Vida e os cuidados com os sentimentos

Vida e os cuidados com as emoções
No caminho da vida precisamos policiar constantemente as nossas emoções, os nossos sentimentos também precisam de cuidados. Este é o verdadeiro teste moral do ser humano e da humanidade.

Mesmo nos momentos da mais profunda desordem, é segundo as leis dos sentimentos que, secretamente, o homem vai compondo a sua vida.

Em trabalhos práticos de física, qualquer aluno pode fazer experimentos para verificar a exatidão de uma hipótese científica. Mas o homem, por ter apenas uma vida, não tem nenhuma possibilidade de verificar a hipótese por meio de experimentos, por isso não saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a seu sentimento.

Vida e o poder das emoções

Vida e o poder dos sentimentos 
A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força.

O verdadeiro teste moral da humanidade - o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar - são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. É aí que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras.

Os cães são o nosso elo com o Paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.

O acaso tem suas mágicas, a necessidade, não.
Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado.

Pelo fato da vida ser, relativamente, tão curta e não comportar “reprises”, para emendarmos nossos erros, somos forçados a agir, na maior parte das vezes, por impulsos, em especial nos atos que tendem a determinar nosso futuro.

Somos como atores convocados a representar uma tragédia (ou comédia), sem ter feito um único ensaio, apenas com uma ligeira e apressada leitura do script.

Nunca saberemos, de fato, se a intuição que nos determinou seguir certo sentimento foi correta ou não. Não há tempo para essa verificação. Por isso, precisamos cuidar das nossas emoções com carinho muito especial.

Procuramos sempre o peso das responsabilidades, quando o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade. (Milan Kundera)

São precisamente as perguntas para as quais não existem respostas que marcam os limites das possibilidades humanas e traçam as fronteiras da nossa existência. (Milan Kundera)

Abraços e muita paz!

Vida e os cuidados com os sentimentos Vida e os cuidados com os sentimentos Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 15, 2016 Rating: 5
Nenhum comentário: