Como vencer os momentos difíceis da vida

Vencendo momentos difíceis da vida
Como vencer os momentos difíceis da vida? Eles existem e são reais. Dias difíceis acometem a vida de todos nós, acabam com o sossego da alma, sobrecarregam a mente e ferem por dentro. A vida é o nosso maior desafio porque nunca podemos fugir dela. Ela é a casa onde sempre vamos morar, o caminho onde construímos a história que nos distingue de todos os outros. Só que cada dia em que vivemos, as dificuldades se multiplicam e muitas vezes ficamos paralisados, sem saber como agir. Carlos Drummond define as dificuldades como sendo o aço estrutural que entra na construção do caráter.

Momentos bons e maus

A vida, muitas vezes, parece difícil, cansativa e cheia de obstáculos. Por vezes continuar a caminhar se torna uma árdua tarefa. Mas você deve pensar que aquilo que vale realmente a pena dá trabalho.

Se na vida não houvessem esses momentos maus, como saberíamos reconhecer os bons? Certamente que sem as dificuldades não sentiríamos a satisfação da superação, do triunfo. Sem tempestade não haveria bonança!

É preciso determinação para vencermos essas adversidades que tornam a vida cada vez mais difícil. É necessário ter muita força e jamais desistir.

Momentos sambrios

Felicidade e sofrimento

Podemos dividir todo tipo de felicidade e sofrimento em duas categorias principais: mental e física. Das duas, é a mente que exerce a maior influência em muitos de nós. A menos que estejamos gravemente doentes, ou privados de nossas necessidades básicas, a condição física representa um papel secundário na vida. Se o corpo está satisfeito, praticamente o ignoramos.

A mente, entretanto, registra cada evento, por mais pequeno que seja. Por isso, deveríamos devotar nossos mais sérios esforços à produção da paz mental.

O cultivo de sentimentos amorosos, calorosos e próximos para com os outros automaticamente descansa a mente. Isto ajuda a remover quaisquer temores ou inseguranças que possamos ter e, nos dá força para enfrentarmos quaisquer obstáculos que encontramos. É a principal fonte de sucesso na vida.

Enquanto vivemos neste mundo estamos destinados a encontrar problemas. Se, nessas ocasiões, perdemos a esperança e nos desencorajamos, diminuímos nossa habilidade de encarar as dificuldades.

Se, por outro lado, nos lembramos que não se trata apenas de nós, mas, que todos têm de passar por sofrimento, esta perspectiva mais realista aumentará nossa capacidade e determinação para sobrepujarmos os problemas. Na verdade, com essa atitude, cada novo obstáculo pode ser encarado como sendo mais uma valiosa oportunidade de aprimorar nossa mente!
(Dalai Lama)

Abrace as dificuldades

Sofrimento faz parte da vidaQuem nunca passou por um momento difícil? Achar que a felicidade é plena ou que pode existir alegria em cem por cento da vida, é tentar viver uma mentira. Por mais feliz que uma pessoa seja, alguma dificuldade sempre aparecerá, o que muda na verdade é apenas a forma de olhar para tentar solucionar o problema.

Tentar enxergar os momentos mais difíceis como algo passageiro pode ajudar bastante, pois achar alguma solução para algo impossível, certamente é bem mais difícil. O velho conselho de parar e pensar, nessas horas pode ser muito apropriado, se questionar sobre as diversas possibilidades para ultrapassar as dificuldades é um bom começo para mais na frente conseguir superá-los.

É preciso viver o momento, conhecer os motivos que o levaram até ele, entender profundamente o que pode ser feito. Fingir que nada está acontecendo não fará o problema desaparecer, muito menos se for transformado em um grande tormento.

Nessas ocasiões, ter calma e paciência são os melhores sentimentos, unidos à coragem e confiança que tudo passará, com certeza são os melhores conselhos.

Então não desanime, lute, tenha esperança e quando superar mais uma dificuldade, desfrute da vitória. (Desconheço a autoria)

Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.
(Clarice Lispector)

Foi difícil, mas venci...

Abraços e muita paz!

Como vencer os momentos difíceis da vida Como vencer os momentos difíceis da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 23, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: