Vida e resiliência frente aos problemas

Vida e resiliência frente ás adversidades
Para nos adaptarmos e evoluirmos positivamente na vida é preciso usar de resiliência e proatividade frente aos problemas que vão surgindo, frente às adversidades que a vida vai nos apresentando.

A resiliência é a capacidade que temos de controlar as emoções, os impulsos e agir com eficiência.

Resiliência é a capacidade de administrar as emoções e controlar os impulsos. É a habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Sobre pressão temos que ser elegantes e resilientes.

Pessoas resilientes quanto a esse fator são capazes de utilizar as pistas que leem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a autorregulação.

Quando essa habilidade é rudimentar, as pessoas encontram dificuldades em cultivar vínculos e com frequência desgastam, no âmbito emocional, aqueles com quem convivem em família ou no trabalho.


Vida, serenidade e resiliência
Em todas as adversidades da vida a resiliência, o equilíbrio e a serenidade fazem um grande bem.

O provimento dos sucessos não vem das conquistas, mas sim das resiliências. (Loyhan F. Torres)


Resiliência e proatividade nas escolhas

Resiliência é também a capacidade de regular a intensidade dos impulsos, não se deixar levar pelas emoções. É a proatividade nas escolhas e ações frente aos problemas que vão surgindo, é o ato de prever os problemas e agir de forma eficiente.

A resiliência, a capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos, é o que preenche os homens em momentos de sofrimentos inevitáveis. Como diz um provérbio japonês: "cair sete vezes e levantar oito". (Raimundo Grossi)

Ser resiliente é ter a capacidade de possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade de um indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades. (Doutor Fé)


Resiliência é a capacidade de adaptação

Na psicologia a resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades.

Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade.

A resiliência de um indivíduo dependerá da interação de sistemas adaptativos complexos, como o círculo social, família, cultura, entre outros.

A resiliência pode se apresentar ou não em vários domínios da vida de uma pessoa (saúde, trabalho, escola etc.) e variar ao longo do tempo. (Southwick, S. M., Bonanno, G. A., Masten, A. S., Panter-Brick, C., e Yehuda, R.)

Cultivas a serenidade e a astúcia. Aquietas a mente e tentas analisar o obstáculo pelas mais diversas perspectivas. Pedes sinais e ficas atenta ao que o universo tem para te ofertar. Sentes o que te incomoda, fechas os olhos, aceitas e agradeces.

Com cada situação há sempre algo de positivo a aprender. E depois, com tranquilidade escutas a tua mente e o teu coração. Quando ambos estiverem em harmonia é porque encontraste a chave e saberás que chegou então o momento de agir. (Filomena Silva)

A resiliência surge quando você tem que ser forte no momento onde os seus problemas sugam todas as suas forças. E para não desabar retiramos até a última porção de energia para continuar prosseguindo. (Danúbia Alves dos Santos Cerqueira)

Escreva seu futuro com a caneta da proatividade, da força de vontade, da resiliência e do amor... para deixar nas páginas da sua vida as melhores recordações de vitória. (Auricélia Brito)

Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será! (Roger Stankewski)

Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo. É perigoso guardar uma cabeça cheia de sonhos, com as mãos e o coração desocupados. (Roberto Shinyashiki)

Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar. (Anatole France)

Abraços e muita paz!

Vida e resiliência frente aos problemas Vida e resiliência frente aos problemas Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 05, 2017 Rating: 5
2 comentários:
  1. Boa tarde éra tudo que eu preciva ler hoje Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Bernadete!!!
      A vida é um tanto complicada, mas a gente vai aprendendo a lidar com ela, aprendendo a gerenciar os problemas e as adversidades.
      Que bom que a mensagem chegou em boa hora e lhe fez bem, ótimo!
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir