Trilhando o caminho da paz e felicidade

Caminho de paz e felicidade
Somente trilhando o caminho da paz é que vamos encontrar a verdadeira felicidade de viver. Somente com a conquista da paz interior é que encontramos força e ânimo para ultrapassarmos os obstáculos da vida. Só quem está em paz consegue o equilíbrio necessário para resolver satisfatoriamente os seus problemas. Deus nos deu a liberdade de trilharmos nossos próprios caminhos e tudo deve começar pela conquista da paz interior, esta é a sã sabedoria. Aconteça o que acontecer na sua vida, nunca perca a sua paz interior.

Aqueles que mais verdadeiramente trilham os caminhos da virtude e da sã sabedoria são os que menos se ocupam em pensar no amanhã. (John Keynes)

Felicidade e pazDesenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.
Sem paz interior, sem calma interior, é difícil encontrar uma paz duradoura.
Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade. A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito. (Dalai Lama)

Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força que você precisa para manter-se em equilíbrio mesmo durante as piores tempestades.
Nessa época de pessoas atormentadas por pesadelos, por frustrações e sonhos desfeitos, manter a paz é fundamental para não cair nas armadilhas da depressão.
A carga de informação que você recebe durante o seu dia, a pressão do trabalho, dos estudos e dos relacionamentos, acaba deixando seus nervos em pedacinhos.
Se você não estiver com o pensamento voltado para o seu bem estar, você não consegue manter o equilíbrio e ai, o seu fígado começa a sofrer as primeiras consequências, daí para as doenças do estômago como a gastrite, a úlcera e outros nomes não muito recomendáveis, é um passo.
É preciso que você coloque filtros em sua vida, e ao receber as notícias, sejam elas quais forem, analisar e rapidamente descartar o que não for realmente importante para sua caminhada.
Manter-se em paz é um exercício diário, porque muitos obstáculos estarão presentes no seu dia a dia, a começar pelo seu lar, onde sob o mesmo teto reúnem-se pessoas que não compartilham as mesmas idéias que você.
No trabalho outros problemas nos aguardam. Manter o emprego esta cada vez mais difícil, devido a enorme competição imposta pelas empresas entre os funcionários, tornando o clima às vezes "infernal e insuportável".
Para complicar tem o seu relacionamento que anda às vezes tão complicado por coisas tão bobas, que você fica pensando, será que vale a pena?
E quando você está a sós, fica imaginando que não nasceu para amar e ser amado, que os anjos te esqueceram e outras besteiras que a solidão causa.
Tudo isso e mais aqueles amigos que acreditam que você é poderoso e usam seu ombro como se fosse um grande muro das lamentações e deixam você mais carregado de energias nada boas.
“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e principalmente viver”. (Dalai Lama)

Paz é o caminho

Cuide-se enquanto é tempo. Para que sua paz continue, use estas regrinhas básicas:
Use o bom senso ao ler as notícias.
Pare de ir no embalo dos alarmistas de plantão.
Ao entrar no local de trabalho, faça uma prece em silêncio e cumprimente a todos com alegria.
Respeite-se, se não estiver com vontade de falar com ninguém, retire-se e pare de fingir que está tudo bem.
Peça ajuda. Para ajudar alguém precisamos estar muito bem. Se você não estiver bem, esqueça, você vai prejudicar a você e a quem pediu ajuda. A paz é uma conquista daqueles que se amam.
Ame-se pelo amor de você mesmo! Ninguém tem o direito de invadir a sua paz e se o estão fazendo é porque você está permitindo.
Reveja seus atos. Para manter a sua paz vale tudo: banhos relaxantes, orações, terapias, e muito amor. A paz é um exercício diário.
Sorria mais, relaxe, busque um cantinho dentro de você para ser feliz. Você é responsável pelo seu bem estar. Estando feliz, o outro seguirá o seu exemplo.
Acredite em você.
Valorize-se. Você merece muito mais do que tem hoje, e vai conquistar se mantiver seu pensamento voltado para suas conquistas, sonhos e desejos. (Desconheço o autor)

Cada vez que um enxame de preocupações pretender invadir sua mente, não se deixe perturbar. Mantenha a calma, enquanto procura a solução adequada. Destrua toda a preocupação com o poderoso antídoto da sua paz. A paz não pode ser comprada; você deve aprender a cultivá-la em seu interior, na tranquilidade de suas práticas diárias de meditação. Inclusive quando você considerar que já alcançou a mais profunda calma e o recolhimento interno, mergulhe ainda mais neles. É nas profundezas do silêncio que você receberá as respostas de Deus a todos os problemas de sua vida. (Yogananda)

Construindo a paz

Não se engane qualquer caminho que leve ao conhecimento não será fácil de trilhar...
Todos nós temos dias bons e ruins, mas o importante é nunca perder o foco e a paz.
Meça, pondere, equilibre e seja sempre firme nos teus objetivos.
(Paulo Ursaia)

Abraços e muita paz!

Trilhando o caminho da paz e felicidade Trilhando o caminho da paz e felicidade Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 16, 2015 Rating: 5
4 comentários:
  1. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu!!!
      Verdade, meu caro amigo, a felicidade não depende de complexidade, na maioria das vezes surge na simplicidade.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua participação, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Texto maravilhoso, seus ensinamentos devem estar presentes em nossa vida. Todos que aspiramos equilíbrio, precisamos trabalhar para cultivar a Paz interior. Sem esta força interior não conseguiremos sentir realização na Vida. Caminho reto para Paz interior é seguir os ensinamentos Evangélicos. Muita serenidade na sua caminhada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, precisamos trabalhar muito para conseguir alcançar a paz interior e o equilíbrio.
      Obrigado, querida amiga, tenha também muita serenidade em sua caminhada!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir