A vida e o tema espiritualidade

Vida e a evolução espiritual
Na vida presente, precisamos dar uma atenção especial ao tema espiritualidade. Não desenvolver e cultivar a espiritualidade pode marginalizar e desqualificar o ser humano, individualmente, socialmente, emocionalmente e profissionalmente. É desenvolvendo a espiritualidade que vamos agregar valores de qualidade em nossas vidas.

Segundo Andrew Schneider: "Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes - tem um sentido de sobrenatural", mas na realidade temos que encará-la como sendo um sentido natural da evolução do ser.

Precisamos encarar e desenvolver a espiritualidade como valor natural. É este desenvolvimento que nos trará a evolução nos valores éticos, morais, justos, sociais e religiosos. Também é a espiritualidade que nos proporcionará sentimentos de compaixão, fraternidade e caridade, nos aproximando de Deus.

É a espiritualidade que nos ilumina a mente, trazendo sabedoria, conhecimento e consciência, coisas que iluminam a nossa alma e promove a evolução. A espiritualidade é a precursora do caminho do bem, é a semente do bem. (Doando Vida)

O Ego é a bota que desgastamos no espinhoso caminho da espiritualidade.
A espiritualidade e a vida do ser
Estou cada vez mais convencido que chegou o momento de encontrarmos uma maneira de pensarmos a espiritualidade e ética acima da religião. (Dalai Lama)

O tema espiritualidade e a vida
Nos últimos anos aconteceram várias coisas que motivaram a introdução do tema espiritualidade nas organizações.

Tudo está em constante transformação e evolução: tecnologia, moda, modelos de gestão... Em que confiar? Onde depositar minha confiança e esperança?

As principais características de uma pessoa espiritualizada: Valores éticos; intuição; criatividade; religião; fé; visão holística; respeito com o meio ambiente, responsabilidade social; compaixão, justiça.

A espiritualidade “hoje se insere como uma dimensão estratégica, na medida em que dá mais significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas”.

Qualidades comuns dos líderes empresariais espiritualmente inteligentes:
1) Praticam e estimulam o autoconhecimento.
2) São guiados por valores e ideais.
3) Convivem com a adversidade.
4) Possuem visão holística.
5) São interessados.
6) Colocam as coisas num contexto mais amplo.
7) Sabem ouvir.
8) São espontâneos.
9) Tem compaixão.
(Vitório C M de Arruda)

As quatro Leis da espiritualidade ensinadas na Índia:
A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.
Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não.

O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.
Estamos nessa vida para viver inúmeras experiências, e se continuarmos sempre voltando as mesmas páginas deixaremos de ler outros livros maravilhosos que só estão aguardando por uma chance para entrar em nossas vidas.

Por isso vire a última página sem dor no coração e pegue o próximo livro. Surpresas maravilhosas estarão te esperando, basta você abrir o livro e começar a ler esse novo capitulo da sua vida.

Assim como a navalha se afia melhor com azeite, a espiritualidade se exerce melhor com cortesia, sem estarem cuidadosamente afiadas ambas machucam. (Edward Young)


Abraços e muita paz!

A vida e o tema espiritualidade A vida e o tema espiritualidade Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 03, 2016 Rating: 5
2 comentários:
  1. Somos Espíritos passando por experiência terrena. Nossa verdadeira casa é o Mundo Espiritual. Devemos valorizar e estarmos mais ligados aos valores Espirituais que são Eternos.O homem Espiritualizado está mais próximo com o Divino, DEUS!! Muita Paz !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza!!!
      Verdade, a nossa lição na terra é desenvolver bons valores espirituais, dar mais valor ao que é eterno. Estes valores também vão ajudar muito nesta passagem da vida.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho de sempre, valeu!!!
      Abraços com carinho e muita Paz para você também!!!

      Excluir