Refletindo sobre sabedoria e idiotice

Sabedoria e idiotice
Refletindo sobre a sabedoria e a idiotice. Quem é o verdadeiro idiota da aldeia? Muitas vezes não é quem parece ser, e o mesmo vale para o sábio. A sabedoria começa na reflexão e na humildade. Segundo o grande filósofo Sócrates, o verdadeiro sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Sócrates sempre dizia que não sabia de nada "só sei que nada sei" e justamente por causa disso, ele era sábio. Diferente de muitos que pensam que sabem tudo, mais não sabem de nada, este é o verdadeiro idiota. Também dizia que o próprio sábio cora das suas palavras, quando elas surpreendem as suas ações. O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.

Quem parece idiota, nem sempre é.

Esta pequena fábula nos mostra que o idiota nem sempre é quem parece ser.
Verdadeiro sábio

Fábula do Idiota e a Moeda

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.
Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: Uma grande de 400 Réis e outra menor de 2.000 Réis.
Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
- Eu sei, respondeu o tolo. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.
Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
Mas a conclusão mais interessante é:
A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.

Sabedoria se aprende com a vida 

Vontade de aprenderO saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes. (Cora Coralina)

Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber. (Confúcio)

Sabedoria e a vontade de aprender

Procuremos ser sábios e virtuosos. A sabedoria e a vontade são os dois únicos verdadeiros bens da vida, já que ambos são eternos, como eterno é Deus de quem procedem. (Sócrates)

Abraços e muita paz!

Refletindo sobre sabedoria e idiotice Refletindo sobre sabedoria e idiotice Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 09, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: