Vida e os benefícios da fruta maracujá

Benefícios do maracujá para a saúde
É sabido que a natureza fornece vida e saúde para nosso organismo. O maracujá é uma fruta exótica, natural da América do Sul, que trás muitos benefícios para nossa saúde. É popularmente conhecida por fruta da tranquilidade.

A fruta maracujá é normalmente laranja, ouro, marrom ou amarela com pequenas pintas claras. Possui casca lisa e dura, é redonda ou ovoide, tem um anel transparente e gelatinoso para proteger a polpa e as sementes.

A fruta tem sabor agradável e acidulado. É muito usada no preparo de sucos, doces, mousses, sorvetes, caldas para sobremesas e também na culinária.

As fibras solúveis presentes no maracujá são de grande auxilio para os portadores de diabetes. Ela ajuda muito no controle da doença.

Por sua ótima composição e propriedade é conhecida como fruta do bem. É uma fruta pequena e suas sementes também são comestíveis.

A fruta é excelente fonte de vitamina A, compostos naturais que reduzem o colesterol e uma grande quantidade de fibras solúveis.


Maracujá como calmante

Os efeitos calmantes do consumo da polpa de maracujá ou chá, na forma de infusão de folhas, já são conhecidos pela ciência. Entretanto, o consumo deve ser moderado, sem doses exageradas, e não é indicado para quem tem pressão sanguínea baixa.

Além de ser calmante, a fruta é diurética, rica em vitamina C e sua casca também pode ajudar no tratamento de outras doenças.

"A casca pode ser seca e torrada para depois ser acrescentada na alimentação, pois as fibras ajudam a diminuir níveis de glicose e colesterol no sangue", explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas. (SINESP)

Propriedades do maracujá

Benefícios do maracujá

A fruta contém proteínas e hidratos de carbono saudáveis e é uma excelente fonte de potássio, de cálcio, fósforo e ferro.

O maracujá possui vitaminas essenciais para nosso organismo, tais como: A, B1, B2, B3, B9, C, E, K e provitamina A.

É benéfico para a saúde da visão.

É benéfica para o sistema imunológico, com suas propriedades anticancerígenas.

A fruta ajuda a estabilizar os nervos.

Possui propriedades antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Auxilia no tratamento e alívio da asma.

É estimulante da digestão, controla a acidez e úlceras estomacais.

Ajuda no aumento da hemoglobina no sangue.

Suas sementes possuem alto teor de fibras essenciais ao organismo.

O maracujá é um relaxante natural. Portanto, é muito benéfico para as pessoas que sofrem de insônia.

Ajuda na eliminação do colesterol ruim.

Melhora a circulação sanguínea e tem propriedades anticoagulantes.

A fruta possui propriedades antiespasmódicas.

As sementes possuem um potente vermífugo.

Regula a frequência cardíaca e pressão arterial, reduzindo o risco de doença cardiovascular. (Perú.com)

Sua utilização como sedativo é conhecida desde a antiguidade, entretanto essa não é sua única utilização, pois pode ser utilizada como calmante, hipnótico, sonífero e tonificante. (DHAWAN, ET., 2004)

Suas folhas têm ação na ansiedade, asma, calmante, convulsão, crises nervosas e neurastênicas, espasmos e excitação nervosa, fadiga, inquietação, hiperatividade, nervosismo e insônia. A Passiflora tem efeito depressor do sistema nervoso central, sendo utilizada no tratamento de distúrbios da ansiedade. (DHAWAN,ET AL., 2003)


Óleo de maracujá

O Óleo de Maracujá tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, etc. O óleo também pode ser usado tanto na alimentação humana e animal, quanto na indústria de tintas, sabões, alimentos e outras. (campestre.com.br)

Enquanto produto cosmético a base de óleo de maracujá, este auxilia na regeneração pós-peeling e ajuda amaciar e hidratar peles secas. Auxilia também na regeneração de peles com estrias e normaliza o conteúdo lipídico alterado. (farmacam.com.br)

Produtos a base do óleo do maracujá proporciona sensação relaxante e antiestresse. (Amazon Oil Industry)


Estudos sobre o maracujá

Pesquisadores e cientistas da UNICAMP comprovam os benefícios da fruta maracujá.
Pesquisadores da Unicamp comprovaram que o maracujá realmente acalma e descobriram vários outros benefícios.

Em laboratório, cientistas estudaram quatro tipos do fruto, incluindo o azedo, o mais comum. A casca que sempre vai parar no lixo também foi avaliada. "Parte dela se aproveita para a produção de uma farinha que é recomendada para pessoas que têm nível elevado de glicose para reduzir, pelo menos, de 15% a 20% este teor", garante Glaucia Pastori, pesquisadora da UNICAMP.

Na polpa há vitaminas do complexo B, C, vitamina A, sais minerais além de um potente vermífugo identificado nas sementes. “Essas propriedades passam para o suco. Quando a pessoa ingere o suco, está consumindo”, explica a pesquisadora. (Jornal Hoje)


Precauções de uso:
A fruta não tem nenhuma contraindicação, mas não convém abusar no consumo.

O chá de folhas de maracujá deve ser utilizado com cautela, pois elas possuem ácido cianídrico (cianeto), e, desta forma, podem levar a pessoa a um quadro de intoxicação.

Dependendo do tipo da fruta, o maracujá pode ser muito ácido e chegar a atacar o fígado, além de que os poderes sedativos são, de fato, bastante poderosos e a pressão poderá cair consideravelmente.

Abraços e muita paz!

Vida e os benefícios da fruta maracujá Vida e os benefícios da fruta maracujá Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 10, 2017 Rating: 5
2 comentários:
  1. Olá tomo suco de maracujá para dormir melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Bernadete!!!
      Querida amiga, o maracujá é ótimo para esta função, pois é um excelente relaxante natural.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir