Os bens de maior valor para a vida

Os bens mais valiosos
Os bens de maior valor para a vida nada custam, não podem ser comprados com dinheiro, nem emprestados, eles precisam ser conquistados. O filósofo e psicanalista Erich Fromm, interpreta como sendo: valioso e bom tudo aquilo que contribui para o maior desdobramento das faculdades específicas do homem e que favorece a vida. Negativo ou ruim é tudo que estrangula a vida e paralisa a atividade do homem. Vencer sua própria cobiça, amar seu próximo, o conhecimento da verdade, são as metas comuns a todos os sistemas humanistas filosóficos. Segundo Oscar Wilde, a consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer.

As pessoas só costumam dar valor as coisas quando (quase) perdem. Às vezes, as coisas estão diante dos nossos olhos o tempo todo, em nossas mãos. E só quando estão fora do nosso alcance é que percebemos o quanto são importantes para nós. E muitas vezes não tem mais volta. Isso gera muito sofrimento. 
Afago e amorNão seria mais fácil se abríssemos os olhos enquanto ainda é tempo? Será que é preciso realmente perder pra dar valor a alguma coisa ou alguém? Tem coisas que parecem pequenas, mas se olharmos de perto são muito maiores do que podemos perceber. Vemos as pessoas matando. O mundo sendo destruído. Onde está o amor pelo próximo? Onde está o amor próprio? Você, que está lendo esse texto, sabe das coisas que não deu ou dá valor. E, se não sabe, esse é um bom momento pra refletir no assunto. Quem sabe assim sua vida não se torna um pouco melhor? Ou com menos arrependimentos… Temos que dar valor enquanto há tempo, antes que seja tarde demais. Então abra seus olhos e o coração, e permita-se redimir-se, se for necessário. Porque uma simples atitude sua pode mudar todo o curso de uma vida. (Nath Souza)

As coisas de maior valor que podemos obter da vida não custam nenhuma moeda sequer. Elas são conseguidas junto aqueles que têm os bens mais valiosos que se pode possuir e que jamais poderão ser comprados: o amor e a amizade.
Com esses dois bens podemos dizer com toda a certeza que somos as pessoas mais ricas do mundo e que sempre haverá motivos para querermos compartilhar dessa riqueza com aqueles que ainda se sentem pobres de espírito.
Com essa riqueza podemos mudar o mundo e fazê-lo lembrar também que antes de qualquer metal ou joia ser considerado precioso já havíamos nascido ricos e que isso que hoje em dia é considerado precioso e indispensável é apenas um acessório. Todo o ouro e riqueza que muita gente tenta desesperadamente adquirir, nada mais são do que bijuterias comparado a essas verdadeiras riquezas que podemos oferecer.
Um dia o que é de valor mesmo será notado. E até lá cabe a cada um mostrar o que é e onde se encontra esse grande valor: o valor de se estar vivo e poder sentir a vida através do amor que os outros têm a nos oferecer.

Prosperidade verdadeira

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, em fim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você.
Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.
Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.
Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã. Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama. É abraçar, se entregar, sonhar, recomeçar tudo de novo. É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção. Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência e desvendar seus mistérios. (Augusto Cury)

Riquezas comuns podem ser roubadas, riquezas reais, não podem. Os bens materiais podem ser perdidos, mas a riqueza que temos dentro de nós é o que realmente importa. Ninguém rouba. (Vânia Campos)

Amor, a base da família

Abraços e muita paz!

Os bens de maior valor para a vida Os bens de maior valor para a vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 17, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Lindo texto, muito importante para nossa reflexão. Realmente os verdadeiros bens são os que moram no nosso coração, aqueles que nos acompanharão na nossa passagem. São os conquistados pelas nossas ações no Amor e no Bem. São Bens eternos sempre nos acompanharão. Que todas nossas ações sejam eternas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Verdade, querida amiga, estes são os verdadeiros bens, a verdadeira riqueza eterna.
      Obrigado, querida amiga, que bom que gostou da reflexão, fico muito feliz com sua participação, apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir