O pessimista não consegue ver graça na vida

O problema do pessimista frente a vida
O pessimista não consegue enxergar graça na vida, não consegue ver o lado bom das coisas, não consegue ter esperança ou fé em um mundo melhor. O pessimista não vê beleza na vida e reclama de tudo, tem obsessão pelo negativo. Ele tem uma visão ruim inclusive de si mesmo, do passado, do presente e do futuro.

O problema do pessimista frente à vida

O problema do pessimismo é quando a visão negativa da vida é uma constante e a pessoa não consegue ver nada pelo lado positivo. O que é ser uma pessoa pessimista? Aquele que é pessimista tem por característica ver, pensar, sentir e interpretar as coisas a sua volta pelo lado negativo e tende a esperar pelo pior.

Quem está nesse estado emocional vivencia o oposto do otimismo e tem dificuldade de perceber o lado bom das coisas. O pessimista, às vezes, tem pouca espera ou fé por um mundo melhor.

Como não existem verdades absolutas e tudo é uma questão de interpretação, ser pessimista nada mais é do que uma forma de "ler" as informações recebidas pelo mundo.

A capacidade de avaliação, interpretação e interação das coisas, por ser relativa, acaba sendo passível de escolha, assim, podemos ser um pouco otimistas ou pessimistas perante um cenário apresentado a nós.

Com isso, esse nosso estado emocional de ser ou não pessimista, pode variar de acordo com os estímulos externos para avaliá-lo como bom ou ruim. (Fonte: Adriana de Araújo Psicólogo)

O pessimista não vê graça na vida

O pessimismo é uma postura diante da vida, aprendida no decorrer da vida. A realidade humana é imperfeita e dual. Em tudo existe o bom e o ruim, o claro e o escuro, o certo e o errado, a luz e a sombra.

O pessimista não vê graça na vida e reclama de tudo porque ele tem obsessão pelo negativo. Ele tem uma visão ruim inclusive de si mesmo, do passado, do presente e do futuro.

Para quem deseja uma realidade perfeita, esse nosso mundo cheio de doenças, mortes, perdas, violências é muito ruim mesmo. O nível de ansiedade e angustia para quem vê o mundo dessa forma é intenso.

O cansaço do pessimista vem da sua crença de que todas as suas experiências serão um insucesso. E qual o instrumento usado pelo pessimista para se fixar nessa visão de mundo? O pensamento. Sua cabeça é repleta de pensamentos negativos, em uma tentativa de controlar o mundo.

Existe um diálogo interno negativo que o coloca em guarda, em estado de defesa impedindo-o de ver o lado positivo da realidade que o levaria a adotar atitudes mais adequadas para enfrentar as dificuldades. Com isso, o fracasso acaba acontecendo, o que confirma a sua visão catastrófica. É a profecia auto cumprida.

O pessimismo leva ai stress e depressão

O pessimismo leva ao stress e depressão

O pessimismo, dessa forma, leva a pessoa ao stress e à depressão. Um modo de pensar negativo, de maneira contínua, coloca o corpo em estado constante de alerta, provocando um enorme desgaste. E como se livrar desse comportamento?

A primeira atitude é prestar atenção nos próprios pensamentos negativos e tentar impedi-los, reforçando a vivência corporal no momento presente. Ou seja, quando um pensamento negativo aparecer, ao invés de alimentá-lo, insistindo nele, desviar a atenção aumentando a visão presente, ouvindo mais, sentindo o próprio corpo, degustando algum alimento. Aumentar a capacidade de estar presente diminui o fluxo do pensar.

A segunda atitude é cuidar da ansiedade que, mesmo velada, existe no pessimista. E a melhor maneira de lidar com a ansiedade é através de relaxamento. Cada pessoa tem uma forma de relaxar. Todas as formas são importantes: exercícios físicos, exercícios respiratórios, leitura de um livro, ouvir música, meditação, oração, passeios com os amigos e etc.

A terceira atitude diz respeito ao perfeccionismo. O pessimista é um perfeccionista. Sonhando com um mundo ideal ele rejeita a parte sombria da realidade. O negativo do mundo tem uma grande função na nossa vida: O nosso crescimento.

Se somos sujeitos de construção da realidade, não adianta lamentarmos as coisas ruins da vida. Elas são um desafio para nós. Lidar com a realidade, tal qual ela é, demonstra humildade e nos faz avançar na vida. (Fonte: antonioroberto.com.br)

Cuide bem se sua mente, pois somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar. (Erich Fromm)

Abraços e muita paz!

O pessimista não consegue ver graça na vida O pessimista não consegue ver graça na vida Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on agosto 04, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: