Cravo da índia e seus ótimos benefícios

Vida e os benefícios do cravo da índia
O cravo da índia é largamente utilizado na medicina indiana, chinesa, tibetana e africana. Possui inúmeros e ótimos benefícios para o nosso organismo, fortalecendo a nossa saúde mental e corporal. Além de vários benefícios para a saúde, ele também tem a propriedade de acelerar o metabolismo, auxiliando a digestão e a queima de gordura. É também conhecido por cravo, cravinho, craveiro e craveiro da índia.

O cravo da índia pode ser utilizado de várias formas e é indicado tanto na culinária, como na medicina. Na culinária são usados os botões secos de suas flores, na medicina é utilizado na confecção de medicamentos, seu óleo é utilizado como antisséptico na odontologia e o seu chá é utilizado para prevenção e cura de várias enfermidades. Também é utilizado na confecção de cosméticos e na fitoterapia ocidental.

Vida e o chá de cravo da índia

Benefícios do uso do chá de cravo da índia:
Poderoso antioxidante que possui a capacidade de proteger as células sadias do nosso corpo contra as lesões e os demais danos causados pelo excesso de radicais livres.

É anti-inflamatório natural, agindo inclusive contra as inflamações nas articulações.

Tem ação antisséptica e analgésica.

Atua como inibidor da dor de cabeça, de cólica menstrual, dor de dente e dor de garganta.

Auxilia no controle da febre e candidíase oral, cuidando da saúde bucal.

Combate o mau hálito, previne o envelhecimento da pele e combate infecções da pele e micoses. Também ajuda no controle e tratamento de espinhas.

Ajuda a controlar o colesterol e o hipotireoidismo.

O óleo de cravo da índia tem propriedades que impedem a coagulação sanguínea, auxiliando e evitando as doenças cardiovasculares.

Tem ação antifúngica e antiviral.

Tem propriedade expectorante.

Auxilia a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Ajuda no combate da tosse e bronquite.

Tem poder afrodisíaco.

Auxilia no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarreias, gases e inchaço do estômago.

É um vermífugo natural.

Auxilia no tratamento e combate do pé de atleta e os fungos dos pés.

É antiespasmódico, ajuda a tratar os espasmos musculares.

É um excelente repelente contra insetos, principalmente as formigas e pernilongos.

Seu uso medicinal ultrapassa dois mil anos, largamente utilizado na medicina indiana e chinesa. Na medicina chinesa é utilizado internamente na forma de chá e topicamente na forma de um óleo para massagear os músculos, incluindo a esclerose múltipla. Na medicina africana é utilizado na forma de infusão em água, para tratamento de distúrbios do estômago, vômitos e diarreia.

O cravo da índia possui grande quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Possui também, uma boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e betacaroteno.

Cravo da Índia e seus Benefícios

Chá de cravo da índia
Uma colher de sopa de cravo da índia.
Um litro de água.
Modo de preparo: Em um recipiente coloque a água e os cravos, leve para ferver, depois que levantar fervura espera por aproximadamente dez minutos, desligue o fogo, espere esfriar e coe. Pode-se consumir até três xícaras ao dia.

Compostos ativos do cravo da índia
O eugenol compreende 72 a 90% do óleo essencial extraído do cravo, e é o principal composto responsável ​​pelo aroma do cravo. Outros importantes componentes do óleo essencial de óleo de cravo incluem acetil eugenol, beta-cariofileno e vanilina, ácido cratególico, taninos como a bicornina, ácido galotânico, salicilato de metila (analgésico), os flavonóides eugenina, canferol, ramnetina e eugenitina; triterpenóides como ácido oleanólico, estigmasterol e campesterol e sesquiterpenos diversos.

O eugenol apresenta propriedades antissépticas e anestésicas. Dos botões secos, extrai-se 15-20 por cento de óleo essencial, e a maior parte dele é o eugenol. Um quilograma de brotos secos rende aproximadamente 150 ml de eugenol. (Wikipédia e Plantamed)

Óleo de cravo da índia

Pesquisas e estudos com o cravo da índia
O Professor Gary Elmer, Ph. D. do departamento de Medicinal Chemistry da University of Washington School of Pharmacy, em Seattle, salienta que "o eugenol realmente mata viroses e bactérias".

Cientistas identificaram o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) como o melhor tempero antioxidante, devido ao fato de que ele contém altos níveis de compostos fenólicos, além de ter outras propriedades benéficas à saúde.

Das cinco propriedades antioxidantes testadas, o cravo-da-índia apresentou a maior capacidade de liberar hidrogênio, reduzir a peroxidação lipídica, e foi o melhor redutor de ferro, explica a Dra. Juana Fernández-López, coautora do estudo realizado na Universidade Miguel Hernández, na Espanha. (Armazém das especiarias)

Contraindicação do cravo da índia
O cravo da índia é contra indicado para gestantes, na amamentação, para crianças com menos de seis anos e pessoas com graves problemas intestinais.

Abraços e muita paz!

Cravo da índia e seus ótimos benefícios Cravo da índia e seus ótimos benefícios Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 03, 2016 Rating: 5
Nenhum comentário: