Vida e benefício do magnésio para saúde

Os benefícios do magnésio para saúde
Cuidado com a carência de magnésio no organismo, ele proporciona ótimo benefício para a nossa saúde. O magnésio é importante para a vida, tanto animal como vegetal, é intitulado a luz da vida. A clorofila é uma substância complexa de porfirina-magnésio que intervêm na fotossíntese.

O magnésio é um elemento químico essencial para o ser humano. A maior parte do magnésio no organismo encontra-se nos ossos e, seus íons desempenham papéis de importância na atividade de muitas coenzimas e, em reações que dependem da ATP.

Também exerce um papel estrutural, o íon de Mg2+ tem uma função estabilizadora para a estrutura de cadeias de ADN e ARN. O aumento na ingestão de cálcio, proteína, vitamina D e álcool, bem como o estresse físico e psicológico aumentam as necessidades de magnésio.

Vida e a carência de magnésio


Vida e a carência de magnésio

A sua carência nos humanos pode causar: agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, perturbação da pressão sanguínea (tanto com hipertensão como hipotensão), insônia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia.

Essencial para a fixação correta do cálcio no organismo; a deficiência de magnésio pode causar endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas; sua carência pode causar descalcificação nos ossos (osteoporose). O cloreto de magnésio nos ajuda a combater a depressão, os enjoos e a fadiga.

Estima-se que a grande maioria dos seres humanos apresenta carência do elemento Magnésio no organismo.

O stress, a idade, drogas, bebidas alcoólicas, fumo, alimentação deficiente podem levar a uma carência cada vez maior resultando em complicações como artrose, problemas reumáticos, arritmias, infarto e problemas circulatórios.


Onde encontrar o magnésio

Dependendo do peso e da altura, a quantidade diária necessária e recomendada varia entre 300 e 350mg, quantidade que pode ser obtida facilmente, visto o magnésio estar presente na maioria dos alimentos, principalmente, nas folhas verdes das hortaliças, nas sementes, nozes, leguminosas e cereais integrais. Contudo, a agricultura intensiva produz alimentos carentes neste mineral. (Fontes: Biol. Psiquiatry, British Med. J., International J. Epidemiol, Ash, Russell e Wikipédia)


Benefícios do cloreto de magnésio

Funciona como um excelente purificador do sangue, ajudando a equilibrar seu pH. Graças a este benefício, o cloreto de magnésio nos ajuda a prevenir muitas doenças.

Vida e benefícios do cloreto de magnésioAjuda a eliminar o ácido que se acumula nos rins, promovendo o funcionamento e a saúde renal.

Estimula as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, contribuindo, desta forma, a manter um equilíbrio mental.

É ideal para os esportistas ou pessoas com alto rendimento físico, já que ajuda a prevenir e combater as lesões musculares, cãibras, fadiga e/ou cansaço muscular.

Estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, prevenindo as doenças do coração.

Ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, estimulando a boa circulação do sangue e prevenindo doenças.

É um poderoso remédio antiestresse, que também ajuda a combater a depressão, os enjoos e a fadiga.

É muito importante na regulação da temperatura do corpo.

Previne problemas como as hemorroidas, melhora a saúde intestinal e ajuda em casos como a colite, prisão de ventre, entre outros.

Previne os problemas da próstata e ajuda a combatê-los.

As pesquisas alertaram que pode ajudar a prevenir e a combater tumores cancerígenos.

Fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir e a combater os resfriados, mucosidades e infecções.

Previne o envelhecimento precoce, já que oferece vitalidade ao corpo e promove a regeneração celular.

É um elemento chave na prevenção da osteoporose, pois atua como um fixador de cálcio nos ossos.

O cloreto de magnésio previne a formação de cálculos renais, impedindo que o oxalato de cálcio se acumule neles.

Promove a saúde da mulher, já que diminui os sintomas da TPM e estimula a regulação hormonal.

Combate os radicais livres, evitando a formação de tumores e verrugas.

Promove a limpeza das artérias, prevenindo ao mesmo tempo a arteriosclerose.


Onde encontrar o cloreto de magnésio
O cloreto de magnésio pode ser encontrado já preparado e em tabletes, podemos encontrar em lojas de produtos naturais.


Contraindicações do cloreto de magnésio
Está contraindicado para as pessoas que sofrem de diarreia, pois tem um efeito laxante.

Deve ser evitado em pessoas com doenças renais, especialmente as que sofrem de insuficiência deste tipo.

Não deve ser consumido quando se sofre de colite ulcerosa, pois pode aguçar as diarreias.

Ao tomar antibióticos, o cloreto de magnésio pode diminuir a eficiência de alguns deles, é por isso que se recomenda tomá-lo três ou quatro horas antes de consumir o antibiótico. (Fonte: Melhor com Saúde)

Vida e saúde com cloreto de magnésio

Na dúvida, consulte sempre um médico para as dosagens diárias, para diagnosticar eventuais doenças e indicar tratamentos ideais.

Abraços e muita paz!

Vida e benefício do magnésio para saúde Vida e benefício do magnésio para saúde Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on março 20, 2016 Rating: 5
Nenhum comentário: