Melão amargo cura várias enfermidades

Melão de São Caetano e a saúde
O Melão Amargo, também conhecido por Melãozinho, ou Melão de São Caetano, auxilia na cura de várias enfermidades, entre elas o câncer e o diabetes. Muitas pesquisas e estudos realizados em laboratórios de diversas partes do mundo comprovam estes benefícios do melão amargo para a nossa saúde.

O melão amargo é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em três partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é ótima para curar hemorroidas.

Com nome científico de Momordica Charantia, é um gênero botânico pertencente à família Cucurbitácea; muito conhecido como "melãozinho", ou Melão de São Caetano.

Melão de São Caetano

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigauri, nigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão de São Caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era São Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano. (Wikipédia - Takeguma, Massahiro)


Propriedades do melão amargo
O melão Amargo combate o diabetes, câncer, diarreia, resolutiva, febrífugo, cólicas abdominais, colite, menstruações difíceis, problemas gástricos, resfriado, inflamações hepáticas, dores articulares, eczemas, edemas inflamatórios, problemas de pele, faringites, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, úlceras, TPM e outras enfermidades.

Estudos científicos publicados nos últimos dez anos mostram que o Melão de São Caetano ou Melão Amargo, apresenta propriedades antitumorais e anticancerígenas e muitas pesquisas tem sido realizadas a respeito de suas atividades antivirais e no HIV.

O Melão pode ser usado contra todas as doenças de pele, tais como eczemas, acne e doenças por fungos.

É ótimo coadjuvante para os diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue.

O Melão Amargo contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana e também é rico em vitaminas A e C, além dos seguintes compostos químicos: hidroxitriptmamina (serotonina), ácido linoleico, licopeno, zeaxantina e lanoesterol todos possuindo referências sobre atividade anticancerígena ou na prevenção do câncer. O Melão Amargo contém também a substância criptoxantina, que tem propriedades antimutagênicas. (Fonte: www.segs.com.br)


Modos de usar o Melão Amargo:
Infusão de folhas secas, para leucorreia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água.

Sumo - feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. Decocção para diabetes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar. Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar.

Infusão para diabetes- 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar.

Pomada - raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos.

Frutos cozidos: para vomitivos e antivenéreos.

Frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos.

Suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. - raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele.

Infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas - infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves - infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorreia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes.

Infusão do fruto: hemorroidas.

Unguento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos.

Suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura.

Suco puro das folhas: sarna.

Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese proteica; pode causar aborto.

Dosagem:
Adultos - 3 a 6 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso internos - para todas as indicações; 3 gramas de planta inteira seca ou 6 gramas de planta inteira fresca (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decocto ou infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 horas em uso interno para todas as indicações; Cápsulas : 1000 mg duas vezes ao dia em todas as indicações. Os frutos maduros vaporizados e transformados em polpa podem ser aplicados sobre e pele em emplastos; O suco de um ou dois frutos pode ser usado em todas as queixas gastrointestinais, nas parasitoses, para reduzir o colesterol e triglicerídeos, 2 vezes ao dia. (Fonte: Plantas Que Curam)


Chá de folhas e galhos de Melão de São Caetano
Modo de preparo:
Preparar o chá utilizando uma colher das de sopa bem cheia de folhas e ramos picados para uma xícara das de chá de água.
Colocar para ferver por três a cinco minutos.
Abafar.
Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.
Coar.

Como usar o chá do melão:
Indicação: Diabetes de adultos.
Modo de usar:
Tomar duas xícaras de chá ao dia. Repetir o tratamento e fazer o controle da glicose.

Contra indicação:
O chá não é indicado na gravidez.
Forma do Chá: Cozimento
Forma de Uso: Oral
Partes Usadas: Folhas e Ramos
(Fonte: Plantas Que Curam)

Abraços e muita paz!

Melão amargo cura várias enfermidades Melão amargo cura várias enfermidades Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on outubro 25, 2016 Rating: 5
Nenhum comentário: