Poder da vida e o envelhecimento da alma

Evolução do corpo e da alma
O poder da vida e o poder humano podem causar tanto o enriquecimento como o envelhecimento da alma. As conquistas materiais nem sempre são sinais de crescimento interior, muitas vezes nos fazem perder a paz e a felicidade de viver. Na vida é preciso conquistar um, sem perder o outro.

Evolução do corpo e da alma

É sabido que a alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo. Os dois formam um só todo e devem evoluir paralelamente, a consciência é a voz da alma, as paixões são a voz do corpo e ambos precisam caminhar em sintonia e harmonia.

O homem não tem um corpo separado da alma. Aquilo que chamamos de corpo é a parte da alma que se distingue pelos seus cinco sentidos. (William Blake)

As pessoas estão cada vez mais retardando o envelhecimento e preocupadas com a beleza física como se fosse o essencial para ser felizes, no entanto estão cada vez mais sozinhas e infelizes. (Prof.ª Lourdes Duarte)

A impaciência acelera o envelhecimento

Miséria espiritual e envelhecimento da alma

Muitos conquistam o ouro da Terra e adquirem a miséria espiritual. Muitos conquistam a beleza corpórea e acabam no envilecimento da alma. Muitos conquistam o poder humano e perdem a paz de si mesmos.

É necessário que o espírito se acrisole na experiência e na luta, valendo-se delas para modelar o caráter, senhoreando a própria vida. Para possuirmos algo com acerto e segurança, é indispensável não sejamos possuídos pelas forças deprimentes que nos inclinam sentimento e raciocínio aos desequilíbrios da sombra.

Indubitavelmente, nós todos podemos usufruir os patrimônios terrestres, nesse ou naquele setor do cotidiano, mas é preciso caminhar com sabedoria para que o abuso não nos infelicite a existência.

É por isso que sofrimento e dificuldade, obstáculo e provação constituem para nós preciosos recursos de superação e engrandecimento.

Todos os valores externos concedidos à personalidade, em trânsito no mundo, são posses precárias que a enfermidade e a morte arrancam de improviso, mas todos os valores que entesouramos no próprio ser representam posses eternas que brilharão conosco, aqui e além, hoje e amanhã...

Na esfera espiritual, cada criatura é aproveitada na posição em que se coloca e somente aqueles que conquistaram a si mesmos, nos reiterados labores da educação, através do suor ou da lágrima, do trabalho ou da renúncia, são capazes de cooperar na extensão do amor e da luz, cujo crescimento na Terra exige, invariavelmente, o coração e o cérebro, as ações e as atitudes daqueles que aprenderam na lei do próprio sacrifício a conquista da vida imperecível.

Reflete naquilo que te falam, antes de te entregares psicologicamente ao que se te diga... (Francisco C. Xavier)

A impaciência acelera o envelhecimento

Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento da alma e do corpo, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo.

Não se pode colher nada antes que amadureça. A fruta colhida verde é azeda ou amarga e não faz bem à saúde.

Quando alguém tenta realizar algo antes do momento propício, com certeza provoca uma situação incômoda e acaba prejudicando a si próprio ou a outras pessoas. (Masaharu Taniguchi)

Abraços e muita paz!

Poder da vida e o envelhecimento da alma Poder da vida e o envelhecimento da alma Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 11, 2015 Rating: 5
8 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Precisamos da matéria pela nossa condição de Vida, embora o essencial seja a Vida Espiritual. Esta é nossa verdadeira Pátria e morada infinita. A vida na Terra é passageira. Momentos muito de muita alegria para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, enquanto na Terra devemos cuidar bem dos dois.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e apoio, valeu!!!
      Tenha também momentos de muita alegria!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento da alma e do corpo, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode colher nada antes que amadureça. A fruta colhida verde é azeda ou amarga e não faz bem à saúde.

      Excluir
    2. Não se pode colher nada antes que amadureça. A fruta colhida verde é azeda ou amarga e não faz bem à saúde.

      Excluir
  3. Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento da alma e do corpo, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo.

    ResponderExcluir
  4. Quando alguém tenta realizar algo antes do momento propício, com certeza provoca uma situação incômoda e acaba prejudicando a si próprio ou a outras pessoas. (Masaharu Taniguchi)

    ResponderExcluir
  5. Quando alguém tenta realizar algo antes do momento propício, com certeza provoca uma situação incômoda e acaba prejudicando a si próprio ou a outras pessoas. (Masaharu Taniguchi)

    ResponderExcluir