Vida e o silêncio que fala e machuca

Vida e o silêncio que fala e fere
Na vida, por vezes, o silêncio fala alto, é o silêncio que machuca, que fere. Pior do que a voz que cala, é um silêncio que fala, é o silêncio da indiferença. Este silêncio que dói sem parar surge do nada quando menos esperamos machuca tanto o coração que às vezes fica difícil suportar. A indiferença é o silêncio da alma que fere o coração.

O maior pecado para com os nossos semelhantes, não é odiá-los, mas sim tratá-los com indiferença; é a essência da desumanidade. (George Bernard Shaw)

Um olhar em silêncio e indiferente é um perpétuo castigo, que fere e aniquila a alma e a vida das pessoas, é a maneira mais polida de desprezar alguém. O gelo da indiferença vem do silêncio que fala.

O amor está mais perto do ódio do que a gente geralmente supõe. São o verso e o reverso da mesma moeda de paixão. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença... (Érico Veríssimo)

A vida e o silencio que fere
O silêncio é a mais cruel das respostas.
Traz consigo palavras que devem ser ditas e os lábios se recusam a dizer. Sua frieza fere a alma. E o coração dói. E os olhos choram. (Regina Souza)

A vida e a voz do silêncio

Pior do que a voz que cala, é um silêncio que fala.
Simples, rápido! E quanta força!

Imediatamente me veio à cabeça situações em que o silêncio me disse verdades terríveis, pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades. Um telefone mudo. Um e-mail que não chega. Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.

Silêncios que falam sobre desinteresse, esquecimento, recusas.
Quantas coisas são ditas na quietude, depois de uma discussão.
O perdão não vem, nem um beijo, nem uma gargalhada para acabar com o clima de tensão.

Só ele permanece imutável, o silêncio, a antessala do fim.
É mil vezes preferível uma voz que diga coisas que a gente não quer ouvir, pois ao menos as palavras que são ditas indicam uma tentativa de entendimento.

Cordas vocais em funcionamento articulam argumentos, expõem suas queixas, jogam limpo. Já o silêncio arquiteta planos que não são compartilhados. Quando nada é dito, nada fica combinado.

Quantas vezes, numa discussão histérica, ouvimos um dos dois gritar: "Diz alguma coisa, mas não fica aí parado me olhando!" É o silêncio de um, mandando más notícias para o desespero do outro.

É claro que há muitas situações em que o silêncio é bem-vindo.
Para um cara que trabalha com uma britadeira na rua, o silêncio é um bálsamo.
Para a professora de uma creche, o silêncio é um presente.
Para os seguranças de um show de rock, o silêncio é um sonho.

Mesmo no amor, quando a relação é sólida e madura, o silêncio a dois não incomoda, pois é o silêncio da paz.

O único silêncio que perturba, é aquele que fala. E fala alto.
É quando ninguém bate à nossa porta, não há e-mails na caixa de entrada não há recados na secretária eletrônica e mesmo assim, você entende a mensagem. (Martha Medeiros)

No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos. O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas. (Martin Luther King)

Mas, se seu coração é grande, nenhuma ingratidão o flecha, nenhuma indiferença o cansa. (Leon Tolstoi)



Abraços e muita paz!

Vida e o silêncio que fala e machuca Vida e o silêncio que fala e machuca Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on novembro 08, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Mas dói, dói muito, quando a indiferença é de nossos filhos, quando não nos perdoam e nos rejeitam e desprezam. Nosso coração sangra e dói, dói demais.
    Nos anulamos como pessoa, por eles, vivemos por eles e nada somos para eles!
    Só Deus por mim!
    Obrigada, abraços
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Maria Tereza!!!
      Sim, dói muito mais quando esta indiferença vem da própria família, uma dor sem fim. Quando crescem se esquecem de tudo que foi feito por eles, se acham donos do próprio nariz e do mundo...
      Que Deus lhe dê muita força para suportar este tipo de indiferença e a terrível dor!
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir