Poderosos e ricos benefícios do tomate

Ricos benefícios do tomate
O tomate tem poderosos e ricos benefícios para a nossa saúde.
O tomate é uma fruta muito nutritiva e possui várias propriedades benéficas para o funcionamento do nosso organismo. É um fruto muito utilizado em saladas, molhos, sopas, sucos, cozidos, pizzas e em muitos outros pratos da nossa culinária. Podemos dizer que a fruta é um super alimento para a vida de nosso corpo.

O tomate é o fruto originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A, do complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
Tomate para a saúde
O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de 50.000 homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23 por cento menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu, ainda, que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido e acompanhado de um pouco de azeite. (Wikipédia)

Os benefícios do tomate para a saúde:

Tomate é rico em licopenoO tomate é rico em licopeno, um carotenoide que dá a coloração vermelha e que é substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e também protege o organismo contra alguns tipos de câncer. Os tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fito-nutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer, eles também tem efeitos sobre o câncer de próstata. O fito-nutriente alfa-tomatina tem sido comprovado para alterar o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata.

O tomate é rico em vitaminas

O tomate é rico em vitaminas C, vitamina A e B9, sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Esses nutrientes melhoram o desenvolvimento de dentes, ossos e músculos e também ajudam a proteger o sistema imunológico.

Além disso, é um fruto que possui baixo teor calórico, podendo auxiliar em muito os regimes para emagrecimento. O tomate estimula a produção do aminoácido carnitina, que acelera em mais de 30% a velocidade e capacidade do organismo para queimar gordura. A carnitina é um nutriente sintetizado a partir de um aminoácido essencial, a lisina, estando presente em todas as mitocôndrias do corpo.

Molho de tomate para a saúdeO tomate tem poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.

O tomate também é muito benéfico para o controle do diabetes, crises de enxaqueca, controle do colesterol e hipertensão. Os tomates são excelentes para a glicemia, não importa como são consumidos. É um fruto rico em vitamina C, que protege o corpo contra lesões causadas pela glicose no sangue, e em licopeno, integrante da família dos carotenoides, como o betacaroteno.

O tomate ajuda a diminuir o risco de derrames cerebrais, a prevenir doenças cardiovasculares, melhora a visão, ajuda na beleza da pele e melhora a saúde do intestino. A niacina tem sido usada há anos como uma forma segura de diminuir os níveis elevados de colesterol. Dietas ricas em potássio foram mostradas para baixar a pressão arterial e reduzir o risco de doença cardíaca. O tomate fresco diminui o colesterol, colesterol LDL e triglicéridos. Também ajuda a impedir a agregação de plaquetas no sangue que é um fator de risco para arteriosclerose.

O suco de tomate é muito benéfico para a digestão.

O tomate vermelho possui mais nutrientes do que o tomate verde. Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior é a quantidade de licopeno.

Pesquisas e estudos realizados com o tomate: 
Suco de tomate para a saúdeMatéria de Patrícia G. B. de Carvalho - Doutora em Tecnologia de Alimentos.

Forma de consumo do tomate:

Cada tipo de consumo tem os seus benefícios e vantagens, então, o ideal é consumi-lo nas suas mais variadas formas: saladas, sucos, molhos, entre tantas outras.

Abraços e muita paz!

Poderosos e ricos benefícios do tomate Poderosos e ricos benefícios do tomate Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 26, 2015 Rating: 5
6 comentários:
  1. E eu que sempre achava que o tomate era mas pra colocar na pizza e fazer molho...Mas no Brasil aqui as pessoas negam até uma saladinha de tomate com alface, dizendo que o preço da verdura tá caro mas paga 14 reais no quilo da carne eheheeh. Value amigão abraços e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Marcos Pereira!!!
      Pois é amigão, eu também achava que era somente mais um fruto para saladas, cobertura de pizzas e molho do macarrão, mas na realidade o trem faz muito bem para a saúde.
      Verdade, as pessoas acham que tudo está caro, mas nunca reclamam da carne... rsrsrsrsrsrs...
      Valeu amigão, grande abraço, ótima semana e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Faço uso constante, adoro. Obrigada pelas informações. Muita saúde para Você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Eu também uso constantemente, gosto muito, mas não sabia que tinha tantos benefícios para a saúde, vamos aumentar o consumo... rsrsrs...
      Obrigado, querida amiga, uma ótima saúde para você também!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Bernadete Lopes Marino · Quem mais comentou · Ensino fundamental
    O tomate é parte de nossas vidas.
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · Ontem às 17:47

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Bernadete Lopes Marino!!!
      Sim, minha querida amiga, a gente faz uso dele em muitas receitas, faço uso constantemente e gosto muito.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e carinho, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir