A infalível experiência no jogo da vida

A esperiência no jogo da vida
A infalível experiência faz parte integral do jogo da vida. É com ela que vamos aprendendo como superar os problemas e as fases da vida. A experiência é uma escola onde são caras as lições, algumas são duras e deixam algumas cicatrizes profundas, mas nunca falham. Como relata sabiamente o filósofo Chinês Confúcio, a experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.

A escola experiência

Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta.
Segundo Dalai Lama: o período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.
A experiência é como dirigir um carro no escuro com os faróis para trás. Sabemos tudo que se passou e nada do que virá.
É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender. (Émile Durkheim)

Experiência de vida

Experiência de vida

A experiência é uma coisa muito interessante. É nos servindo dela que aprendemos grande parte daquilo que sabemos; por ela orientamos, muitas vezes, os nossos passos; com ela evitamos a repetição de dissabores e procuramos aquilo que já sabemos ser bom.

A experiência poderia servir para que a nossa vida fosse muito mais previsível e controlável, mais cômoda e segura, livre de problemas. Uma chatice, enfim... Felizmente, a natureza possui aspetos desconcertantes que têm o condão de permitir que, apesar de existir a experiência, a nossa vida seja em cada um dos seus momentos uma aventura louca e sem destino previsível.

Um deles é que a experiência que adquirimos numa fase da nossa vida não nos serve de nada quando chegamos à fase seguinte. Apesar da experiência que vamos adquirindo, chegamos, a cada uma das nossas épocas, inexperientes e inseguros como da primeira vez.

A vida, na sua magnífica diversidade, vai nos oferecendo constantemente novas situações, para as quais nunca estamos verdadeiramente preparados. Algumas são duras: um fracasso grande, uma doença que veio para ficar, a morte de alguém que nos faz falta...

Estas limitações da experiência nos forçam a crescer continuamente; nos mantêm tensos, esforçados. Permitem que tenhamos constantemente objetivos diferentes. Dão colorido à nossa vida. É assim que nos podemos manter de algum modo jovens em qualquer idade.

Experiência e conhecimentoQuem programou este jogo da vida o fez de forma a que ele tivesse sempre interesse.
Subimos de nível, saltamos do material para o espiritual, varia o grau de dificuldade, mudam os adversários e o ambiente - como nos jogos eletrônicos... Não somos poupados a sofrimentos, mas nos é dada a possibilidade de reagir e continuar a avançar.

Se temos saudade do que ficou atrás, também nos é permitido sonhar com o que está adiante. Se conservamos o sabor de derrotas que tivemos, também planeamos a vitória que se segue.

No jogo da vida, as derrotas deixam marcas, as feridas fazem mesmo doer, muitas vezes não recuperamos aquilo que perdemos. Estamos ancorados à realidade e, por isso, para nos divertirmos, para nos sentirmos como aventureiros no meio de tudo isto, temos necessidade de coragem. E de não calarmos aquilo que dentro de nós nos chama a um sonho, clama por aventura, pede para fazermos com a vida qualquer coisa que seja grande.

Poderíamos dar ouvidos ao medíocre que quer se instalar em nós. E evitar, por medo e preguiça, as dificuldades, as complicações, o sonho. Mas "evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo.
A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada. (Helen Keller)

O jogo chamado experiência

Ninguém aprende a viver pela experiência alheia; a vida seria ainda mais triste se, ao começarmos a viver, já soubéssemos que viveríamos apenas para renovar a dor dos que viveram antes. (Jacinto Benavente y Martinez)
A experiência é o nome que damos aos nossos erros. (Oscar Wilde)
Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que você realmente para e encara o medo de frente. (Eleanor Roosevelt)

Jogo da esperiência
É na experiência da vida que o homem evolui.
(Spencer Lewis)

Abraços e muita paz!

A infalível experiência no jogo da vida A infalível experiência no jogo da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 05, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: