A vida e o misterioso sorriso da dor

Vida e o mágico sorriso da dor
A vida e a magia do misterioso sorriso da dor. É o mágico sorriso que por vezes esconde as lágrimas da tristeza e as dores da alma, camuflando o triste sentimento. O sorriso pode esconder uma lágrima ou uma grande tristeza, mas o olhar não tem esta magia misteriosa, é sempre verdadeiro.

Um dia a lágrima disse ao sorriso: invejo-te porque vives sempre feliz. O sorriso respondeu: engana-te, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor.

Na vida, por muitas vezes, um sorriso consegue falsificar os sentimentos, camuflar uma lágrima ou uma grande tristeza, é o mistério e a magia do sorriso, que nem sempre é sinal de felicidade. É o sorriso forçado e pesado, o sorriso da dor, que às vezes é necessário para sanar o próprio motivo da dor.

Seja para colocar-nos um lindo sorriso no rosto por imensa felicidade vivida, seja para que lágrimas desçam-nos a face a fim de que venhamos a perceber o valor do que tínhamos, ou simplesmente torna-nos mais fortes e mais sábios, a vida possuem uma misteriosa magia: sempre nos acontece o melhor... (Augusto Branco)

Vida e o sorriso da dor

Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão. (Arnaldo Álvaro Padovani)

Vida e o sorriso da dor
Havia algo de misterioso no sorriso daquele homem, trajando roupas coloridas e sapatos engraçados. O homem pulava de um lado para outro, tal qual macaco de galho em galho, ocupando seu espaço no Largo da Carioca.

As pessoas à minha volta, principalmente os pequeninos, riam histericamente, da cena em que o pobre homem, além de fingir soltar gases, fingia também, uma alegria que não sentia.

Por detrás de tanta pintura, no rosto enrugado pelo tempo, no íntimo do ser humano, que todos somos, percebia-se um lamento de dor alucinante, o qual, somente os mais sensíveis, detectavam.

Havia no chão, a minha frente, um chapéu preto surrado, igual a cartola de mágico, com uma enorme flor amarela amassada, onde percebi que, as pessoas colocavam moedas e notas pequenas.

O garoto que cuidava do chapéu, deveria ter uns oito anos, mais ou menos, era magro que dava dó, muito pálido e, tinha os grandes olhos azuis, marejados por um lamento de dor.

Pensei então, comigo mesmo:
- Por que esse menino está chorando, se está com o chapéu quase cheio de gorjetas?

E foi então, que resolvi me aproximar do garoto, para conversar e entender tudo aquilo.

Para minha surpresa, o garoto explicou que era filho daquele homem, que tanto fazia os transeuntes rirem e que, tanto ele quanto o pai, estavam desolados pois, o caçulinha da família, estava muito doente, e o pai, desempregado, vestiu-se de palhaço e foi para as ruas arrancar risadas do público que, agradecido, deixava sempre, uma esmolinha no velho chapéu.

E eu que, minutos atrás, pensava em qual carro novo iria comprar, achando isso um dilema. Envergonhado, tive vontade de sumir da face da terra, não me achei digno de Deus e, por um momento, confesso, me senti pequeno.

Dei ao menino um cheque no valor de minha mesada naquele mês, e me retirei pensando que, a vida tem dessas facetas. Eu sabia que, no fundo, aquele sorriso nervoso escondia algo.
E pensar que, às vezes, nos queixamos de coisas tão insignificantes!

Aquele pobre homem, na esperança de ajudar o filho doente, engoliu a sua dor e foi para as ruas arrancar risos da plateia, que alheia à tudo isso, aplaudia o palhaço triste, que sorria para não chorar! (Maktub)

Se um dia tiver que escolher entre um sorriso e um olhar, escolha o olhar, pois o sorriso pode ser falso, mas o olhar é sempre verdadeiro.



Abraços e muita paz!

A vida e o misterioso sorriso da dor A vida e o misterioso sorriso da dor Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 10, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Muito triste e emocionante... quantas vezes precisamos disfarçar uma dor, acontece com todos. Vamos manter o otimismo...O coração otimista é medicamento de Paz e Alegria. Muita Paz e tranquilidade para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza!!!
      Verdade, um caso muito triste e emocionante... Certamente, ninguém está imune, acontece com todos nós. Sim, vamos pautar as nossas vidas sempre no otimismo, já será meio caminho andado.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Muita paz e tranquilidade para você também!!!
      Abraços e tenha uma ótima semana!!!

      Excluir