sonho
Para uma vida com qualidade e boa saúde é preciso respeitar e cumprir a necessidade de repouso do corpo. É muito importante cumprir todas as fases do sono, inclusive a do sonho. Sono é o estado normal de repouso, que se caracteriza pela suspensão das atividades motoras voluntárias e também das atividades perceptivas do corpo.

O sono é caracterizado pela supressão da vigília, desaceleração do metabolismo, relaxamento muscular e diminuição da atividade sensorial.

O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência.

Dormir, nesta acepção, significa passar do estado de vigília para o estado de sono. No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a cento e vinte minutos). Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono.

O sono é importante para a recuperação da saúde e para recuperação em situação de doença, enquanto a privação deste pode afetar a regeneração celular assim como a total recuperação da função imunitária.

O total de horas de sono para uma pessoa está normalmente entre as sete e as oito horas. Os fins e os mecanismos do sono ainda não são inteiramente claros para a ciência, mas são objeto de intensa investigação.

Vida e os estágios do sono
Dormir é um santo remédio. Te coloca nas nuvens, restaura tudo e te devolve ao chão. (Gutto Carrer Lima)

As fases ou ciclos do sono
Cada ciclo do sono dura cerca de noventa minutos, ocorrendo quatro a cinco ciclos num período de sono noturno. Oito horas é o ideal para dormir.

Segundo LAVIE (1998, 45), o número de ciclos por noite depende do tempo do sono, acrescentando, ainda, que "o sono de uma pessoa jovem é, habitualmente, composto por quatro ou cinco desses ciclos, com tendência à redução com o avançar da idade". No entanto, o padrão comum varia entre quatro a cinco ciclos.

O sono divide-se em dois tipos fisiologicamente distintos:
NREM (Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos"); e,
REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento Rápido dos Olhos").

O sono NREM (ou não-REM) ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4.

O primeiro estágio começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece. É caracterizado por um EEG semelhante ao do estado de vigília. Esse estágio tem uma duração de um a dois minutos, estando o indivíduo facilmente despertável.

Predominam sensações de vagueio, pensamentos incertos, mioclonias das mãos e dos pés, lenta contração e dilatação pupilar. Nessa fase, a atividade onírica está sempre relacionada com acontecimentos vividos recentemente.

O segundo estágio caracteriza-se por a pessoa já dormir, porém não profundamente. Dura cerca de cinco a quinze minutos. O eletroencefalograma mostra frequências de ondas mais lentas, aparecendo o complexo K.

Nessa fase, os despertares por estimulação táctil, fala ou movimentos corporais são mais difíceis do que no anterior estágio. Aqui a atividade onírica já pode surgir sob a forma de sonho com uma história integrada.

O terceiro estágio tem muitas semelhanças com o estágio quarto, daí serem quase sempre associados em termos bibliográficos quando são caracterizados.

Nessas fases, os estímulos necessários para acordar são maiores. Do terceiro estágio para o quarto estágio, há uma progressão da dificuldade de despertar. Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos.

O estágio quarto representa quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.

Este estágio NREM do sono caracteriza-se pela secreção do hormônio do crescimento em grandes quantidades, promovendo a síntese proteica, o crescimento e reparação tecidular, inibindo, assim, o catabolismo. É o estágio da recuperação de energia física.

O sono REM caracteriza-se por uma intensa atividade registrada no eletroencefalograma (EEG) seguida por flacidez e paralisia funcional dos músculos esqueléticos.

Nesta fase, a atividade cerebral é semelhante à do estado de vigília. Deste modo, o sono REM é também denominado por vários autores como sono paradoxal, podendo mesmo falar-se em estado dissociativo.

Nesta fase do sono, a atividade onírica é intensa, sendo sobretudo sonhos envolvendo situações emocionalmente muito fortes.

Estudos também demonstram que é durante o REM que sonhos ocorrem. A fase representa 20 a 25% do tempo total de sono e surge em intervalos de sessenta a noventa minutos. É essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo. (Fonte: Corpo e Saúde, Seleções do Reader's Digest e Wikipédia)

Os pesquisadores não entendem completamente o sono REM e os sonhos. Eles sabem que é importante para a criação de memórias de longo prazo. Se o sono de uma pessoa REM é interrompido, o ciclo do sono seguinte tende a não seguir a ordem normal, muitas vezes indo diretamente para o sono REM até o momento de onde o sono foi interrompido.

Ter uma noite de sono sem REM não significa não ter um sono de má qualidade. Porém, é necessário tomar cuidado quando você sonha pouco: isso pode ser um sinal de algum problema de sono, de memória ou no estágio REM.

Fique de olho e preste bastante atenção, pois um sono de qualidade não é uma opção, é uma obrigatoriedade. Cuide de sua saúde, descubra as causas do problema e tenha certeza de que você está fazendo tudo ao seu alcance em prol de um sono de maior qualidade. Seu corpo agradece! (Fonte: Saúde Melhor)

Abraços e muita paz!

Vida e necessidade do sono e do sonho Vida e necessidade do sono e do sonho Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on fevereiro 21, 2016 Rating: 5
2 comentários:
  1. Importante as horas de sono para nosso organismo. Importante também é o preparo, que muitas vezes vacilamos. Filmes, noticias, nos prejudicam. Vamos ficar atentos, o corpo agradece. Muita Luz na sua Vida!!

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    1. Boa noite, querida amiga Eloiza!
      Sim, é muito importante cumprir o tempo descanso para o nosso organismo... é o período de reposição de energias... também é importante um sono com qualidade.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada noite!!!
      Abraços e muita luz para você também!!!

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