Conheça os benefícios da fruta Alperce

Benefícios do Alperce ou Damasco
Conheça os benefícios da fruta Alperce, também conhecida por Damasco ou Abricó, é uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta. O Alperce ou Damasco é um fruto muito nutritivo que têm grandes benefícios para nossa saúde.

Alperce ou Damasco é rico em fibras que ajudam o funcionamento intestinal; em betacaroteno, que dá aquela força no bronzeado; em potássio, mineral capaz de regular a pressão arterial e evitar o acidente vascular cerebral; ácido fólico, que previne a malformação fetal; ferro e vitaminas A, B, C e E.

O Alperce é uma fruta conhecida no norte da China desde 2000 a.C., sendo muito cultivada em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, principalmente devido à sua madeira dura e ao seu fruto, o damasco (também chamado de apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce e alperche), comestíveis ao natural e internacionalmente consumidos como fruta seca e em doces.

O damasco ou alperce é incentivo à Dieta

Benefícios do Alperce ou Damasco

O alperce fresco e maduro possui muita fibra e poucas calorias, o que o transforma em grande auxiliar nos regimes alimentares e dietas, pois é um fruto muito nutritivo.

Alperce é uma boa fonte de betacaroteno, a forma vegetal da vitamina A, e um dos nutrientes antioxidantes que os estudos em curso sugerem poder ajudar a prevenir doenças degenerativas, como cancros e doenças cardíacas.

Os alperces enlatados em sumo natural possuem menos de metade do betacaroteno presente nos frutos frescos ou secos, mas o sumo é uma boa fonte de vitamina C.

O alperce ou damasco possui um grande poder laxante, também auxilia nos problemas de retenção de líquidos, pois é diurético.

O damasco ou alperce seco possui bastante potássio. Tem fibras solúveis, que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de possuir uma quantidade significativa de ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células, é rico em vitaminas A e B e praticamente não possui gorduras.

O alperce ou damasco atua sobre o sistema nervoso, não só no seu desenvolvimento, mas facilitando o impulso nervoso, e inclusive é uma fruta ideal para aquelas pessoas que sofrem stress.

O damasco, por conter bastante ferro, passa a ser primordial no combate a anemia.

Além disso, o alperce também possui vitamina C, potássio, proteínas e cálcio, que fortalece o sistema imunológico regulando os batimentos do coração, músculos e previne a osteoporose.

O damasco ou alperce, também é rico em caroteno, que previne vários tipos de câncer. Na hora de escolher, qual é mais saudável seco ou fresco, a melhor opção é o seco, pois contém nutrientes de maneira concentrada, no entanto é mais calórico.

Outro beneficio do damasco é que esta fruta é fonte de vitamina A sendo ideal para a saúde dos olhos. Contem também vitaminas B1, B2, B3, B5, C, potássio, sódio, magnésio, fibras e muito mais, o que o transforma em um fruto importante para a saúde.

O fruto também ajuda fortalecer os ossos, o fósforo, o potássio e o cálcio contidos no fruto dão conta do recado.

O damasco ou alperce é incentivo à Dieta

Precisando perder peso?
Não deixe de ter uma reserva de damasco em casa. Ele não contém gordura e apresenta poucas calorias - cerca de 50 em três unidades do fresco e 85 em dez metades secas. Sem falar que a fruta supre a vontade de comer doces durante a dieta.

O alperce fresco e maduro possui muita fibra e poucas calorias. É uma boa fonte de betacaroteno e fonte vegetal da vitamina A.

Os alperces enlatados em sumo natural possuem menos de metade do betacaroteno presente nos frutos frescos ou secos, mas o sumo é uma boa fonte de vitamina C.

Propriedades do alperce ou damasco seco

Embora com mais calorias que os frescos, os alperces secos são considerados uns dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e pratica de nutrientes, tendo feito parte da dieta dos astronautas americanos em alguns voos espaciais.

O processo de secagem faz aumentar a concentração de betacaroteno, potássio e sódio. O consumo de potássio pode fazer baixar a tensão arterial, quando esta é causada por excesso de sal.

Muitas empresas alimentares tratam os alperces com dióxido de enxofre antes da secagem, a fim de lhes conservar o seu rico tom alaranjado. Este tratamento produz substâncias que podem provocar um ataque de asma em pessoas susceptíveis; por isso, os asmáticos só devem comer alperces secos se souberem que eles não contêm sulfitos.

Formas do consumo do alperce ou damasco
O ideal é comer mais ou menos 50 gramas de damasco seco ou 4 a 5 unidades. O damasco seco tem 130 calorias e o fresco tem 54 calorias (em 100 gramas).

O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de mousses, pavês, doces, cremes e geleias.

O damasco seco é utilizado em cremes, recheios e sorvetes.

O damasco em calda tem um uso parecido ao do pêssego: é usado na preparação de pavês e tortas.

Na prática de exercícios físicos com regularidade, abuse especialmente do damasco seco: é fonte de vitaminas e minerais repõe com rapidez a energia perdida com os treinos e, como é pequeno e dispensa refrigeração, pode ser levado em um recipiente fechado. (Fonte: Conhecer as Plantas)

Abraços e muita paz!

Conheça os benefícios da fruta Alperce Conheça os benefícios da fruta Alperce Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on agosto 26, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Muitas utilidades, não conhecia. Em casa usamos a fruta seca para colocar em doces. Saúde para todos!

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  2. Bom dia, Eloiza!!!
    Sim, o damasco tem grandes benefícios para nossa saúde, mais um belo presente Divino.
    Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
    Tenha um excelente e abençoado dia!!!
    Abraços e muita saúde para você também!!!

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