Quando amor é vítima da ira e estupidez

Quando o amor é vítima do ódio
Quando o amor é vítima da ira e da estupidez a vida torna-se um pesadelo, é a guerra dos sentimentos, disputa entre o bem e o mal, contenda interior entre amor e ódio. A vida perde a beleza, harmonia, a felicidade e a paz.

O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir. (Friedrich Nietzsche)

O ódio, tal como o amor, alimenta-se com as menores coisas, tudo lhe cai bem. Assim como a pessoa que ama não pode fazer nenhum mal, a pessoa que odeia não pode fazer nenhum bem. (Honoré de Balzac)

Sem amor por si mesmo, o amor pelos outros também não é possível. O ódio por si mesmo é exatamente idêntico ao flagrante egoísmo e, no final, conduz ao mesmo isolamento cruel e ao mesmo desespero. (Hermann Hesse)

Vida, o amor e o ódio

Felizmente, pode-se facilmente viver sem o ódio, mas sem o amor é impossível. Sem o amor não existe harmonia, felicidade e muito menos a paz.


Vida onde o bem faz brotar o bem

Como é bela a ideia de um mundo em que harmoniosamente o bem faz brotar o bem, em que a felicidade gera felicidade, e em que a paz faz vigorar a paz.

Sem dúvida um mundo assim seria um mundo ideal. Mas quantas vezes neste mundo nós já vimos o amor ser vítima do ódio, vimos quem só prega a paz ser acometido pela guerra, e vimos quem só faz o bem ser assolado pelo mal?

Neste mundo que parece virado pelo avesso, não podemos esperar que as coisas aconteçam apenas do modo ideal: precisamos fazer do fim um recomeço, precisamos fazer brotar o bem também do mal.

Portanto, priva-te da ira e da estupidez quando ouvires algo desagradável a teu respeito. A estupidez nunca é positiva. Você pode ser uma pessoa verdadeira, sincera e até ser dura sem precisar ser estúpida.

Quando algo te irritar, conte ao menos até três; se precisar, conte outra vez. Deixe passar algumas horas ou até alguns dias. Escreva, reflita, faça uma autocrítica.

Você vai acabar percebendo que você é capaz de compreender e perdoar muitas coisas, e vai acabar vendo que aquela pessoa talvez não estivesse tão errada assim.

Converse, busque um diálogo sério, mas cordial. Você estará contribuindo para teu crescimento, pois estará exercitando o perdão e a compreensão, e sem dúvida estará contribuindo para o crescimento daquela pessoa também.

Agindo assim, você estará construindo relacionamentos, senão mais profundos, ao menos mais respeitosos e verdadeiros. (Augusto Branco)

Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor. (Buda)

A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso. (Martin Luther King)

Abraços e muita paz!

Quando amor é vítima da ira e estupidez Quando amor é vítima da ira e estupidez Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 22, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. O Bem, o Amor vencerão sempre. O Amor cobre uma multidão de pecados...Um dia Nosso Planeta terá o Bem e o Amor como sentimentos presentes em toda Humanidade.Sejamos otimistas, tudo vai melhorar.Muita serenidade para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza!!!
      Certamente, o amor sempre vencerá, mas infelizmente o mal ainda domina boa parte da humanidade. Que assim seja, que tenhamos um mundo melhor e mais justo para todos, um mundo onde impere o bem e o amor.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário, participação e carinho de sempre, valeu!!!
      Muita serenidade para você também!!!
      Tenha um dia maravilhoso e muito abençoado!!!

      Excluir