Vida e felicidade gerada pelo bom humor

Vida e os benefícios do bom humor
Na vida cotidiana estamos sempre em busca da felicidade. Vários são os caminhos para alcançar esta boa ventura, que também pode ser gerada pelo senso de bom humor. Não existe felicidade pronta, como uma riqueza guardada por piratas em algum esconderijo. A felicidade está nos passos de uma conquista, no caminhar de uma busca.

Segundo o Dr. Paul E. McGhee, o pioneiro em pesquisas e estudos científicos sobre o humor, o seu senso de humor é uma das ferramentas mais poderosas que você tem para se certificar de que seu humor e seu estado emocional diário dão suporte à boa saúde e a felicidade.

O Dr. McGhee comprovou em pesquisas realizadas durante duas décadas, que o bom humor e o riso realmente são bons remédios contra o estresse diário, aumentam a resistência emocional, a satisfação com a vida e permite manter um clima positivo e perspectiva mais otimista em sua vida diária.

Os benefícios do bom humor para saúde
Piadas e bom humor aliviam a dor porque liberam endorfinas, cuja composição química, similar à morfina e à da heroína, tem efeito tranquilizante no corpo. O humor cura, pois o riso anestesia o corpo, ativa o sistema imunológico, protege contra doenças, auxilia a memória, melhora o aprendizado e prolonga a vida. (Içami Tiba)

Vida e a positividade do bom humor
O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior. (Alfred Montapert)

A positividade do bom humor
Atualmente a risada tem sido objeto de estudos, por se tratar da expressão mais explícita do bom humor e da positividade (Macaluso MC.).

Segundo pesquisas do Dr. Hassed, o riso tem um importante papel na redução dos hormônios envolvidos na fisiologia do estresse, melhorando a intensidade e realçando a criatividade das respostas, reduzindo a dor e, sobretudo, melhorando a imunidade e reduzindo a pressão de sangue.

As pessoas que sabem se divertir e rir são, geralmente, mais saudáveis e mais capazes de sair de situações de estresse com mais facilidade.

A redução da liberação dos hormônios associados ao estresse, notadamente do cortisol e da adrenalina é ocorrência desejável, já que, como se sabe, estando eles em excesso, podem enfraquecer as defesas do organismo e elevar a pressão arterial, criando condições para o desenvolvimento de infecções e doenças cardíacas, tais como o infarto e a insuficiência cardíaca.

O Dr. John Morreall afirma que "A pessoa que tem sentido de humor, não só é mais descontraída perante situações potencialmente estressantes, como também as compreende de forma mais flexível. Mesmo aquele em cujo ambiente não ocorram muitas coisas, a sua imaginação e criatividade vão afastá-lo da rotina mental permitindo desfrutar de si mesmo, evitar o aborrecimento e a depressão".

Efeitos orgânicos do bom e do mau humor
Com o adendo das pesquisas funcionais do cérebro (PET e SPECT), está sendo possível avaliar como se comporta o Sistema Nervoso Central diante de muitas atividades psíquicas.

A tristeza e a ansiedade, quando comparadas a um estado emocional neutro, ativam um conjunto de regiões cerebrais diferentes. O estado emocional de tristeza foi seguido de ativações específicas da área subcortical do giro cingulado e núcleo dorsal, juntamente com a desativação específica de região pré-frontal direita e do córtex parietal posterior.

Da mesma forma, viu-se que a ansiedade foi associada com as ativações específicas do núcleo ventral, do córtex temporal orbito-frontal e anteriores, desativação específica do giro para-hipocampal, e outras - Liotti. (Ballone GJ)

Essas ativações e desativações complicadas são referidas aqui, apenas para ilustrar o fato de existirem regiões cerebrais mais ou menos específicas para tipos mais ou menos específicos de emoções. Anatomicamente, o fato importante é a desativação cortical dorsal seletiva durante a tristeza e a desativação cortical ventral na ansiedade.

Embora as bases neurobiológicas para as principais anormalidades do humor não tenham sido ainda claramente estabelecidas, através do estudo do fluxo do sangue cerebral e da taxa do metabolismo do açúcar pelos neurônios tem-se localizado algumas áreas, no cortex cerebral pré-frontal ventral e no corpo caloso, cuja atividade se encontra fortemente diminuída em pessoas depressivas(Drevets) .

Durante a pesquisa, quando observava a reação do cérebro à incongruências verbais engraçadas, encontrou alguns dados sugestivos da área do cérebro capaz de processar o bom humor. A estimulação das pessoas se dava às custas de gracejos verbais, cartoons e sons de gargalhadas.

 A apreciação dos gracejos e dos cartoons parece estar relacionada ao lóbulo frontal ventro-medial, uma área que mostra relativamente pouca atividade nos pacientes com depressão e em pessoas portadoras de lesões capazes de destruir o sentido de experimentar o humorismo (K. Shibata).
(Extraído do site http://www.psiqweb.med.br/)

O bom humor é um dos melhores artigos de vestuário que se deve usar em sociedade. Julgamos a nós mesmos pelo que nos sentimos capazes de fazer, enquanto os outros nos julgam pelo que já fizemos. (Henry Wadsworth)

Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver. (Ariano Suassuna)



Abraços e muita paz!

Vida e felicidade gerada pelo bom humor Vida e felicidade gerada pelo bom humor Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 04, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Ótimas informações, reflexão... trabalhar mais nossas ansiedades... Mis Fé, confiança... que o melhor está por vir... A Vida é um eterno esforço para crescimento... façamos nossa parte para sermos mais felizes.adquirirmos mais saúde!!. Cuidemos do nosso Emocional!! " Aos outros Eu dou o direito de SER como SÂO, a MIM dou o dever de SER cada DIA MELHOR"!! (Chico Xavier) Muita Luz para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza!!!
      Minha querida amiga, precisamos viver a vida com alegria, confiança e fé. A alegria tem o grande poder de amenizar o sofrimento e melhorar a nossa saúde.
      Obrigado, que bom que gostou da reflexão, fico muito feliz com sua presença, comentário e participação, valeu!!!
      Sábia frase de Chico Xavier.
      Muita luz e paz para você também!!!

      Excluir