Novidade e o benefício do tomate preto

Conheça o tomate preto e benefícios
Hoje vamos conhecer a novidade e o benefício da nova fruta tomate preto, trata-se do tomate de variedade escura, também chamado de preto ou negro. A novidade não é apenas na coloração, os novos tomates pretos seriam mais saudáveis e trazem poderosos benefícios para o nosso organismo.

São os ótimos benefícios produzidos pelos frutos de casca preta, aliados aos vermelhos, pois são pretos por fora e bem vermelhinhos por dentro, eles são riquíssimos em antioxidantes.

A intenção desta criação foi aumentar as características nutricionais das variedades comuns de tomate por meio das capacidades antioxidantes típicas da fruta com casca preta. O tomate preto tem a extraordinária capacidade de ajudar a saúde das pessoas que os consomem.

O interesse pelo tomate preto surgiu depois que estudos conduzidos por cientistas norte-americanos revelaram os poderosos benefícios que a antocianina pode oferecer para a saúde. Além disso, para produzir os tomates pretos, apenas técnicas de seleção são empregadas e não é necessário utilizar qualquer método que modifique as plantas geneticamente.

Tomate preto e poderosos benefícios

Benefícios do tomate preto ou negro

Além dos benefícios do tomate vermelho normal (veja aqui: Poderosos e ricos benefícios do tomate), os negros ou pretos contém antocianina, um antioxidante para ajudar a combater diabetes e a obesidade. Também é mais potente no combate ao câncer, principalmente o de próstata.

Os tomates pretos não são tão doces como os tomates normais e têm um sabor um pouco mais salgado que o comum, e ele é bom assado ou consumido puro em saladas. Já existem alguns tomates de cor escura, mas o índigo rose é o único tomate preto real e é o mais escuro que já foi criado.

Tomate preto índigo rose

O tomate negro índigo rose

O tomate “índigo rose” foi cultivado por meio de cruzamento de plantas de tomate vermelho e roxo, e está sendo anunciado como um novo superalimento. Os cientistas nos Estados Unidos criaram tomates roxos contendo antocianina, um antioxidante para ajudar a combater diabetes e a obesidade.

Os novos frutos foram desenvolvidos primeiramente pela Universidade Estadual do Oregon, nos EUA, e começaram a ser produzidos na Inglaterra. O responsável pelo cultivo — Ray Brown, de Devon — recebeu um pacote misterioso contendo sementes identificadas apenas como “tomates pretos”, e a surpresa foi enorme quando as plantinhas começaram a crescer.

Conforme explicou, a coloração da pele do fruto se deve justamente pela ação do antioxidante que, por sua vez, pode ser encontrado naturalmente em vários vegetais e frutas. Durante o processo de amadurecimento, os tomates vão passando de um tom roxo azulado até se tornarem completamente pretos, e atualmente Brown possui três plantas, cada uma delas produzindo, em média, 20 tomates com as peles pretas e o interior bem vermelhinho.

De acordo com o Daily Mail, o tomate preto é uma nova variedade — chamada índigo rose — que tem o potencial de combater condições como o diabetes, a obesidade e até o câncer. Segundo a publicação, o fruto é rico em antocianina, um poderoso antioxidante que também é o responsável pela pigmentação da pele do tomate. (Fonte: Universidade Estadual do Oregon)

O ‘índigo rose’ é uma basicamente uma nova variedade de tomate. O fruto é preto, num tom vermelho-púrpura por fora e muito suculento por dentro. O preto em alimentos não costuma ser algo muito atraente, mas tomates pretos além de serem muito saborosos, são também altamente ricos em antioxidantes.

Tomate preto Black Galaxy

O tomate Black Galaxy

Os pesquisadores israelenses também criaram um tomate que tem a casca negra e o interior vermelho. O fruto é o resultado de uma mistura de variações do fruto e foi batizado de “Black Galaxy”.

Além da curiosa coloração, foi observado que o pigmento que deixa a casca do tomate escura é foto sensitivo. Em outras palavras: quanto mais tempo passa no sol, mais escuro fica o Black Galaxy.

E segundo a empresa fabricante, a Technological Seeds, a novidade não é só a coloração do tomate. O fruto também teria uma quantidade maior de antioxidantes e vitamina C – grandes aliados de nosso sistema imunológico.

Acredita-se que os tomates serão comercializados daqui a um ano, depois de serem apresentados oficialmente na Exibição Agrícola de Arava. (Fonte: Galileu e Daily Mail)

Outras espécies de tomate preto

Outros cultivares de tomate de cor escura

Muitos outros cultivares de tomate têm nomes indicativos de sua cor escura, como preto Krim e Cherokee roxo. Estas cores provenientes de um processo totalmente diferente, pelo que a clorofila não é degradada eficientemente, resultando na acumulação de pigmento feófita no fruto. Este pigmento combinado com outros carotenoides presentes na fruta, incluindo betacaroteno e licopeno, que produzem uma cor marrom ou preta.

Abraços e muita paz!

Novidade e o benefício do tomate preto Novidade e o benefício do tomate preto Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 26, 2015 Rating: 5
7 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Muito interessante, não conhecia. Muita Harmonia para VC!!
    Descurtir · Responder · 1 · 31 min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Também não conhecia, achei por acaso na internet e resolvi postar a novidade... acho que logo teremos por aqui, já existe semente à venda.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  2. Muito interessante!!! Aprendi muito sobre a fruta. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Aline Santos!!!
      Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Muito interessante!!! Aprendi muito sobre a fruta. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida Aline Santos!!!
      Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  4. Nunca vi uma riqueza como esse tomate preto

    ResponderExcluir