A vida e as mensagens de nossas emoções

A vida é guiada por nossas emoções
A vida é regida e guiada pelas nossas emoções. Há momentos na vida, em que as emoções entram em ação, é a alma ou o coração transmitindo mensagens ao cérebro, informações que muitas vezes as palavras não podem descrever.

Estas mensagens são as respostas emocionais que servem para explicar e organizar as ações dentro do nosso sistema mental.

As nossas emoções agem tanto para a felicidade quanto para a tristeza e dor. As emoções tanto agradáveis quanto desagradáveis dirigem nossa atenção para circunstâncias importantes da vida. (Doando Vida)

Não podemos esquecer que as emoções são os grandes capitães de nossas vidas, nós obedecemos-lhes sem nos apercebermos. (Vincent van Gogh)

Vida e a mportância dos sentimentos

A vida e as influências das emoções
A emoção é uma experiência subjetiva, associada a temperamento, personalidade e motivação. Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais.

As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo.

O psicólogo William James argumenta que as experiências emocionais são devidas principalmente a experiência de alterações corporais. O psicólogo dinamarquês Carl Lange também propôs uma teoria similar, conhecida como a Teoria de James-Lange.

Esta teoria e as suas derivações consideram que uma nova situação conduz a uma alteração do estado corporal. Como diz James: "a percepção das alterações corporais assim que elas ocorrem é a emoção".

Esta teoria assegura que primeiro a pessoa reage a uma situação (fugir e chorar acontecem antes da emoção) e depois interpreta suas ações como uma resposta emocional. Deste modo, as emoções servem para explicar e organizar as ações dentro do nosso sistema mental. (Wikipédia)

A vida e a importância dos sentimentos
Os sentimentos oferecem informações essenciais que precisam ser compartilhadas com os outros.

A dor física é um aviso de que há alguma coisa errada com nosso corpo, de modo que possamos agir para sanar o problema.

Da mesma forma, as emoções tanto agradáveis quanto desagradáveis dirigem nossa atenção para circunstâncias importantes.

Se não tivéssemos emoções, não saberíamos como distinguir as situações que são benéficas para a nossa vida das prejudiciais.

Por exemplo, a alegria que sentimos assistindo ao nascer do sol lembra-nos de como é importante reservar algum tempo para admirar as belezas da natureza.

Sem emoções, não perceberíamos que uma determinada situação é tediosa e não faríamos nada para torná-la mais interessante.

Sem o medo e a raiva, não saberíamos sair de situações potencialmente danosas.

Devemos, portanto, tomar nossas emoções como ponto de partida para a reflexão, ou elas poderão produzir reações automáticas que não nos farão bem.

Emoções, pensamentos e ações são trigêmeos que precisam trabalhar juntos e em harmonia. Quando percebemos uma emoção, temos de analisá-la a fim de poder ouvir a mensagem que ela nos está enviando.

Usadas assim, as emoções nos levam a percepções ocultas, medos e preferências. Quando usamos as informações oferecidas tanto pelas emoções quanto pela reflexão, podemos determinar o melhor modo de agir. (Susan Heitler)

Embora preferíssemos acreditar que é o intelecto que nos guia, são nossas emoções - as sensações que vinculamos aos pensamentos - que realmente nos guiam.

Assuma o controle das suas emoções mais consistentes e comece conscientemente e deliberadamente a remodelar a sua experiência diária de vida. (Anthony Robbins)

Abraços e muita paz!

A vida e as mensagens de nossas emoções A vida e as mensagens de nossas emoções Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 16, 2016 Rating: 5
2 comentários:
  1. Em todas situações de Vida as emoções estão presentes. Através do pensamento vamos direcionando nossas ações. O que seria da vida sem as emoções, seríamos como uma máquina. Como é bom as boas emoções!!, muitas se perpetuam...são os momentos inesquecíveis da nossa vida. Muitas alegrias para VC!! Boas emoções!! sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza!!!
      Sim, sem as emoções seríamos como máquinas, seria o pensar sem sentir.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Também lhe desejo muitas alegrias e boas emoções!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir