Ótimos e ricos benefícios do amendoim

Benefícios do amendoim
Os ótimos e ricos benefícios do amendoim para a boa saúde de nosso corpo. O amendoim, que já foi um vilão no passado, depois de alguns estudos nutricionais, passa a trazer muitos benefícios para a nossa saúde, pois possui alta concentração de ácidos graxos poliinsaturados que protegem o organismo contra doenças cardiovasculares. No entanto, ele é um alimento muito calórico, precisa ser consumido com moderação e de preferência constantemente. Ele também é fonte de várias vitaminas, de magnésio, cobre e potássio, que desempenham um papel muito importante na saúde de nosso corpo.

O amendoim é uma planta originária da América do Sul. Origina-se do Brasil, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina, com provável centro de origem na região do Chaco, incluindo os vales do Rio Paraná e Paraguai.
A difusão do amendoim iniciou-se dos indígenas para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século XVIII foi introduzido na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para as Filipinas, China, Japão e Índia.

O amendoim para economia

O amendoim tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentar. Algumas variedades produzem grãos com uma grande quantidade de lípidos (de 45 a 50% de lipídios) e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha. Em várias regiões da África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em lipídios e proteínas.

O consumo mais popular do amendoim se dá das seguintes formas: como manteiga de amendoim (em sanduíches, doces ou consumido puro), inteiros, torrados, cozidos ou crus. A principal utilização da manteiga de amendoim é em casa, mas grandes quantidades são também utilizadas na produção comercial de sanduíches, doces e produtos de panificação. Também é largamente utilizado como recheio ou componente de chocolates e bombons. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim, entre outros. Também é consumido no formato de bolo e sorvete. (Wikipédia)

Benefícios do amendoim

Ricos benefícios do amendoimO amendoim é rico em aminoácidos, que ativa suas funções sexuais principalmente em pessoas idosas do sexo masculino, porém tem efeito colateral de flatulência.
O amendoim é um alimento nutritivo cheio de proteína e previne várias doenças como a diabete.
Apesar de estar situado topo da pirâmide alimentar, junto com doces e açúcares que devem ser evitados, o amendoim é um grão saudável e tem demonstrado eficácia no combate a doenças cardiovasculares.

Estudos com o amendoim apontam que sua composição química é rica em HDL, o conhecido colesterol bom, que é diferente do LDL (que entope as artérias), pois transporta essas gorduras saturadas de LDL para o fígado, evitando a obstrução dessas vias que quando entupidas, resultam em doenças como: AVC, câncer, diabetes, estresse, envelhecimento precoce, fadiga e inflamações. Além disso, protege os vasos sanguíneos, tem ação antiinflamatória, combate o enfraquecimento de unhas e cabelos, regula a oleosidade da pele e afasta dermatites e seborréias.
Seu poder benéfico está associado ao seu alto teor de vitaminas B e E, que agem como antioxidantes e auxiliares na digestão de alimentos. Rico em minerais como Magnésio, Cálcio e Ferro, ajudam no fortalecimento do corpo, ossos e na formação embrional.
O amendoim fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose.

Óleo de amendoim

O uso do óleo de amendoim não interfere no sabor dos alimentos.
Benefícios do óleo de amendoimO óleo de amendoim, devido à sua composição rica em gorduras insaturadas (aproximadamente 80%), tem comportamento semelhante ao azeite de oliva. Por ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), está presente nas dietas médicas para diabéticos. Além de fazer bem ao coração e ainda ajudar a prevenir o envelhecimento, o óleo derivado do grão de amendoim reserva muitos outros benefícios, entre eles o de não ser contra indicado a pessoas alérgicas e possuir o número de calorias comum a qualquer óleo.
Sem cheiro ou sabor, o óleo de amendoim é mais resistente do que os demais óleos e azeites, inclusive, quando exposto a altas temperaturas.
Uma regra básica é dar preferência aos óleos 100% vegetais, como aqueles que são extraídos de sementes. Dentre eles também são muitas as diferenças de nutrientes. Um exemplo disso é o óleo de amendoim.

Interesse pelo amendoim

Não é à toa que o mercado internacional se interessa tanto por esse grão. Ele pode se tornar mais importante, em termos alimentares, do que a soja, aposta a pesquisadora da Embrapa/Cenargen Soraya Bertioli.
A gordura do amendoim é importante para corpo por ser fonte concentrada de energia, servir de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis, além de ser precursora de diversos hormônios e proteger as membranas celulares.
As gorduras monoinsaturadas do amendoim ajudam a perder peso, pois são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, além de ajudar a converter os estoques de gordura corporal em energia.

Como consumir o amendoim

Pasta de amendoimExistem vários tipos de amendoins no mercado, mas os benéficos são sempre os mais naturais, sem adição de açúcar, sal ou daquelas bolinhas brancas que envolvem o fruto.
A indicação do médico é para consumir apenas a quantidade que cabe na palma da mão, de duas a três vezes por semana. O exagero, sim, pode causar ganho de peso e problemas de saúde, principalmente porque ele pode conter aflatoxina, substância tóxica e cancerígena.

O amendoim engorda ou emagrece?

É o que acontece com o amendoim. Essa gordura boa existente nele aumenta as taxas metabólicas, o que significa que ele acelera o metabolismo e potencializa o emagrecimento. Além disso, ele melhora a sensibilidade da insulina, o que evita picos de glicemia e afasta o problema do acúmulo de gordura corporal. E tem mais: sua alta quantidade de fibras promove a saciedade, afastando assim a fome.
“O amendoim é rico em gordura monoinsaturada, que é boa e não engorda. Pelo contrário, quanto mais nos afastamos da gordura boa, mais ganhamos peso”, explica o especialista, que assume os altos valores calóricos do fruto, mas descarta o problema com as calorias. “As pessoas confundem calorias com ganhar peso. Não é bem assim que funciona. Um alimento pode ser calórico e ajudar a emagrecer”.
Quem afirma é o médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr., que desmistifica as propriedades do alimento. (Ana Flora Toledo, no Bolsa de Mulher)

Nutricionista lista benefícios do amendoim 

Amendoim para a saúdeO amendoim, com moderação, tem muitos benefícios para a saúde, diz a nutricionista Karin Honorato, que listou as propriedades do alimento e adaptou uma receita típica das festividades juninas. Ele tem ação antiinflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia. Há também vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento.
O alimento também é um aliado no controle do colesterol. “O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin.
Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade.
Para evitar a contaminação por fungos, a melhor forma de comprar o amendoim é em casca, segundo a nutricionista. Mas ela alerta para o risco de alergia, sendo importante observar se o consumo vai causar algum tipo de reação.
Para aproveitar os benefícios do alimento, a nutricionista ensina uma receita caseira, que vai levar farelo de aveia. “O índice glicêmico do farelo é menor, isto quer dizer que este alimento vai virar menos açúcar e, consequentemente, menos gordurinha na sua barriga”.
Outro ingrediente é a manteiga, que ganha da margarina na hora da escolha. “A manteiga possui ácido butírico, que é interessante para as bactérias do bem no intestino”, afirma.

Receita de paçoquinha light

Paçoquinha caseira e light 

Ingredientes:
250g de amendoim torrado e sem sal.;
100g de farinha ou farelo de aveia.
2 colheres de sopa de manteiga.
4 colheres de sopa de açúcar magro (encontrado em casa de produtos naturais) ou adoçante em pó próprio para cozinhar.
1 pitada de sal.
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no processador e deixe triturar bem. Caso a massa fique como uma farofa, acrescente uma colher de água. Depois é só modelar e saborear. (Fonte: Globo.com)

O amendoim é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso, auxilia no tratamento de algumas doenças. Aproximadamente 25% da composição do amendoim é de proteínas, o que o coloca como uma excelente estratégia de composição protéica na alimentação de adultos e crianças.

Saúde com amendoim

Abraços e muita paz!

Ótimos e ricos benefícios do amendoim Ótimos e ricos benefícios do amendoim Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on março 23, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Não conhecia tantas utilidades para saúde. Ótimo saber, adoro o sabor. Utilizo muito em casa. Vamos fazer muitossss bolos com a paçoquinha!! Delícia. Muita Harmonia para VC!!

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    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Também gosto muito de amendoim, vamos aproveitar os seus benefício e o ótimo sabor.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Muita harmonia para você também!!!
      abraços e muita paz!!!

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