Palavras ao vento e revide nada somam

Palavras de ofensas e revide
As palavras ao vento e os revides às ofensas nada acrescentam de bom em sua vida ou em sua honra. A maior e melhor batalha é sempre aquela que não acontece. Nunca compre uma ofensa, nem receba este presente, pois o revide pode lhe tornar igual ou pior que o ofensor. Nunca revide as ofensas infundadas, elas não lhe trarão nada de bom, não lhe fará nenhum bem. Lembre-se sempre que a honra não está em vencer o ofensor com o revide, mas em ensinar-lhe a disciplina e o respeito através da superioridade moral. 

A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme aumenta o inverno, tal frio não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afetar a tua mente. (Leonardo da Vinci)

Palavras de ofensas infundadas

Quando alguém lhe ofender, deixe ofender, não revide. Deixe se cansar... Não desperte a sua ira, seja cordial e não demonstre remorso ou maus sentimentos. Seja firme em suas palavras e suave em seus atos não perca seu tempo com coisas deste tipo. Estas pessoas são apenas mais "um" que se incomodam com as suas vitórias e não conseguem entender o quão pequenos somos em comparação ao que podemos ser. (Vitor Rafael)

A violência destrói

O Ensinamento do Mestre Samurai

Há muito tempo no Japão antigo existia um Velho Samurai que morava em um pequeno vilarejo, seu nome era Hatori Hanzo. Foi um grande general do imperador lutou inúmeras batalhas e guerras. Mas agora, estava velho e decidiu se ausentar já que não havia mais guerras e seu país estava em paz, neste vilarejo ele ensinava a arte de combate aos jovens e era respeitado e admirado por todos.

Certo dia chega um samurai mais jovem neste vilarejo procurando por Hanzo, sabendo que ele era um lendário samurai lança o desafio:

- Então você é o lendário Hatori Hanzo, não passa de um velho, mas vim aqui desafiá-lo.

O velho samurai aceitou o desafio e ao amanhecer do dia seguinte foi ao centro do vilarejo onde estava seu desafiante, que arrogantemente blasfemou, xingou, cuspiu e ofendeu Hanzo.

O velho apenas ficou ajoelhado sem se mover ou dizer algo e sem se desviar das pedras que o seu desafiante atirava em sua direção. Logo entardeceu e todos estavam espantados, pois "o lendário Hatori Hanzo estava com medo?!"

Revide não lava a honraDepois de horas o jovem e arrogante samurai deu as costas frustrado e foi embora se vangloriando de uma vitoria que não existia.

Um dos jovens alunos de Hanzo se aproximou e perguntou:
- Mestre, o senhor poderia tê-lo vencido com apenas um golpe e ter calado aquele verme, por que ficou calado imóvel sem revidar?

Com um olhar paciente e um sorriso Hatori Hanzo respondeu ao seu aluno:
- Se alguém lhe oferecer um presente e você não aceitar, a quem o presente pertence?

O aluno responde:
- Ele pertencerá a ninguém mais do quem me ofereceu.

- Exato - responde Hanzo.
- O mesmo acontece com alguém que te insulta, blasfema, xinga... Se você não aceitar isto tudo retorna a quem lhe ofereceu.

Moral da história: A honra não está em vencer seu oponente com apenas um golpe, mas sim em ensinar-lhe a disciplina e o respeito através de superioridade moral. A maior batalha é aquela que não acontece.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta.

O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar bem. (Blaise Pascal)

Nunca discuta, não convencerá ninguém

Nunca discuta, não convencerá ninguém. As opiniões são como pregos; quanto mais de martelam, mais se enterram. (Alexandre Dumas)

A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano. (João Paulo II)

Abraços e muita paz!

Palavras ao vento e revide nada somam Palavras ao vento e revide nada somam Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on março 02, 2015 Rating: 5
4 comentários:
  1. Décio Adams · Seguindo · Quem mais comentou · FAFI
    Eu há muito tempo tenho comigo a convicção sobre dois indivíduos que trocam ofensas, xingamentos e mesmo socos ou bofetões. Quem os vê não sabe qual é o mais ignorante, estúpido, grosseiro.
    Já se apenas um esá se exaltando e o outro apenas recebe tudo de modo altivo e sereno, fica evidente quem é quem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Décio Adams!!!
      Bela convicção, caro amigo, é isso mesmo, disse tudo.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Feliz Páscoa!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    A violência não leva a nada de bom,é atitude de pessoa em desequilíbrio. Façamos por trabalhar nossa Paz, Amor Fraternal sempre. Ótimo texto. Vamos agir de forma que nos acrescente Amizade,Paz, Amor, Alegria...A paciência é amarga, mas seu fruto é doce!! Momentos felizes para VC sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Verdade, querida amiga, a violência é um grande mal, não leva a nada, só atrapalha a vida e o crescimento. É sempre muito melhor agir de forma consciente e pacífica.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir