A compulsão de controlar a vida alheia

Controlar a vida alheia
A compulsão de controlar a vida alheia é o principal interesse de grande parte dos seres humanos, muitos adoram falar da vida alheia. Viver em função da vida alheia é abdicar da própria vida. Aquele que gasta o tempo cuidando da vida alheia, automaticamente vive por menos tempo a sua própria vida.

O filme da vida alheia pode ser mais doce e atraente somente quando a vida de alguém se tornar amarga. (Helgir Girodo)

Controlar a vida alheia

A compulsão de querer controlar a vida alheia é fruto do nosso orgulho. O ser amadurecido não controla, mas sim coopera com o amor e com a liberdade das leis naturais.

Para ser bom mestre não é preciso fazer seguidores ou discípulos, nem mesmo possuir cortejos ou comitivas, mas simplesmente fazer com que cada ser descubra em si mesmo o seu próprio guia.

Não devemos ditar nossas regras aos indivíduos, mas fazer com que eles tomem consciência de seus valores internos (senso, emoções e sentimentos) e passem a usá-los sempre que necessário. Essa a função dos que querem ajudar o progresso espiritual dos outros.

Os indivíduos portadores de uma personalidade orgulhosa se apoiam em um princípio de total submissão às regras e costumes sociais, bem como o defendem energicamente.

Utilizam-se de um impetuoso interesse por tudo aquilo que se convencionou chamar de certo ou errado, porque isso lhes proporciona uma fictícia “cartilha do bem”, em que, ao manuseá-la, possam encontrar os instrumentos para manipular e dominar e, assim, se sintam ocupando uma posição de inquestionável autoridade.

Quase sempre se autodenominam “bem intencionados” e sustentam uma aura de pessoas delicadas, evoluídas e desprendidas, distraindo os indivíduos para que não percebam as expressões sintomáticas que denunciariam suas posturas de severos críticos, policiais e disciplinadores de consciências.

Julgando a vida alheia

Querer controlar a vida alheia

A compulsão de querer controlar a vida alheia é fruto do nosso orgulho.

O ser amadurecido tem a habilidade perceptiva de diagnosticar os processos pelos quais a evolução age em nós; portanto, não controla, mas sim coopera com o amor e com a liberdade das leis naturais.

Muitos de nós convivemos com criaturas que tentam cuidar do nosso desenvolvimento espiritual, impondo controle excessivo e disciplina perfeccionista, não respeitando, porém, os limites de nossa compreensão e percepção da vida.

São “censuradores morais”, incapazes de compreender as dificuldades alheias, pois não entendem que cada alma apenas pode amadurecer de acordo com seu potencial interno.

Julgando a vida alheia

Não julguemos, com nossos conceitos apressados, as pessoas e os acontecimentos à nossa volta; antes, aguardemos com calma e façamos uma análise mais profunda de cada situação. Assim agindo, poderemos avaliar melhor todo o contexto vivencial.

Nosso orgulho quer transformar-nos em super-homens, fazendo-nos sentir heroicamente estressados, induzindo-nos a ser cuidadores e juízes dos métodos de evolução da vida excelsa e, com arrogância, nomear os outros como desprezíveis, ociosos, improdutivos e inúteis. Poderemos “agir no processo” de formação e progresso das criaturas, nunca “forçar o processo” ou criticar seu andamento.

Comportamentos como a crítica moralista, o desejo de reformar os outros e o controle do que se deve ou não fazer, revelam os traços de caráter dos indivíduos orgulhosos e ainda distanciados da autêntica cooperação no processo de evolução, que não os deixam perceber o que ocorre na intimidade das criaturas.

Nada é inútil no universo. A divindade age sem cessar em solicitude e consideração a cada uma de suas criaturas e criações.

O progresso da humanidade é inevitável. Todos nós estamos progredindo e crescendo, ainda que, algumas vezes, não nos apercebamos disso. (Hammed)

Abraços e muita paz!

A compulsão de controlar a vida alheia A compulsão de controlar a vida alheia Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 25, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Tomar conta da vida alheia,ocorre principalmente em comunidades menores... Seja onde for é mesmo fruto do egoísmo e do orgulho...Onde está a Fraternidade?? Vamos mudar para melhor a natureza de nosso Espírito...Amor e Caridade, nos ensinou o Mestre!! Cultive DEUS na sua caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Eloiza!!!
      Pois é, tomar conta da vida da gente já é uma tarefa árdua, que cada um cuide da sua... Sim, esta compulsão é fruto do egoísmo e do orgulho, estes vícios precisam de policiamento constante.
      Que Deus esteja sempre conosco!!!
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário e apoio de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!

      Excluir