Conheça o arroz preto e seus benefícios

Arroz preto ou arroz negro
Conheça o arroz preto e os seus benefícios para a saúde. O arroz preto, também conhecido como arroz negro é considerado um alimento funcional e rico em nutrientes, apresenta grão escuro, curto e arredondado, textura firme, sabor exótico e aroma diferenciado. O arroz preto acompanha bem peixes, frutos do mar e saladas.

Geralmente, está presente em receitas elaboradas, como risotos, peixes de sabor acentuado, frutos do mar e carnes de caça. O arroz preto possui proteínas e fibras. É rico em compostos antioxidantes, vitaminas E do complexo B.

Além de ser um poderoso anti-radicais livres, promove maior saciedade. O arroz negro possui antioxidante, ele combate o envelhecimento e previne diversas doenças por aumentar a imunidade.

O arroz preto integral é rico em ferro, tem 30% mais fibras, 20% mais proteínas, 11 vezes mais compostos de combate a radicais livres do que o arroz branco integral. “Na mesma comparação, o teor de gordura e o valor calórico são menores”, diz Amadeu Regitano, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Regitano faz parte da equipe que desenvolve o arroz preto cultivado no Brasil.

O arroz negro é rico em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o organismo, já que coordenam as proteínas, gorduras e o metabolismo de carboidratos. Se consumido continuamente por longo período, o exemplar preto do popular arroz ainda previne câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares.

Testes realizados nos laboratórios do Food and Drug Administration (órgão americano que fiscaliza drogas e alimentos) constataram que o grão negro contém dez vezes mais compostos fenólicos que o arroz branco, ou seja, é um poderoso anti-radicais livres (antioxidante). Também traz em si um teor de ferro elevado e até ômega-3.

O arroz preto era chamado de arroz proibido pelos chineses. Era assim que os chineses, há mais de 4 000 anos, se referiam à versão do arroz de cor muito escura, formato fino e curto do grão. O chamado arroz preto (nero, na Itália, negro em alguns cardápios) era raro e, portanto, reservado ao imperador. Cabia aos súditos somente a produção. Para os chineses, o grão fazia bem à saúde do soberano, lhe concedia longevidade e tinha propriedades afrodisíacas, conta Renata Lucia Bottini, autora de Arroz, Variedades e Receitas (Editora Senac).

Benefícios do arroz preto

O arroz preto é um alimento funcional
Em cada 100 g do produto encontram-se 4 g de fibras, nutrientes que ajudam no adequado funcionamento do intestino, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, evitando grandes descargas de insulina, além de promover maior saciedade, o que ajuda no controle alimentar.
  
Vitamina B1
Essencial para a transformação de açúcar em energia, ela também é importante para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso. E aqui o arroz negro sai na frente.
- Arroz preto: 0,34 mg
- Arroz integral: 0,26 mg

Calorias
Quem quer emagrecer deve apostar no arroz negro, um pouco menos calórico do que o integral.
- Arroz preto: 346 cal
- Arroz integral: 360 cal

Proteína
Embora nenhum tipo de arroz forneça grande quantidade do nutriente, o negro se destaca e é a melhor opção para quem adota uma dieta vegetariana.
- Arroz preto: 9,8 g
- Arroz integral: 7,3 g

Fibras
Imprescindíveis, elas dão saciedade, facilitam o trânsito intestinal e, de quebra, evitam picos de insulina, além de ajudar a combater o colesterol. De novo, é o arroz negro que ganha essa disputa, com quase o dobro de fibras.
- Arroz preto: 8,4 g
- Arroz integral: 4,8 g

Magnésio
É ele o responsável por ajudar o cálcio a se fixar nos ossos. Isso sem falar que contribui para o sistema imunológico e dá uma força para o coração. O negro ganha disparado.
- Arroz preto: 190 mg
- Arroz integral: 110 mg

Gordura
Ela é indispensável para a produção de hormônios. E, nesse quesito, ambas as variedades estão praticamente empatadas. No entanto, o negro apresenta uma quantidade discretamente maior.
- Arroz preto: 2 g
- Arroz integral: 1,9 g

Carboidratos
Quando o assunto é energia, o campeão é o arroz integral, um pouco mais rico no nutriente que ajuda a dar pique para enfrentar o dia-a-dia.
- Arroz integral: 77,5 g
- Arroz negro: 72 g

Onde encontrar o arroz negro:
Cultivado na China há mais de 4 mil anos, com fama de produto afrodisíaco era chamado de “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos.

No Brasil, a pesquisa teve início em 1994, desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, para as características de solo e de clima paulistas, e batizado com o nome de IAC-600.

O arroz preto pode ser encontrado na região do Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, onde é cultivado pelo agricultor José Francisco Ruzene.

Vantagens
Valor calórico reduzido.
Evita a formação de resíduos tóxicos que poderiam causar fermentação excessiva (flatulência) ou prisão de ventre.
Evita transtornos metabólicos e dos órgãos, que poderiam levar à obesidade, degeneração celular ou doenças malignas.
Promove melhoria na função celular, no fluxo sanguíneo, na oxigenação dos tecidos e do cérebro, harmonizando as funções dos órgãos internos.
Auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro.
Participa da manutenção e integridade dos vasos e do fluxo sanguíneos.
Previne o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças da pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins.
Encontre aqui: http://ruzene.com/


Abraços e muita paz!

Conheça o arroz preto e seus benefícios Conheça o arroz preto e seus benefícios Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on setembro 17, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: