Maionese passa de vilã à amiga da dieta

Maionese é aliada da saúde
A maionese passa de inimiga e vilã à amiga da dieta alimentar e aliada para a nossa saúde.  A maionese, por muito tempo, foi considerada prejudicial para a saúde, inimiga das dietas alimentares e a grande vilã do colesterol. Muito calórica e rica em gorduras, a maionese estava no topo da lista dos alimentos maléficos ao colesterol.

Mas isso mudou muito, tanto para as industrializadas, como para as caseiras, podemos utilizar ingredientes que as tornam mais saudáveis e bem light, algumas receitas possuem menos de 20 calorias por colher. Com menos calorias ela deixa de ser a vilã e passa a contribuir para a boa alimentação, pois A possui boas gorduras monoinsaturadas e polinsaturada, além de ácidos graxos, ômega-6 e ômega-3.

Maionese é um molho à base de óleo e ovo, com a forma de uma emulsão, preparado a frio e condimentado com vários temperos. A maionese é largamente utilizada na confecção de sanduíches e de saladas em todos os continentes do mundo.
Existem várias receitas de maionese, mas os ingredientes básicos da maionese são ovo, óleo alimentar, limão ou vinagre e sal. Alguns temperos que são frequentemente utilizados são a mostarda, alho e pimenta do reino. É rica em vitamina E.

Maionese a amiga da dieta

Por ser um alimento com ingredientes de origem animal (ovos), a maionese é suscetível à presença de Salmonelas, uma espécie de bactéria que provoca gastroenterite, septicemia e febre entérica. Para evitar o aparecimento de tais bactérias, aconselha-se que a maionese seja hermeticamente fechada e que, após aberto o pote pela primeira vez, ele seja armazenado num ambiente refrigerado por não mais que 30 dias. (Wikipédia)

As marcas comerciais geralmente oferecem uma alternativa light com menos calorias, mas também podemos preparar em casa, temos na internet várias receitas light, algumas bem interessantes. 

Benefícios da maionese para a saúde

A maionese é feita a partir de óleos vegetais, portanto, auxilia na absorção de vitaminas como A, D, E e K e contém naturalmente gordura polinsaturada, os ácidos graxos ômega 3 e 6, considerados essenciais porque não são produzidos pelo corpo, apenas obtidos pela alimentação. Mas é preciso consumir com certa moderação.
Veja algumas receitas de maionese light: 

Maionese magra, saudável e light 

Maionese light saudávelUma colher de sopa desta maionese tem aproximadamente 20 gramas de maionese e com apenas 18 calorias. O tempo de preparo é 15 minutos e o rendimento de 16 colheres de sopa.

Ingredientes
-2 ovos cozidos em ponto mais mole
-2 colheres (chá) de mostarda
-4 fatias grossas de ricota fresca
-50 a 100 ml de leite desnatado (para conseguir bater no liquidificador)
-2 colheres de chá de limão
-sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Coloque os ovos para cozinhar e ao levantar fervura marque quatro minutos.
Desligue o fogo e deixe esfriar (se tiver pressa coloque na geladeira).
Coloque no liquidificador com os outros ingredientes.
Bata até obter um creme homogêneo.
Leve à geladeira por duas horas.

Sirva com salada de folhas verdes. Torrada light ou integral ou use como base para preparar uma salada de maionese com batatas.
Atenção: Esta receita não contém conservante então consuma em, no máximo, três dias e guarde em pote fechado dentro da geladeira. (Fonte: O Que Comer Hoje?)

Receita de maionese bem light 

Receita de maionese com salsinhaIngredientes
Azeite extra virgem
½ maço de salsinha
1 xícara de leite desnatado
1 pitada de orégano
Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque o leite desnatado, a salsinha, o orégano e o sal e bata todos juntos no liquidificador. Depois que estiverem bem batidos, adicione o azeite em fio até que fique consistente. Mantenha a maionese na geladeira e consuma em até cinco dias.
(Dica de Bolsa de Mulher)

Receita de maionese light com queijo

Ingredientes
400 g de ricota ou queijo cottage
1 xícara de leite desnatado
2 claras cozidas
Receita de maionese com queijoSal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de limão

Modo de preparo
No liquidificador, coloque e bata todos os ingredientes e temperos. Bata até alcançar a consistência de maionese.

Maionese de leite com cenoura 

Ingredientes
1 cenoura pequena descascada e picada em pedaços pequenos
4 colheres (sopa) de leite desnatado gelado
½ xícara (chá) de óleo de milho ou azeite de oliva
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 pitadas de sal
Para decorar: cenoura ralada

Modo de preparo 
Coloque a cenoura no copo do liquidificador com o leite e bata por 1 minuto. Sem parar de bater, junte o óleo, gota a gota (ou o mais devagar possível), por 10 minutos ou até ficar cremoso como uma maionese. Tempere com a salsinha e o sal.
Decore com cenoura ralada. (Maria Luíza Ctenas, nutricionista)

Maionese Light de Tofu 

Com metade das calorias da maionese comum, sem usar ovo nem óleo, essa é uma excelente opção para dietas de emagrecimento.
Pode ser usada em saladas, lanches, canapés e onde sua criatividade levar.

Maionese com ervasIngredientes
250 gramas de tofu
Suco de 1 limão
1 colher de sobremesa de molho de mostarda
1 colher de sobremesa de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até conseguir um creme sedoso e homogêneo.
Leve à geladeira e deixe gelar antes de servir.
Dica: Para dar um sabor diferente, bata junto algumas folhas de ervas como alecrim, manjericão ou orégano.

Estudos sobre a maionese

Segundo o estudo, as gorduras presentes nos óleos vegetais da maionese são importantes para o transporte e absorção de nutrientes. Iniciar uma refeição com saladas temperadas com maionese em pequena quantidade resulta em menor ingestão calórica, por conta da alta saciedade do alimento.
A maionese tem gorduras insaturadas, que são benéficas para o organismo.  As gorduras ômegas 3 e ômega 6, por exemplo, não são produzidas pelo organismo e devem ser ingeridas pela alimentação. Na maionese há pouca quantidade de gorduras saturadas e ausência de trans, essa sim, prejudiciais ao organismo. Mas não exagere, porque a maionese tem muitas calorias.

Abraços e muita paz!

Maionese passa de vilã à amiga da dieta Maionese passa de vilã à amiga da dieta Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on março 03, 2015 Rating: 5
4 comentários:
  1. Minha nossa já salvei as receitas, para mim que mudei meus hábitos alimentares e estou praticando aeróbica 3 vezes por semana vai ser uma maravilha estas dicas da maionese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu caro amigo Alfeu! Além de saborosa, fazer bem para a saúde, ainda tem poucas calorias, uma maravilha, vamos aproveitar. Obrigado pela participação e carinho! Valeu, caro amigo, grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Ótimas receitas, adorei saber que faz bem para saúde, uso muito!! Bons lanches para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Pois é, vamos aproveitar esta maravilha! Obrigado, bons lanches para você também!!! Valeu, fico muito feliz com sua participação e carinho!!! Abraços e muita paz!!!

      Excluir