A vida e nossos infernizantes dilemas

Será que temos a vida que desejamos?
Será que realmente temos a vida que desejamos? Este é mais um de nossos infernizantes dilemas cotidianos. Muitas vezes nos sentimos enganados pelo próprio juízo, uma vez que somos os protagonistas de nossas vidas e cabe a nós todas as decisões e escolhas.

Muitos dos nossos sentimentos de satisfação ou insatisfação vêm do fato de nos compararmos com as outras pessoas. (David Niven)

A insatisfação é uma chance para o progresso: O ser humano progride quando utiliza o descontentamento como matéria-prima para exercer sua criatividade e engenhosidade. (Perfect Liberty)


Vida e os infernizantes dilemas
A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza. (Leonardo da Vinci)


Você tem a vida que pediu a Deus?

Se fosse feita uma enquete nas ruas com a pergunta: "Você tem a vida que pediu a Deus?", a maioria responderia com um sonoro "quá quá quá".

Lógico que alguém desempregado, doente ou que tenha sido vítima de uma tragédia pessoal não estará muito entusiasmado.

Mas mesmo os que teriam motivos para estar (aqueles que possuem emprego, saúde e alguma relação afetiva, que é considerada a tríade da felicidade) também não têm achado muita graça na vida.

O mundo é habitado por pessoas frustradas com o próprio trabalho, pessoas que não estão satisfeitas com o relacionamento que construíram, pessoas saudosas de velhos amores, pessoas que gostariam de estar morando em outro lugar, pessoas que se julgam injustiçadas pelo destino, pessoas que não aguentam mais viver com o dinheiro contado, pessoas que gostariam de ter uma vida social mais agitada, pessoas que prefeririam ter um corpo mais em forma, enfim, os exemplos se amontoam.

Se formos espiar pelo buraco da fechadura de cada um, descobriremos que estão todos relativamente bem, mas poderiam estar melhor.


Por que não estão?

Ora, a culpa é do governo, do Papa, da sociedade, do capitalismo, da mídia, do inferno zodiacal, dos carboidratos, dos hormônios e demais bodes expiatórios dos nossos infernizantes dilemas. A culpa é de tudo e de todos, menos nossa.

Um amigo meu, psiquiatra, costuma dizer uma frase atordoante. Ele acredita que todas as pessoas possuem a vida que desejam. Podem até não estar satisfeitas, mas vivem exatamente do jeito que acham que devem. Ninguém as força a nada, nem o governo, nem o Papa, nem a mídia. A gente tem a vida que pediu, sim. Se ela não está boa, quem nos impede de buscar outras opções?

Quase subo pelas paredes quando entro neste papo com ele porque respeito muito as fraquezas humanas. Sei como é difícil interromper uma trajetória de anos e arriscar-se no desconhecido. Reconheço os diversos fatores - família, amigos, opinião alheia - que nos conduzem ao acomodamento.

Por outro lado, sei que este meu amigo está certo. Somos os roteiristas da nossa própria história, podemos dar o final que quisermos para nossas cenas. Mas temos que querer de verdade. Querer pra valer. É este o esforço que nos falta.

A mulher que diz que adoraria se separar mas não o faz por causa dos filhos, no fundo não quer se separar. O homem que diz que adoraria ganhar a vida em outra atividade, mas já não é jovem para experimentar, no fundo não quer tentar mais nada.

É lá no fundo que estão as razões verdadeiras que levam as pessoas a mudarem ou a manterem as coisas como estão. É lá no fundo que os desejos e as necessidades se confrontam. Em vez de nos queixarmos, ganharíamos mais se nadássemos até lá embaixo para trazer a verdade à tona. E então deixar de sofrer. (Martha Medeiros)

E lembre-se: A insatisfação por aquilo que não temos é resultado da falta de gratidão por aquilo que temos. (Daisaku Ikeda)

Abraços e muita paz!

A vida e nossos infernizantes dilemas A vida e nossos infernizantes dilemas Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on março 12, 2017 Rating: 5
2 comentários:
  1. Bom dia,Realmente,não paramos para pensar neste assunto.mas a realidade é outra somos o que pensamos,temos que ter atitude para nos melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Bernadete!!!
      Sim, querida amiga, somos os protagonistas de nossas vidas e cabe a nós as atitudes para melhora.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e excelente semana!!!

      Excluir