Vida e reconhecimento de falhas e erros

Vida, remorso e arrependimento
No caminho da vida, por muitas vezes, é preciso mudar de atitude, entre essas mudanças temos o arrependimento, que é o reconhecimento de nossas falhas e erros. O arrependimento significa uma reação emocional, uma conversão mental de nossos atos passados, tanto pessoais como comportamentais.

O arrependimento é a chave que abre qualquer fechadura. É a chave que evita o remorso, que é um sentimento corrosivo e dolorido. O arrependimento lava a alma e limpa o coração.

O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo. (Honoré de Balzac)

Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros. (Confúcio)

Corrigir os erros da vida

Arrependimento é pensamento positivo
O arrependimento é um sentimento positivo que resulta da conscientização que operamos em nosso ser ao reconhecermos as nossas faltas e erros. Esse reconhecimento é quase sempre muito doloroso, mas não há nada na vida que o espírito não possa suportar, sendo, portanto um ato reparador, que regenera e purifica o espírito. Por isso mesmo, o arrependimento não deve ser encarado como uma autopunição.

O mais importante é tomarmos consciência de nossos erros e não errarmos mais, não cometermos o mesmo erro duas ou mais vezes seguidas. Errar conscientes de que estamos praticando o mesmo erro resulta em falta mais grave, inadmissível para a evolução da criatura.

Então, precisamos melhorar nossas atitudes e posturas. Para isso, tem que haver sinceridade no arrependimento. Em cada caso, a criatura precisa ser verdadeira consigo mesma, sabendo que é preciso reparar as faltas para poder livrar-se do arrependimento que delas se originou.

Precisamos entender e compreender que, enquanto o arrependimento sincero é reparador e transformador, a culpa inculcada em nossa consciência é negativa; por isso, manter esse sentimento sem nada fazer, sem refletir quanto à ação corretiva a tomar, pode trazer consequências imediatas irreparáveis à criatura.

O que estamos querendo dizer é que a culpa, por si só, representa apenas um alerta ou um grito em nossa consciência. É preciso que transformemos este alerta em ação através do arrependimento sincero, o qual virá fortalecer e renovar a nossa vontade para reconhecer e evitar aquele erro ou erros semelhantes e associados.

Através da reparação de um erro, qualquer que seja, estamos nos preparando para nos reconhecermos verdadeiramente falíveis, estamos reconhecendo que somos imperfeitos, mas também, e isso é mais importante, estamos prontos, preparados e condicionados para sairmos da condição onde estamos (errados) para uma condição íntima melhor e reparadora, e isso nos traz um grande alívio.

Se houver acomodação ao erro, estaremos fugindo do sentimento de culpa, sem o reforço da nossa consciência. Só o arrependimento sincero promove a verdadeira reparação. O arrependimento é, portanto, o primeiro e decisivo passo dado para a nossa reforma íntima, saneando e reforçando a nossa vontade. (Caruso Samel)

Deus fez do arrependimento a virtude dos mortais. (Voltaire)

Abraços e muita paz!

Vida e reconhecimento de falhas e erros Vida e reconhecimento de falhas e erros Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 11, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Nossa reforma íntima somente acontecerá com a consciência de nossos erros, arrependimento e mudança de comportamento. Valoroso texto. Que a Paz faça morada em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza!!!
      Sim, a reforma exige consciência de nossas falhas e das mudanças necessárias.
      Obrigado, querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho de sempre, valeu!!!
      Que a Paz também faça morada perpétua em seu coração!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir