Qual o verdadeiro significado de carma?

O que é carma?
Qual é o verdadeiro significado do termo carma? Carma significa alma gêmea, sina, fado, sorte, destino, provação, missão, castigo, intenção, pagamento, sofrimento, predestinação, causa e efeito, dependendo sempre de como é utilizado o termo. Para alguns é a mais pura distribuição da justiça. Carma também é um termo religioso, neste caso significa "ação", é um termo usado nas doutrinas budista, hinduísta, jainista, sique e teosófica. Em cada uma dessas doutrinas, o termo tem um sentido próprio.

No hinduísmo, "carma" refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas, após eventuais reencarnações.

No budismo, o termo se refere às nossas intenções, que podem ser boas, más ou neutras. Boas intenções geram bons frutos, más intenções geram maus frutos. E é a intenção nossa de continuar a existir que nos levaria, após a nossa morte, a reencarnarmos em outros corpos.

"O carma é como o vento. O bom carma sopra os seres sencientes para os cais aprazíveis, onde experimentarão a alegria. O mau carma sopra os seres sencientes para lugares desagradáveis, onde experimentarão o sofrimento".

Mesmo o homem de bem prova maus dias enquanto as suas boas ações não produzirem frutos; mas quando amadurecerem as suas boas ações, então provará dias felizes.

Dentro da teosofia, o termo está ligado ao sentido de saga, do "dever a ser cumprido no 'sou'". (Darmapada)

Este termo não é usado na doutrina espírita. Esta adota simplesmente o conceito de "causa e efeito" ou, usando a segunda lei de Newton como metáfora, "ação e reação". Neste caso, para toda ação tomada pelo homem, este pode esperar uma reação. Praticou-se o mal, então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado.

O termo é usado, dentro de grupos dos movimentos New Age, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências no tempo.

Carma, ação e reação

Para a budista Lama Tsering, o carma é purificável através da educação e da meditação. O carma é algo criado por nós, e tudo o que é criado pode ser alterado. Só o que está além da criação, como a natureza absoluta da nossa mente, não pode ser alterado. Há duas formas de eliminar o carma negativo: uma delas é experienciar as situações da vida sem rejeitá-las, e recebê-las com amor e compaixão, transformando carma negativo em positivo; a outra forma é purificar o carma negativo antes de vivenciá-lo, e ir além do carma, não importando se ele é positivo ou negativo. Esta segunda maneira de abordar a questão é crucial, mas só pode acontecer depois de treinarmos nossa mente através de avançadas técnicas de meditação.

Carma, ações, atos e atitudes

Tuas ações, atos e atitudes geram ações, atos e atitudes. Teu carma é o efeito daquilo que causaste. Modifica teu carma, mudando tuas ações. Ao transformares teu modo de Ser, transformarás as reações na tua existência.

Quem joga rosas é a primeira pessoa a se perfumar.
Quem atira lama, é o que mais se enlameia.

Podes modificar o teu carma, aceitando o teu hoje e reprogramando tuas atitudes desagradáveis.

Ninguém te machuca, tu é que te machucas, mas não percebes; por isso acusas os outros. Ninguém te faz infeliz, tu é que esperas que os outros te façam feliz.

A Lei do Retorno faz com que tudo sempre volte ao ponto de partida; Logo é importante lembrares que:
- Se mudares tuas ações, estarás mudando o teu carma;
- Erros acontecem para ensinar;
- Edificação íntima requer esforço pessoal;
- Daquilo que deste receberás multiplicado;

Teu carma é o resultado de suas ações.

“A cada um de acordo com o seu comportamento”.

Analisa atentamente a ligação entre situações, idéias e acontecimentos.
Observa a veracidade de tudo o que acontece em tua existência e verás que não são por si só os fatos de vidas passadas que te complicam a existência na atualidade, e sim a perpetuação dos velhos modos de pensar e de agir, das crenças incoerentes e dos pontos de vista contraditórios. (Hammed)

O carma superior é ação no bem

O carma superior é ação no bem

O verdadeiro trabalho cristão e aquilo que no mundo dá os maiores frutos consistem em ações negativas: não fazer o que é contrário a Deus e à consciência. (Leon Tolstoi)

Homem superior é aquele que começa por pôr em prática as suas palavras e em seguida fala de acordo com as suas ações. (Confúcio)

Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam ideias generosas e ações elevadas.
(Albert Einstein)

Não se satisfaça apenas em cumprir sua obrigação. Faça mais que sua obrigação. É o cavalo que termina com uma cabeça à frente que vence a corrida. (Andrew Carnegie)

Seja qual for o seu carma, faça sempre o bem, pois a alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.

Abraços e muita paz!

Qual o verdadeiro significado de carma? Qual o verdadeiro significado de carma? Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on junho 15, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Uma garota me falou sobre karma,eu não sabia oque isso significava, então resolvi pesquisar a respeito,sou uma pessoa que não se encontrava em lugar nenhum,essa garota sempre me deu vontade conselhos dizia palavras motivadoras de fato ela levanta meu alto estima e me faz percebe que a vida não é bela que as coisas de ruins que acontece são energia negativo que acabamos atraindo conforme vamos nos deixando ser abatido,tem uma parte nesse texto que diz, Ninguém te machuca, tu é que te machucas, mas não percebes; por isso acusas os outros. Ninguém te faz infeliz, tu é que esperas que os outros te façam feliz.percebi que isso tem a ver comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!
      A vida é complicada e muitas coisas são criadas ou dificultadas pela nossa própria mente. No decorrer da vida não podemos nos aprisionar em memórias amargas da dor e angústia, elas sempre ensinam algo, mas na verdade, só existe prazer no uso e no sentimento das próprias forças, e a maior dor é a reconhecida falta de forças onde elas seriam necessárias. A vida precisa ser renovada a cada instante. Na maior parte das vezes somos nós mesmos que nos machucamos.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um ótimo e abençoado dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir