Vida e o tribunal da insensatez humana

Vida e a insensatez humana

Na vida caridosa não cultive hipocrisia e nem a insensatez. Não crie um tribunal da insensatez humana quando for julgar a vida e os atos de seus iguais. Quando a humanidade se alimenta de insensatez, é assediada pela insanidade, o que acaba trazendo julgamentos precipitados e irreais. Nesta vida temos que fazer o melhor que podemos. Esta é a nossa sagrada responsabilidade humana.

É dever do homem, praticar o bem e praticar boas ações para com os seus iguais. A mãe das boas ações é a caridade. A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito.

Vida e a insensatez e hipocrisia humana

A insensatez é um pecado anônimo, pois é devido a ela que o mundo está antropicamente exaltado. (Bernardo Cavalcanti)

Uma das trágicas coisas que eu percebo na natureza humana é que todos nós tendemos a adiar o viver. Estamos todos sonhando com um mágico jardim de rosas no horizonte, ao invés de desfrutar das rosas que estão florescendo do lado de fora de nossas janelas hoje. (Dale Carnegie)

Caridade é um exercício espiritual em vida

A caridade é um exercício espiritual em vida...
Quem pratica o bem, coloca em movimento forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico... (Francisco Cândido Xavier)

Como é difícil a tolerância com tanta ignorância...
Como é difícil a paciência com tanta insensatez...
Como é difícil a sinceridade com tanta falsidade...
Como é difícil a amizade com tanta superficialidade...
Como é difícil ser pessoa com tantas máscaras...
Como é difícil a convivência com tanta solidão...
Como é difícil a sintonia, com tanta desarmonia...
Como é difícil entender o ser dito humano! (Maykira)

A caridade no banco dos réus
- Mande entrar a ré! - ordenou o juiz.

O tribunal estava montado. A mulher, com passos tímidos, avançou e acomodou-se no banco dos réus.

O advogado da acusação estava preparado; as perguntas, direcionadas à ré, fizeram-se ouvir na sala da justiça:
- Qual o seu nome?
- Caridade - respondeu a interpelada.

- A senhora sabe que está sendo acusada de alimentar a ociosidade e a preguiça dos indigentes da nossa cidade criando obstáculos para que a municipalidade os eduque e os instrua nos conceitos de cidadania?
- Sim.

- A senhora reconhece que, com sua ação, dita caridosa, tem contribuído para o aumento de indigência sustentada?
- Não.

- Consta dos autos do processo que a senhora, na sua instituição, atende pessoas de má vida, consideradas pela lei como contraventoras e até criminosos, e que a senhora não faz distinção entre eles e os cidadãos de bem. Confirma?
- Sim.

- Consta, ainda, que um cidadão honrado, respeitável membro da nossa comunidade, tomando de boa fé a procurou para pedir orientação sobre um processo justo que deveria mover contra os herdeiros, de cuja herança também tinha por direito participar, e a senhora tentou dissuadi-lo dessa ação, contrariando a Constituição do nosso país que prevê os direitos do indivíduo. A senhora confirma?
- Sim.

- Meritíssimo, nada mais tenho a inquirir à acusada - declarou o porta-voz da acusação.

Nesse momento o juiz convoca o advogado de defesa. Prontamente ele se coloca diante da acusada e lhe indaga:
- A senhora tem na memória há quanto tempo se dedica a socorrer as necessidades humanas?
- Não.

Voltando-se para os jurados, o causídico inicia a defesa:
- Sabemos, e isto é conhecido de todos nesta cidade e nas cidades vizinhas, que a acusada, com seu carinho e a sua dedicação, tem convertido almas para o bem, principalmente aqueles que a procuraram na condição de contraventores e criminosos, e que hoje são pessoas trabalhadoras e honradas.

Poderíamos citar aqui uma centena delas. Devo acrescentar ainda que, para municipalidade instruir nossos irmãos indigentes e reintegrá-los à sociedade, é necessário que eles estejam vivos!

Não fosse o trabalho de amor, socorrendo com remédios, alimentos e roupas a esses infelizes, quantos não teriam sucumbido de fome e de frio? Não fosse ainda o calor humano que empresta a nossa irmã aqui acusada a esses irmãos, quantos, no auge do desespero, não teriam praticado o suicídio na fuga desesperada do sofrimento?

- Quanto ao nobre cidadão que a procurou de boa fé, e cuja historia consta dos autos, saibam os senhores que, depois de gastar suas economias em um processo do qual não tinha direito constituído, é hoje um dos indigentes que sobrevivem da ação caridosa da nossa irmã acusada.

Para surpresa de todos, complementou sua defesa fazendo uma inspirada exaltação. Com os braços estendidos na direção do banco dos réus, afirmou:
- Senhora Caridade! Rainha da Luz! Procurei por você entre os ricos que distribuem as sobras, mas fui encontrá-la entre os mendigos que repartem entre si as migalhas que os alimenta e os trapos que os aquecem.

Procurei por você nos grandes templos das religiões do mundo, mas fui encontrá-la entre o povo, estendendo suas mãos generosas, socorrendo a necessidade humana, oferecendo, além do pão, o calor da fraternidade e do amor que reconforta o espírito. Seguindo o seu rastro de luz, pude ver muitas feridas do corpo e da alma cicatrizando-se ante a ação do seu inigualável amor. 

E hoje você está aqui! Diante do tribunal da insensatez humana sendo julgada por amar demais seus semelhantes. Sei que as leis que orientam o seu coração estão além das leis mesquinhas dos homens. Por isso, peço-lhe, perdoa-nos alma querida e justa, pois os homens ainda não sabem o que fazem.

Encerrada a defesa, o júri absolveu a acusada por unanimidade. (Maktub)

A insensatez e a falta de juízo levam à difamação, à tristeza e ao repúdio, nomeados como estúpidos da sociedade.
Para um homem honesto e verdadeiro não há lugar para a insensatez manchar sua reputação. (Helgir Girodo)

Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade. (Santo Agostinho)

Índice do Blog Doando Vida


Abraços e muita paz!

Vida e o tribunal da insensatez humana Vida e o tribunal da insensatez humana Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 02, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Fora da Caridade não há salvação! ou seja não há Crescimento Espiritual, Moral. Então o que resta ao Homem como filho de DEUS?? Nascemos para aprender a Amar, sermos Caridosos.Si, é a Sagrada responsabilidade do Homem fazer o Melhor que puder.O que há de melhor que o Bem, o Amor, a Caridade? Temos ensinamentos ...façamos por merecer através de nossas ações. Que a Mãe de todas boas ações , a Caridade,... encontre sempre morada em nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza!!!
      Pois é, minha querida amiga, a humanidade ainda está muito atrasada neste aprendizado, são tantas coisas ruins acontecendo no mundo e tudo por falta do amor ao próximo, a nossa primordial lição de vida.
      Valeu querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, obrigado!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir