Vida e poder do amadurecimento emocional

Vida e o poder da maturidade emocional
Para uma vida em harmonia é necessário desenvolver o amadurecimento emocional. É o poder deste amadurecimento que nos remete à felicidade e paz interior. Este amadurecimento é resultante do treino continuo de nossas emoções e da arte de pensar, focando e trabalhando nossa inteligência na arte do bem viver.

Para atingir o amadurecimento emocional é necessário desenvolver a habilidade de aceitar as frustrações que a vida nos oferece, entender que elas existem e precisam ser reconhecidas, também é necessário aprender a controlar as emoções negativas.

Um dos segredos da vida em harmonia é saber controlar as emoções negativas, aprender a controlar o que sobrecarrega a nossa mente e aprender a valorizar com empenho as nossas emoções positivas e construtivas. (Doando Vida)

Todas as emoções negativas se baseiam na ignorância, e na ignorância não há bases sólidas. (Dalai Lama)

Vida e a maturidade emocional

O amadurecimento emocional vai te ensinar a olhar a vida com menos ilusão, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade e viver com mais vontade.

                     
A vida e o amadurecimento emocional
               
O amadurecimento emocional é um processo contínuo que reflete a capacidade de conhecer e administrar suas emoções e compreender o estado emocional dos outros.

Ela requer do indivíduo ser adulto, ver as coisas realmente como elas são, sem medos, fantasias, preconceitos, dependências ou co-dependências, raivas, frustrações, ciúme etc.

Ser maduro não é fácil, exige a superação de hábitos e crenças muitas vezes firmemente arraigadas, para olhar a vida por prismas diferentes. (Joana Borges)
            

Vida e a maturidade emocional
               
Se você tem cinco dessas características abaixo bem trabalhadas na sua personalidade, a sua maturidade emocional está bem acima da média. Se, das seis artes da inteligência multifocal, você viver intensamente pelo menos três delas, saiba que é um poeta da vida.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas não tem constituída na colcha de retalhos da personalidade nem sequer duas dessas dez características.

As dez funções da inteligência multifocal resultantes do treino da emoção e da arte de pensar:

1. A arte de amar a vida e tudo o que a promove.

2. A arte de contemplar o belo.

3. A arte da serenidade: pensar antes de reagir.

4. A arte de expor e não impor as ideias.

5. A arte da solidariedade.

6. A arte de gerir os pensamentos dentro e fora dos focos de tensão.

7. Colocar-se no lugar dos outros.

8. Ter espírito empreendedor.

9. Trabalhar perdas e frustrações.

10. Trabalhar em equipe.
(Augusto Cury)

Para atingir a maturidade emocional, é muito importante que aprendamos a cicatrizar nossas feridas e não permitamos que elas nos impeçam de continuar a crescer. Deixemos de nos queixar e tomemos atitudes para mudar as coisas.

A maturidade emocional é alcançada quando eu não preciso julgar ou culpar algo ou alguém pelo que acontece comigo. (Anthony de Mello)



Abraços e muita paz!

Vida e poder do amadurecimento emocional Vida e poder do amadurecimento emocional Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 01, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Vamos administrar melhor nossas emoções... Lindo texto... concordo com tudo. Vamos trabalhar ... adquirir maturidade emocional. Deus está no comando de nossa vida... tenhamos forças e serenidade!! Que nossa mente e coração estejam preparados sempre para colher da Vida o que é melhor!! Vamos usar os olhos do Espírito para observarmos o que nos acontece...com certeza nosso entendimento será mais Sábio. Caminhada Iluminada para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza!!!
      Sim, as emoções também precisam de cuidados para atingir a maturidade.
      Obrigado, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho de sempre!!!
      Também lhe desejo uma caminhada muito iluminada!!!
      Abraços e muita luz em sua vida!!!

      Excluir