Usuário do WhatsApp corre perigo e risco

WhatsApp perigo e risco de segurança
O usuário do WhatsApp corre perigo e risco de segurança de dados e das mensagens, pode estar com a privacidade de suas conversas comprometidas por causa de uma falha de segurança do aplicativo. O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos proprietários de smartphones para enviar mensagens.

Com essa popularidade, o aplicativo acabou virando alvo de hackers, invasores e usuários maliciosos. Segundo a empresa, o WhatsApp conquista em média vinte e cinco milhões de novos usuários por mês.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos usuários Android e, por isso, deveria ser um dos mais seguros, certo? Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Segundo o consultor de segurança digital, Bas Bosschert, uma falha no aplicativo permite roubar as conversas trocadas entre os usuários.

Falha no  WhatsApp

Como funciona a falha do WhatsApp

Como a base de dados e mensagens do WhatsApp é salva no cartão SD, pode ser lida por qualquer outro aplicativo Android caso o usuário permita o acesso do aplicativo ao cartão. Desta forma, o histórico de conversas fica extremamente vulnerável, visto que muitas pessoas aceitam todo e qualquer tipo de permissão sem mesmo conferir o tipo de acesso que estão autorizando.

Embora o serviço de mensagens instantâneas use um sistema de encriptação, o consultor ainda diz que o acesso ao conteúdo das mensagens é fácil de ser obtido por meio de um aplicativo usado para backup das conversas, que pode ser criado por outro desenvolvedor. O problema é que o WhatsApp usa a mesma criptografia em todos os casos, quando o mais seguro seria criar novas chaves de encriptação para cada usuário.

Aliás, a questão também pode ser encarada como um problema na infraestrutura do OS Android, visto que usuários iOS supostamente não precisam se preocupar com isso. O software da Apple não permite o acesso aos dados fora da própria sandbox do aplicativo, o que impede que hackers possam mexer nos dados dos usuários usando aplicativos fictícios.

Mais uma vez, reforço que prestar a atenção nas permissões que você está dando a um aplicativo antes de baixá-lo é extremamente importante para evitar que seus dados caiam em mãos erradas.

Até o momento, o time do WhatsApp/Facebook ainda não se manifestou com relação ao problema levantado por Bas Bosschert. De acordo com a assessoria do Google, a falha parece estar no design do WhatsApp e os desenvolvedores já estão trabalhando para disponibilizar uma atualização corretiva para o problema. (Fonte: Bas Bosschert)

Segundo a assessoria do WhatsApp o risco só ocorre se o dono de um aparelho baixar um malware ou vírus, seu telefone ficará em risco, diz a nota. Como sempre, recomendamos que os usuários do WhatsApp mantenham seus sistemas operacionais atualizados para garantir que tenham as mais recentes atualizações de segurança e os encorajamos a baixar aplicativos apenas de fontes confiáveis.

Proteção de dados no WhatsApp

Como proteger as conversas no WhatsApp 

Para manter sua privacidade os desenvolvedores melhoraram pontos de problema com a criptografia, liberaram opções de auxílio à privacidade e a PSafe criou o Cofre.
Nem tudo no seu perfil precisa ficar acessível a todos. Para definir o que fica a mostra e para quem vá em “Configurações” -> “Informações da conta” -> “Privacidade”. Nessa aba você pode definir quem tem acesso a: Visto por último, Fotos do perfil e Status. É só clicar no que você deseja mudar que aparecerá uma tela pop-up com as opções.

Você pode esconder as conversas sem apaga-las? Se você tem uma conversa, mas não quer que a vejam no topo da lista nem quer apaga-la, você pode arquiva-la. Na lista de conversas, pressione a conversa por um tempo para que apareça o pop-up de opções. Escolha “Arquivar conversa”. Para acessá-la de novo é só descer toda a lista de conversas e clicar em “Conversas Arquivadas”. Para desarquivar é só pressioná-la de novo e aparecerá a opção de “Desarquivar conversa”.

O recurso Cofre do PSafe Total funciona como uma segunda autenticação, protegendo suas informações de serem vistas por quem não deve. Ao ativá-lo você tem a opção de escolher quais aplicativos receberão essa segurança extra. Assim, quando você ou outra pessoa tentar abrir seu WhatsApp será necessário uma senha, além da que foi utilizada para desbloquear o aparelho.

Com o Cofre você protege fotos, vídeos, SMS e aplicativos em geral. Ao instalar o PSafe Total clique na aba “Proteção” e “Cofre”. Com os dedos desenhe uma senha e repita para confirmar. Em seguida vai aparecer uma tela pedindo para você configurar uma pergunta secreta. Ao definir isso é só escolher o que será protegido pelo Cofre e ficar tranquilo. (Fonte: psafe.com)

Proteja seu smartphone de ataques

Dicas para proteger seu smartphone 

Use uma senha poderosa
Use um antivírus e mantenha atualizado
Apague os arquivos da memória constantemente
Desative o bluetooth depois do uso
Desligue o wi-fi quando não está em uso
Não utilize senhas e nem dados bancários no aplicativo
Use o aplicativo WhatsLock
Bloqueie a galeria de imagens
  

Reino Unido pode banir o WhatsApp

As mensagens instantâneas podem ser banidas no Reino Unido, pois foi criada uma lei que tem como objetivo fazer com que provedores de internet do Reino Unido guardem registros de tudo o que ocorre em seus servidores. O projeto de lei, de fato, já tem algum tempo, mas havia sido rejeitado pelo Partido Liberal Democrata do país.

O projeto, porém, foi revivido em uma nova versão pela Secretária de Assuntos Internos Theresa May. A nova lei vem com o objetivo de ajudar na identificação de criminosos, hackers e suspeitos de terrorismo, melhorando a segurança nacional, e deve ser apresentada dentro dos próximos meses para o Parlamento que, dessa vez, tem os Conservadores em maioria, tornando altas as chances de aprovação.

E por que os aplicativos de conversação estariam em perigo? Simples: porque eles utilizam um sistema de mensagens criptografadas, que é exatamente o que a Secretária deseja banir, segundo o jornal Metro.

Não será um banimento instantâneo desses serviços, visto que eles ainda poderão se adequar às novas normas para continuar funcionando, caso a lei seja aprovada. E eles terão tempo de sobra para fazer essas mudanças, já que a nova lei só entraria em funcionamento em 2016. (Fonte: Metro e Jimmy Nsubuga)

Segurança para o WhatsApp

Se você é usuário do aplicativo fique atento, se o seu smartphone for roubado ou perdido, não se esqueça de bloquear o chip na operadora e requerer o bloqueio da conta no suporte do WhatsApp.

Abraços e muita paz!

Usuário do WhatsApp corre perigo e risco Usuário do WhatsApp corre perigo e risco Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 11, 2015 Rating: 5
Um comentário: