Vida e os benefícios das algas marinhas

Importância das algas marinhas
A vida e os ótimos benefícios oferecidos pelas algas marinhas para a nossa saúde. O consumo de algas marinhas trazem grandes benefícios para a nossa saúde. As algas têm grande importância na saúde do coração, do cérebro, do estomago, além de regular o metabolismo, ajuda a regular a tireoide e auxilia no emagrecimento. Também trazem grandes benefícios para a pele e ajudam a prolongar a vida.

As algas marinhas possuem poderosas propriedades como suplementações alimentares, podem ser consumidas em saladas, em sucos, molhos, sopas e refogados. Também são importantes economicamente, pois são largamente utilizadas nas indústrias de cosméticos e farmacêuticos.

As algas, também conhecidas como Algae, que em latim significa "ervas marinhas", são seres avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva.

Importância das algas marinhas

As algas têm um importante papel na biosfera e na vida. Acredita-se que foram elas as primeiras produtoras de oxigênio no nosso planeta. No presente, elas são responsáveis pela maior parte da produção nos ecossistemas aquáticos: como produtores primários, elas formam a base da cadeia alimentar desses ecossistemas.

As algas marinhas são o verdadeiro pulmão do mundo, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado para o ambiente.

As algas faziam parte da dieta de vida dos ameríndios, eles coletavam a alga marinha do gênero Porphyra spp, e a usavam como alimento, pressionavam uma quantidade de algas enquanto estavam úmidas dando-lhes a aparência de pão. Os pães eram secos ao sol e depois ingeridos crus.

Além da sua importância ecológica e para a vida, muitas espécies de algas têm importância econômica para o ser humano. Algumas são utilizadas como alimento (kombu e nori), outras como matéria-prima para a produção de espessantes: de certas Feofíceas extrai-se a algina, utilizada na indústria alimentar e de cosméticos; de algumas Rodofíceas, obtém-se o ágar, usado na indústria farmacêutica e para a produção de meios-de-cultura de fungos e bactérias em laboratórios. (Fonte: Wikipédia)

Propriedades das algas marinhas


Benefícios das algas marinhas para a saúde


Ajudam a promover a saúde do coração.

Ajudam a melhorar as funções do cérebro.

São excelentes para o estômago, ajuda reconstruir a flora.

Ajudam no combate a gastrite e a úlcera gástrica.

Tem grande benefício na saúde da pele, pois contém colágeno.

É um excelente desintoxicador para o nosso organismo.

Ajudam a repor a falta de minerais no corpo.

Também é um grande regulador do metabolismo do nosso organismo.

Auxilia no regime de emagrecimento, combatendo a obesidade.

Ajudam a combater o câncer e prolongar a vida.

É preventiva contra o câncer.


Propriedades das algas marinhas

As algas possuem excelentes propriedades para a nossa saúde. Uma das propriedades das algas é o fato de serem riquíssimas em sais minerais, tais como o cálcio, o fósforo, o magnésio, o ferro e o iodo. Elas também contam com a presença da vitamina K, que anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.

As algas marinhas são ricas em vitaminas A, B, B², B12, C, D e E, proteínas, sendo ainda uma das melhores fontes naturais de cloro, potássio, sódio, ferro, cálcio, iodo, fósforo.

Estudos comprovaram a relação direta que existe entre a qualidade da alimentação e o aparecimento de câncer, principalmente o das mamas.

Os estudos comprovaram que as algas podem reduzir a 50 a 60% a quantidade de estrôncio radioativo, substância responsável pela reprodução de células cancerígenas.

Os estudos foram mais longe. Comprovaram ainda, que a alga ajuda na prevenção da leucemia, hipertensão e auxilia as funções naturais do sistema digestivo.

As algas marinhas são uma ótima fonte de iodo, mineral essencial ao correto funcionamento da tiroide.

As algas marinhas são excelentes opções alimentares que ajudam a reequilibrar o organismo. Algas marinhas melhoram a pele e cabelo, combatem doenças como o câncer, e ajudam a proteger e prolongar a vida.

Abraços e muita paz!

Vida e os benefícios das algas marinhas Vida e os benefícios das algas marinhas Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 13, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Bom dia!!!
    Mais um belo presente Divino para a nossa saúde.
    Boa semana e muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Eloiza!!!
      Sim, mais um grande presente de Deus para melhorar a nossa saúde!
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Abraços e boa semana!!!

      Excluir