Uso da sabedoria e a alegria verdadeira

A sabedoria e a alegria de viver
O uso da sabedoria é extremamente necessário para se alcançar a verdadeira alegria de viver, sem conhecimento e sabedoria nada se consegue nesta vida. Vou ensinar-lhe agora o modo de entender que não é ainda um sábio. O sábio autêntico vive em plena alegria, contente, tranquilo, imperturbável; vive em paz e harmonia.

Analise-se então a si próprio: se você nunca se sente triste, se nenhuma esperança te aflige o ânimo na expectativa do futuro, se dia e noite a tua alma se mantém igual a si mesma, isto é, plena de elevação e contente de si própria, então você conseguiu atingir o máximo bem possível ao homem!

Mas se, em toda a parte e sob todas as formas, você não busca senão o prazer, fique sabendo que tão longe estás da sabedoria como da alegria verdadeira. Você pretende obter a alegria, mas falhará o alvo se pensa vir a alcançá-la por meio das riquezas ou das honras, pois isso será o mesmo que tentar encontrar a alegria no meio da angústia; riquezas e honras, que você busca como se fossem fontes de satisfação e prazer, são apenas motivos para futuras dores. (Sêneca)

A essência da sabedoria de vida

O pássaro e o homem têm essências diferentes.
O homem vive à sombra de leis e tradições por ele inventadas; o pássaro vive segundo a lei universal que faz girar os mundos.

Acreditar é uma coisa; viver conforme o que se acredita é outra.
Muitos falam como o mar, mas vivem como os pântanos. Muitos levantam a cabeça acima dos montes; mas sua alma jaz nas trevas das cavernas.

A civilização é uma arvore idosa e carcomida, cujas flores são a cobiça e o engano e cujas frutas são a infelicidade e o desassossego.

Ciência da felicidade

Deus criou os corpos para serem os templos das almas. Devemos cuidar desses templos para que sejam dignos da divindade que neles mora.

Procurei a solidão para fugir dos homens, de suas leis, de suas tradições e de seu barulho.
Os endinheirados pensam que o sol e a lua e as estrelas se levantam dos seus cofres e se deitam nos seus bolsos.

Os políticos enchem os olhos dos povos com poeira dourada e seus ouvidos com falsas promessas.

Os sacerdotes aconselham os outros, mas não aconselham a si mesmos, e exigem dos outros o que não exigem de si mesmos.

Vã é a civilização. E tudo o que está nela é vão.
As descobertas e invenções nada são senão brinquedos com a mente se diverte no seu tédio.

Cortar as distâncias, nivelar as montanhas, vencer os mares, tudo isso não passa de aparências enganadoras, que não alimentam o coração e nem elevam a alma.

Quanto a esses quebra-cabeças, chamados ciências e artes, nada são senão cadeias douradas com os quais o homem se acorrenta, deslumbrados com seu brilho e tilintar. São os fios da tela que o homem tece desde o inicio do tempo sem saber que, quando terminar sua obra, terá construído a prisão dentro da qual ficará preso.

Uma coisa só merece nosso amor e nossa dedicação, uma coisa só... É o despertar de algo no fundo dos fundos da alma. Quem o sente não o pode expressar em palavras. E quem não o sente, não poderá nunca conhecê-lo através de palavras.

Faço votos para que aprendas a amar as tempestades em vez de fugir delas
(Khalil Gibran)

Sabedoria e prudência

A Vida é uma oportunidade

A vida é uma oportunidade, agarre-a
A vida é uma beleza, admire-a
A vida é uma aventura, saboreia-a
A vida é um sonho, faça dele realidade
A vida é um desafio, enfrente-o
A vida é um dever, cumpra-o
A vida é um jogo, jogue-o
A vida é preciosa, cuide bem dela
A vida é uma riqueza, conserve-a
A vida é amor, goze-o
A vida é um mistério, penetre-o
A vida é uma promessa, cumpra-a
A vida é uma tristeza, supere-a
A vida é um hino, cante-o
A vida é um combate, aceite-o
A vida é uma tragédia, enfrente-a
A vida é uma aventura, ouse-a
A vida é felicidade, mereça-a
A vida é a vida, defenda-a.
(Madre Teresa de Calcutá)

Deus é o sentido da vida

Faça sua parte e não se preocupe com os outros. Acredite que Deus também fala com eles, e que eles estão tão empenhados quanto você em descobrir o sentido da vida. (Paulo Coelho)

Abraços e muita paz!

Uso da sabedoria e a alegria verdadeira Uso da sabedoria e a alegria verdadeira Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on junho 18, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: