Milagre da cebola para males do ouvido

Benefícios da cebola
Hoje vamos ver os fascinantes milagres e benefícios da cebola para os males do ouvido, otites, cicatrizes, olhos, queimaduras, feridas, picadas de insetos e cataplasmas para acne e infecções cutâneas. A cebola é rica em flavonoides, que apresentam efeitos potenciais como antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticâncer, antidiabético, anti-úlcera, entre outros.

A cebola é rica em quercetina. A quercetina é um flavonoide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Anti-inflamatória, anti-carcinogênica (pois atua no sistema imunológico), antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular, entre outras atividades.

A ação anti-inflamatória que muitos flavonoides possuem relaciona-se em parte com as enzimas implicadas no metabolismo do ácido araquidônico. No mecanismo antioxidante sobre a peroxidação lipídica da quercetina, está envolvida a via do ácido araquidônico o qual implica uma atividade anti-inflamatória paralela. (Wikipédia)

Cebola para males do ouvido

Fascinante milagre da cebola
É fascinante e surpreendente o milagre que um pedaço de cebola é capaz de fazer quando é colocada no ouvido.

Só vais acreditar quando experimentares, mas depois de o experimentares de certeza que vais voltar a fazê-lo, e a recomendar aos teus amigos e familiares.

A cebola é conhecida e considerada como um dos remédios naturais mais antigos de todas as civilizações. Os índios foram os primeiros a descobrir que a cebola age contra o reumatismo e a paralisia.

Já na Grécia antiga, a cebola ficou famosa por fortalecer o sangue. Os atletas de competição bebiam sumo de cebola e esfregavam cebolas nos músculos antes das competições.

A seguir vais ficar a conhecer algumas propriedades e tratamentos que podes fazer com cebolas.

1- Dores de ouvidos e otites
Quando começar a sentir dor de ouvidos ou início de uma otite use a parte central de uma cebola e coloque dentro da sua orelha (o bocado de cebola deve ser introduzido ao nível do ouvido externo e não interno).

As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da cebola impedem a infecção e ajudam no tratamento das otites e dores de ouvidos.

2- Disfarçar cicatrizes
Aplique rodelas de cebola em cicatrizes cirúrgicas. A sua aplicação continuada irá ajudar a disfarçar e a evitar o escurecimento das cicatrizes.

3- Lavagem de olhos
Toda a gente sabe o quanto as cebolas nos fazem chorar. Sempre que lhe entrar algum corpo estranho para dentro do olho use uma cebola para o ajudar a promover a formação de lágrimas e a ver-se livre do corpo estranho que entrou no olho. Evite esfregar os olhos, pois poderá causar lesões no globo ocular.

Benefícios da cebola para a saúde

4- Queimaduras solares
Aplique fatias de cebola nas queimaduras solares e irá aliviar de imediato o desconforto e as dores. Idealmente deve usar uma cebola previamente posta no frigorífico de forma a que as rodelas estejam frescas e frias.

5- Pequenas feridas
Aplique um bocado de cebola na ferida. As propriedades terapêuticas da cebola irão ajudar a estancar o sangue e a desinfetar a ferida.

6- Cataplasma de cebola
Os cataplasmas de cebolas são excelentes tratamentos para o acne e infecções cutâneas. Para isso ferva um pouco de leite e adicione-lhe uma fatia de pão. Rale uma cebola e misture-a ao leite e ao pão de forma a criar uma pasta. Aplique o cataplasma na área afetada e deixe atuar durante uma hora. Depois pode retirar o cataplasma com água.

7- Picadas de insetos
Aplique rodelas de cebola na zona onde foi picado. As propriedades terapêuticas da cebola irão ajudar a aliviar a comichão e o inchaço. (Fonte: Baú das Receitas)

É importante lembrar que os compostos bioativos presentes na cebola são sensíveis ao calor. A maior disponibilidade destas substâncias promotoras de saúde são perdidas durante processos térmicos como a fritura, torragem ou cozimento prolongado (maior que 20 minutos a 100°C). Por essa, razão o ideal é consumi-la preferencialmente crua. Caso não seja possível, optar por preparações as quais o tempo de cozimento seja curto.

A recomendação de ingestão diária para que tenha os benefícios desejados é de pelo menos 50 gramas de cebola fresca.

A cebola mostra-se como um alimento promissor, que tem utilidades que vão além da condimentação dos alimentos. Seus compostos bioativos são estudados cada vez mais confirmando em pesquisas os benefícios a saúde proporcionados pelo consumo desse vegetal. (Antônio Thiago Matos Carvalho Santana - Engenheiro de Alimentos-UFMT)



Abraços e muita paz!

Milagre da cebola para males do ouvido Milagre da cebola para males do ouvido Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 17, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Gusto muito no uso na culinária. É realmente uma delícia. Não conhecia tantas utilidades. Natureza, presente de Deus. Muitas alegrias para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza!!!
      Também gosto muito da cebola em vários pratos e saladas. Também não conhecia todos estes benefícios, vamos abusar... rsrsrsrs... Sim, um belo presente Divino!
      Obrigado querida amiga, muita alegria para você também!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir