Qual melhor seita ou doutrina religiosa

Qual a melhor religião do mundo
Qual é a melhor seita ou doutrina religiosa a seguir? Qual é a melhor religião do mundo? A doutrina religiosa é um conjunto de princípios, crenças e práticas doutrinárias, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral e espiritual. As tradições espirituais são importantes para o ser humano e todas merecem o nosso respeito.

A doutrina religiosa é uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade. Todos sabemos que a felicidade é um estado de espírito, depende da situação emocional e espiritual em que o indivíduo se encontra.

Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.                

Mas afinal, qual é a melhor religião?
As escolhas são muitas, os fundamentos diversos, as opiniões variadas.
Vamos ver o que disse o líder religioso Dalai Lama ao teólogo Leonardo Boff.

Qual é a melhor religião do mundo?

Em um breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama.

Leonardo Boff explica: No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

- "- Santidade, qual é a melhor religião?"

Esperava que ele dissesse: - "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

"- A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar: - "O que me faz melhor?"

Respondeu ele: - "Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoista de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não religião.

O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Lembremos: “O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos”.

A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade: “terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros”.

Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É de escolha.
(Leonardo Boff - Dalai Lama)

Mahatma Gandhi afirma que as religiões, fundamentalmente, não são mais que as diversas encarnações da única verdade.

Existe uma só arvore, mas com muitos ramos. Em última análise, a religião é inteiramente interior, pessoal, pois exprime as nossas relações com Deus.

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas.

E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras.

Uma vida sem Deus é como um barco sem leme.


Abraços e muita paz!

Qual melhor seita ou doutrina religiosa Qual melhor seita ou doutrina religiosa Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 02, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: