Os benefícios do fruto e óleo do buriti


Fruto e óleo do buriti

Conheça os benefícios do fruto e do óleo do buriti. O buriti é rico em vitamina A, cálcio, fósforo e ácidos graxos que combatem o envelhecimento, é um alimento energético. Buriti é denominação comum de uma palmeira da família das arecáceas. É também conhecida como coqueiro-buriti, buritizeiro, miriti, muriti, muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu e carandaí-guaçu.

O buriti é uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das Regiões Central e Norte da América do Sul, especialmente de Venezuela e Brasil. No Brasil, predomina nos estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí, mas também encontra-se nos estados do Ceará, Bahia, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

A polpa do fruto do buriti é saborosa e possui coloração alaranjada, sendo acompanhada, em geral, de um caroço, que é a semente da espécie. O fruto é globoso e alongado, com a superfície revestida por escamas castanho-avermelhadas e brilhantes. Polpa alaranjada, envolvendo uma semente globosa e dura, oval e a amêndoa é comestível.

Óleo de buriti


Benefícios do buriti

O fruto do buriti, além de rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, picolé, licor, vinho, sobremesas de paladar peculiar.

A polpa do fruto pode ser também congelada, sendo utilizada praticamente da mesma forma que a polpa fresca.

O óleo extraído do fruto é rico em caroteno e tem valor medicinal para os povos tradicionais do Cerrado que o utilizam como vermífugo, cicatrizante e energético natural.

O óleo do buriti também é utilizado para amaciar e envernizar couro, dar cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes.

O óleo vegetal do buriti tem a propriedade de manter a pele revitalizada através das suas propriedades energizadora e emoliente. Além disso, o óleo de buriti possui um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele e também possui propriedades que proporcionam elasticidade para a pele e combate o envelhecimento.

O óleo de buriti também é um bom agente que proporciona hidratação capilar e proteção contra os raios solares para cabelos danificados por este. Atua como um bom produto para cabelos ressecados e quebradiços.


Outros benefícios do buriti

O buriti fornece, ainda, palmito saboroso, fécula, seiva e madeira.

As folhas jovens produzem uma fibra muito fina, a seda do buriti, usada pelos artesãos na fabricação de peças de capim-dourado. Sua fibra é transformada no artesanato de bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos, bijuterias, redes, cobertura de teto, cordas, etc.

O talo das folhas do buriti se presta ainda à fabricação de móveis, que se destacam pela leveza e durabilidade.

O caule e as flores do buriti são utilizadas na fabricação do vinho de buriti. Além disso, a seiva da palmeira de buriti é açucarada sendo possível extrair sacarose cristalizada.

O buriti também é de grande importância ecológica na manutenção de olhos d'água. Em locais em que olhos d'água estão secando, recomenda-se o plantio de buritis. (Wikipédia)


Estudos sobre o buriti

Recentemente, pesquisadores da Universidade Federal do Pará descobriram que o óleo de buriti ao natural pode ser usado como protetor solar, porque absorve completamente as radiações eletromagnéticas, as mais prejudiciais à pele humana.

A Universidade Estadual de Campinas, concentrou seus estudos sobre o buriti e descobriu que, entre todos os vegetais brasileiros, ele é o grande campeão em carotenoides, substâncias responsáveis por dar origem à vitamina A no nosso corpo. Esses compostos ajudam a proteger a pele, os pulmões e o coração e estão associados à redução do risco de câncer e outros males degenerativos.

De acordo com estudos realizados na Universidade de Campinas (Unicamp) em conjunto com a Embrapa, a polpa do buriti apresenta um dos mais altos teores de vitamina A encontrados naturalmente na biodiversidade brasileira.

Os buritis foram imortalizados na obra literária de Guimarães Rosa.
Veredas com buritis
Por onde passa um rio, riacho ou ribeirão, em suas margens, em meio ao Cerrado e nos lavrados das campinas de Boa Vista em Roraima (enclaves de vegetação semelhante à do Brasil central em meio à floresta tropical) florescem as matas de galeria e, nelas, os buritis. Um pouco além dessas matas, ladeando-as, veem-se veredas bem marcadas, com suas areias claras e vegetação rasteira. Na relva densa e rica das veredas, destaca-se majestosamente o buriti. São terrenos de várzea e brejos, de solo fofo e úmido, recobertos por extensos buritizais que escondem, por entre seus meandros, as águas correntes. E, por onde passam, são as águas que carregam e espalham a sementes da palmeira buriti.



Abraços e muita paz!

Os benefícios do fruto e óleo do buriti Os benefícios do fruto e óleo do buriti Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 12, 2015 Rating: 5
14 comentários:
  1. Como doce é uma delícia bastante saboroso nutritivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Vera Lucia!!!
      Obrigado, fico muto feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótimo domingo!!!

      Excluir
  2. Como doce é uma delícia bastante saboroso nutritivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vera Lucia!!!
      Sim, é um fruto muito nutritivo e delicioso.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua participação e presença, valeu!!!
      Tenha um excelente domingo e uma ótima semana!!!

      Excluir
  3. muito bom suco de buriti vitamina C das melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, é muito bom!
      Obrigado, fico feliz com sua visita e comentário, valeu!
      Tenha um Feliz 2017!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  4. Não sabia que o buriti do valor nutricional do buriti,mas percebi do valor energético dele.Quando consumo me dá uma disposição enorme, muito saboroso, amo essa fruta! Obrigada pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose Mary!!!
      Sim amiga, o buriti tem um grande valor nutricional, vale a pena consumir o saboroso fruto.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  5. Amo buriti, adoro ele puro,gosto de colocar ele de molho em água e depois de mole coloco açúcar e pouco de farinha, fica uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maria Aparecida!!!
      É realmente muito gostoso. Obrigado pela receita, deve ficar muito bom.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. Vim da Bahia esse dias e trouxe o bastante para meu consume, delícia amo que amo o buriti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Aparecida Silva de Souza!!!
      Fez bem. É um fruto rico em vitaminas e traz vários benefícios para a nossa saúde.
      Valeu amiga, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Tenha um ótimo e feliz domingo!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  7. Quero farinha de Buriti alguein sabe onde tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a venda no Mercado Livre.
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir