Cegos pela idiotice ou estupidez humana

Cegos pela estupidez humana
Um grande defeito da humanidade é o excesso de estupidez ou idiotice, muitos acabam ficando cegos e até perdidos com este grande defeito humano. Ninguém de nós está livre de dizer tolices; o imperdoável é dizê-las solenemente, mas é o que vemos diariamente na mídia e no cotidiano da vida. Einstein disse uma vez que duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Sobre o universo eu não tenho muita certeza, já a estupidez humana… Essa eu conheço muito bem. Já Molière diz que um parvo sábio é mais parvo do que um parvo ignorante.

Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões. (Bertrand Russell)

A idiotice ou estupidez humana

A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, nem sempre pela falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade por uma pessoa que se julga inteligente.

Paradoxos dolorosos do nosso tempo

Segundo o historiador Matthijs Van Boxsel, a estupidez é o fundamento de nossa civilização e que a estupidez não pode ser vista como o contrário à inteligência, mas como uma espécie de ausência defeituosa de inteligência, a escuridão que faz a luz da inteligência verdadeira visível. Contrastado com ignorância, que é a falta de conhecimento, não a falta de inteligência.

Na psicologia, isto é conhecido como individualização nas multidões, e pode levar a comportamentos não indicados fora da situação social específica. Os comportamentos ocorrem porque os indivíduos se conformarão às normas sociais percebidas “que lhe caibam” ou projetam uma impressão de si como o “normal”. (Wikipédia)

O universo e a estupidez humana

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. (Albert Einstein)
Esta frase choca qualquer um que se depare com ela pela primeira vez, como a mim me chocou. Chocou-me pela grande verdade em que se torna quando deparado sobre o mundo que me rodeia e a pequenez em que nos tornamos na imensidão infinita da estupidez. Poderão achar que, tal como Einstein, estarei a exagerar e a traçar um cenário catastrofista e incomodo. Mas, na realidade não estou a pensar de forma catastrofista, apenas a constatar um fato, que o próprio autor o constatou com mais certeza que a dimensão infinita do Universo.
Duas coisas são infinitasNão existem Homens livres dessa estupidez, da mesma forma que não serei eu quem julgará a dimensão da mesma. No fundo, muito ou pouco todos contribuímos para ela. Isso percebe-se nas reações, atitudes, pensamentos e atos que no quotidiano complicam e tornam o mundo num caos e que mais não é que um mundo de luta pela sobrevivência, em busca de um espaço e de um tempo em beneficio próprio, que mais não é a causa das tristezas que provocamos e criamos.
A ideia de ser grande à luz da natureza e das restantes cadeias do mundo animal é por si só uma atitude de estupidez pura, mas sobre a qual não existe lucidez para pensar.
Os males do mundo, como a guerra, a pobreza, a fome, entre outros, é nada mais nada menos que o fruto da estupidez da ação humana sobre os outros. Por essa razão, é que é tão difícil de calcular algo que atingiu a infinidade tão ou mais rapidamente que o Universo. (Autor: M. Brunner)

Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver. (Vladimir Lénine)

As guerras revelam tamanha estupidez humana, que somente encontram lógica, nas palavras históricas dos vencedores que a escrevem, porque os motivos são sempre fragilmente fúteis e as conseqüências severamente funestas à vida. (Eddie)

A estupidez nunca é positiva.

Você pode ser uma pessoa verdadeira, sincera e até ser dura sem precisar ser estúpida. Quando algo te irritar, conte ao menos até três; se precisar, conte outra vez. Deixe passar algumas horas ou até alguns dias. Escreva, reflita, faça uma autocrítica. Você vai acabar percebendo que você é capaz de compreender e perdoar muitas coisas, e vai acabar vendo que aquela pessoa talvez não estivesse tão errada assim.
Converse, busque um diálogo sério, mas cordial. Você estará contribuindo para teu crescimento, pois estará exercitando o perdão e a compreensão, e sem dúvida estará contribuindo para o crescimento daquela pessoa também.
Agindo assim, você estará construindo relacionamentos, senão mais profundos, ao menos mais respeitosos e verdadeiros. (Augusto Branco)

A estupidez não tem limites

O que é certo e que a idiotice ou estupidez humana não tem limites, isso podemos constatar diariamente, o que acaba por empobrecer toda a sociedade.

Abraços e muita paz!!!

Cegos pela idiotice ou estupidez humana Cegos pela idiotice ou estupidez humana Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 17, 2015 Rating: 5
6 comentários:
  1. leco_vega (entrou usando yahoo)
    Instigante à reflexão....
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Seguir publicação · 19 de fevereiro às 15:34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro amigo Dr. José Alberto!!!
      Obrigado, que bom que gostou da reflexão, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Feliz Páscoa para todos!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Andre Goulart · Quem mais comentou · Juazeiro, Ceara, Brazil
    Também acho! Quem vota no PT é tudo isso que você falou!
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 18 de fevereiro às 09:02

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro Andre Goulart!!!
      É isso, caro amigo, sem tirar nem por...
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Feliz Páscoa!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Estamos vivenciando atitudes estúpidas de homens que dizem representantes de Religiões. Nunca a morte resolve problema algum, Deus dá a Vida, somente Ele a pode tirar. Infelizmente a Humanidade sempre sofreu nas mãos de homens fanáticos, onde a estupidez predomina. Assim surgem as guerras, desentendimentos de toda ordem. Que a Lucidez , a Harmonia, o Amor estejam conosco sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Pois é, querida amiga, infelizmente o mundo está repleto de idiotice ou estupidez, vamos pedir a Deus que nos livre destes monstros que destroem a humanidade.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir